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- O CONTRIBUTO DOS EVENTOS CULTURAIS E CRIATIVOS PARA A CRIAÇÃO DE UMA IMAGEM DIFERENCIADORA DO DESTINO TURÍSTICO MADURO. O CASO DO FESTIVAL MED DE LOULÉ, ALGARVEPublication . Carvalho, RuiO problema de pesquisa pretendeu saber se os pressupostos do turismo criativo, presentes em eventos de cariz cultural, poderiam por sua vez influenciar a imagem de um destino turístico maduro. Incidindo na oferta, a investigação pretendeu analisar não os impactes tradicionais dos eventos, mas sim a adopção de novas medidas culturais e criativas em contexto de regeneração urbana. A metodologia utilizada incidiu na revisão bibliográfica sobre as variáveis de estudo (turismo cultural e criativo, processo de formação da imagem do destino e eventos), análise de conteúdo, técnica de amostragem “snowball” e entrevistas. O estudo de caso incidiu na cidade de Loulé, Algarve, onde o Festival MED foi analisado em relação a estas problemáticas. Não só foi identificada a vontade em criar um bairro cultural na cidade louletana como o facto de o festival ser visto como a alavanca principal de regeneração urbana do centro histórico local. No entanto, foi possível constatar através das entrevistas, que apesar da aposta em novas políticas culturais e criativas, o evento Festival MED não pode por si só influenciar a criação de uma imagem diferenciadora para o destino turístico maduro Algarve, concorrendo antes para uma diferenciação da oferta turística do concelho de Loulé.
- Cultural and Creative tourism in PortugalPublication . Carvalho, Rui; Ferreira, Ana Maria; Figueira, Luís MotaA new paradigm in the tourism industry is changing the meaning of culture and its use in promoting several touristic products/experiences and destinations. The questions we want to answer are the following: How can creative tourism be important in a destination and what are its implications in its organization? Methodology was based on the bibliographic review related to the object of study, data and content analysis, “snowball sampling” technique, surveys and participant observation technique. This paper analyzes how the event MED Festival in Loulé, Algarve has improved local economy, solved urban problems in the historical center (venue of the event) and helped to differentiate touristic supply in the mature touristic destination in the Algarve, Portugal.