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  • Os Centros de Apoio à Criação de Empresas enquanto promotores do desenvolvimento regional
    Publication . Dominguinhos, Pedro; Pereira, Raquel
    Este trabalho analisa o contributo dos CACE, incubadoras empresariais, para a promoção do desenvolvimento regional. Baseado em 6 entrevistas aos Directores destas estruturas e em 21 estudos de caso de empresas incubadas, para além da análise dos relatórios de actividades no período 2000-2004, foi possível constatar que estas incubadoras dirigidas a promover o desenvolvimento económico desempenham um papel relevante no aparecimento e sustentabilidade de novas empresas, promovendo também a temática do empreendedorismo. As novas empresas criadas reflectem, na maioria dos casos, uma capacidade de gerar serviços e produtos inovadores para as regiões em causa, promovendo o desenvolvimento regional. Estamos na presença de uma nova geração de empreendedores, 70% possui o grau de licenciatura, capazes de gerar empregos mais qualificados, quando tomamos por comparação a média nacional, ao mesmo tempo que fixam capital humano elevado em regiões carenciadas.
  • Processo de criação de empresas: um fenómeno colectivo ancorado no capital humano e social
    Publication . Dominguinhos, Pedro; Pereira, Raquel; Silveira, Rogério
    Este artigo discute a influência do capital humano e do capital social dos empreendedores no processo de criação de empresas. O trabalho foi assente em estudos de caso de 33 empresas constituídas no seio de estruturas de incubação, uma metodologia essencial para uma análise longitudinal dos processos de formatação da oportunidade e constituição da empresa. A evidência dos estudos de caso apoia a hipótese de que o empreendedorismo pode ser pensado como um fenómeno colectivo, ao mesmo tempo que reforça a importância do capital humano, através das qualificações académicas e da experiência profissional das equipas empreendedoras. Concomitantemente, os casos analisados sugerem a relevância das redes sociais no processo empreendedor, seja na obtenção de financiamento, angariação de parcerias, clientes, fornecedores ou colaboradores, ou como fonte de credibilização e legitimação do negócio.
  • Assessing entrepreneurial education in higher education in Portugal
    Publication . Dominguinhos, Pedro; SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Ramalho, Nelson; Pereira, Raquel
    The main purpose of the paper is to assess how entrepreneurship is developed in Higher Education in Portugal. To accomplish this, we did an analysis of courses related with entrepreneurship offered by Public Universities in Management Degrees. To assess every course, a search on websites of each institution and a content analysis of reports produced by External Committees of Higher Education Performance Assessment were used. Results indicate that entrepreneurship is not a key structuring objective in Higher Education. The governmental authorities overlook entrepreneurship as a goal to be pursuit by Universities.