Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- A responsabilidade social das empresas : incursão ao conceito e suas relações com a cultura organizacionalPublication . Leandro, Alexandra; Rebelo, TeresaA responsabilidade social das empresas é um conjunto de políticas e práticas concertadas, alinhadas com os objectivos estratégicos das mesmas, que pretende dar resposta às exigências internas, do mercado e da comunidade, tendo como diapasão o interesse comum. Uma empresa socialmente responsável é, por isso, geradora de valor para todos os seus stakeholders. Pretende ser um agente de mudança, de diferenciação e inovação. Assim, sabendo que as empresas socialmente responsáveis têm de ter como princípios de actuação a ética, a qualidade e a geração de valor, este trabalho espelha a necessidade de clarificar, por um lado, o próprio conceito de responsabilidade social e, por outro, explorar a relação entre este e a cultura organizacional.
- A comunicação das organizações socialmente responsáveis : uma análise de relatórios de respondabilidadePublication . Leandro, Alexandra; Ruâo, TeresaEste estudo teve como ponto de partida a intenção de ampliar o conhecimento sobre a área específica e emergente da comunicação da responsabilidade social. A responsabilidade social é um conjunto de políticas e práticas que uma organização adota voluntariamente tendo em vista o cumprimento harmonioso das necessidades das suas diversas partes interessadas (stakeholders), sem que o seu objetivo natural de geração de lucro seja anulado (CE, 2001). Com o ponto de vista da comunicação organizacional e estratégica, esta pesquisa centrou-se na vontade de conhecer qual o valor que a responsabilidade social interna toma nas escolhas estratégicas ao nível da comunicação nas empresas da atualidade, nesses documentos institucionais plenos de intencionalidade que são os relatórios de responsabilidade social, intencionalidade essa que, aliás, fundamenta a própria disciplina da comunicação estratégica, enquanto novo paradigma do estudo da comunicação das organizações (cf, e.g., Argenti, Howell, & Beck, 2005; Hallahan, Holtzhausen, van Ruler, Vercic, & Sriramesh, 2007; Carrillo, 2014; Oliveira & Ruão, 2014). Para levar a cabo o objetivo mais lato deste trabalho recorremos a uma metodologia qualitativa. Através de um estudo de caso múltiplo, debruçamo-nos sobre as unidades de análise, sendo estas os enunciados sobre as práticas de responsabilidade social interna dos relatórios de 10 empresas socialmente responsáveis, que foram validadas externamente (rankings) como sendo bons locais para trabalhar. Assim, tendo em conta esse pendor da responsabilidade social interna, propomo-nos a verificar se essa preocupação com o stakeholder colaboradores é vertida nos relatórios. Este estudo de caso é um contributo válido para os estudos da comunicação organizacional estratégica, em concreto, a comunicação da responsabilidade social, no sentido em que conseguimos fazer emergir um perfil de coerência entre as preocupações com a responsabilidade social interna das organizações estudadas e a comunicação das mesmas (por locução própria ou alheia às organizações) e, ainda, demonstrar alguns traços preponderantes nas organizações que têm cotação mais alta nesse perfil. Esses traços podem resumir-se no alinhamento identitário da organização com a sua identidade enquanto socialmente responsável; outro traço é a representação imagética do foco nos colaboradores naquilo que é a componente visual dos RRS que é coerente com o conteúdo altamente vocacionado para esses stakeholders; e, por fim, é a atribuição por outros de sentidos, que remetem, essencialmente, para o espírito de equipa, sentido de pertença e a importância da cultura dessa mesma organização.
- A relação entre responsabilidade social das empresas e cultura organizacional : um estudo de casoPublication . Leandro, Alexandra; Rebelo, Teresa Manuela Marques dos SantosA Responsabilidade Social das Empresas é um conjunto de políticas e práticas concertadas, alinhadas com os objetivos das mesmas, que pretende dar resposta às exigências internas, do mercado e da comunidade, tendo como diapasão o interesse comum. Uma empresa socialmente responsável é por isso, geradora de valor para todos os seus stakeholders. Pretende ser um agente de mudança, de diferenciação e inovação. Assim, sabendo que as empresas socialmente responsáveis, têm de ter como princípios de actuação a Ética, a Qualidade e a geração de Valor, visamos compreender, por um lado, como é que a cultura organizacional pode facilitar a implementação destas práticas e, por outro, que reflexo tem esta pretensão da responsabilidade social das empresas na sua cultura organizacional, através de um estudo de caso. O presente trabalho espelha, desta forma, a necessidade de explorar a relação entre estes dois conceitos: um - a cultura organizacional - já bem cimentado nos mundos científico e empresarial; outro - a responsabilidade social - ainda em processo de implementação nas organizações e de afirmação enquanto área de estudo científico. Este estudo de caso apresenta-se também como um retrato da empresa estudada e a sua relação com a Responsabilidade Social ao longo do tempo balizado, assim como os resultados desta oção estratégica na sua cultura.
