Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- O conceito de embedded librarian : uma realidade possível no contexto académicoPublication . Amador, SofiaApresenta-se o conceito de embedded librarian ou bibliotecário integrado, neste caso apenas em contexto académico, num meio colaborativo de ensino-investigação com a comunidade médica docente. É introduzido o Bibliotecário-Professor e não já só Formador, envolvido como parte actuante na educação médica pré e pós-graduada ab initio do processo de planeamento curricular. Leccionar uma disciplina inserida nos curricula dos cursos superiores, é um nicho perfeitamente possível para os Documentalistas da Saúde. É sobejamente conhecida a evolução do papel educativo do bibliotecário, papel esse bem enraizado na sociedade há décadas e actualmente melhor alicerçado nos pilares da literacia da informação em saúde. Coloca-se a questão: por que não encetar na senda da docência universitária aos profissionais da saúde? Pretende-se advogar o crescente empowerment dos Bibliotecários se estes saírem pontualmente do seu território de conforto (biblioteca física e/ou virtual) e implementarem a figura do embedded librarian na sala de aula enquanto membro do corpo docente da Faculdade ou fazendo parte do staff das equipas de investigação. Relata-se o caso da documentalista do Instituto de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina de da Universidade de Lisboa enquanto docente da dita Faculdade e do Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Conclui-se, enfatizando a figura do embedded librarian e da sua consequente visibilidade nas instituições no caminho para uma Biblioteconomia inovadora. It is presented the concept of the embedded librarian, in this case only in the academic setting, in a collaborative teaching-research dialog along with the clinical teaching community. Introducing the librarian as a teacher and not only as a trainer involved as an acting part since the very beginning in the pre and post graduate medical education curricular planning. To teach a subject included in a college course curricula is a niche perfectly possible to health librarians. It is highly known the librarians’ educational role evolution. That role is rooted in the society for decades and presently is better grounded in the pillars of health information literacy. We may wonder then: why not to start teaching in medical faculties? There will be a growing librarians’ empowerment if they promptly get out of their territory (physical and/or virtual library) and implement the figure of the embedded librarian in the classroom as a member of the faculty teaching staff or of the research team. It is mentioned the example of the librarian of the Institute of Preventive Medicine as a teacher of Lisbon Medical Faculty and of the ISCTE - University Institute of Lisbon. As a conclusion, the figure of the embedded librarian is emphasized as well as his/her consequent visibility in the institution walks towards the path to an innovative Bibliometry.
- A Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde (APDIS): pela qualidade da informação de saúdePublication . Oliveira, Rute; Saraiva, Rosa; Pinto, Alexandra; Seguro-de-Carvalho, Paula; Amador, SofiaA Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde (APDIS) é uma associação profissional sem fins lucrativos com 28 anos de existência, organizada exclusivamente com objetivos científicos e educacionais. Destina-se a apoiar os bibliotecários e profissionais de informação envolvidos nas equipas de investigação, de educação e da saúde, em articulação com sistemas de redes nacionais e internacionais similares, contribuindo para a melhoria continuada da qualidade de vida dos cidadãos.