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- O CONTRIBUTO DOS EVENTOS CULTURAIS E CRIATIVOS PARA A CRIAÇÃO DE UMA IMAGEM DIFERENCIADORA DO DESTINO TURÍSTICO MADURO. O CASO DO FESTIVAL MED DE LOULÉ, ALGARVEPublication . Carvalho, RuiO problema de pesquisa pretendeu saber se os pressupostos do turismo criativo, presentes em eventos de cariz cultural, poderiam por sua vez influenciar a imagem de um destino turístico maduro. Incidindo na oferta, a investigação pretendeu analisar não os impactes tradicionais dos eventos, mas sim a adopção de novas medidas culturais e criativas em contexto de regeneração urbana. A metodologia utilizada incidiu na revisão bibliográfica sobre as variáveis de estudo (turismo cultural e criativo, processo de formação da imagem do destino e eventos), análise de conteúdo, técnica de amostragem “snowball” e entrevistas. O estudo de caso incidiu na cidade de Loulé, Algarve, onde o Festival MED foi analisado em relação a estas problemáticas. Não só foi identificada a vontade em criar um bairro cultural na cidade louletana como o facto de o festival ser visto como a alavanca principal de regeneração urbana do centro histórico local. No entanto, foi possível constatar através das entrevistas, que apesar da aposta em novas políticas culturais e criativas, o evento Festival MED não pode por si só influenciar a criação de uma imagem diferenciadora para o destino turístico maduro Algarve, concorrendo antes para uma diferenciação da oferta turística do concelho de Loulé.
- A importância do turismo cultural e criativo na imagem de um destino turísticoPublication . Carvalho, RuiA criatividade e a influência cada vez maior da cultura no campo do turismo concorreram para o surgimento de um novo paradigma ao nível da oferta dos destinos, com implicações na sua imagem e marca. Eventos culturais e criativos constituem desta forma ferramentas estratégicas na gestão dos territórios ajudando a delinear a oferta turística dos destinos. Foi nosso objetivo caracterizar os contributos criativos que os eventos incorporam em termos de reabilitação urbana, diferenciação da oferta turística, o uso de recursos intangíveis na preservação da cultura local e o seu contributo para a formação de uma imagem e marca do destino turístico mais dinâmicas. Foram analisados dois estudos de caso considerados importantes para a pesquisa em questão, a Festa dos Tabuleiros em Tomar e o Festival MED em Loulé. Verificámos que os eventos correspondem a estratégias de desenvolvimento cultural, social e económico dos destinos melhorando a imagem turística dos territórios. O incremento criativo que os eventos originam, proporciona o desenvolvimento e crescimento de fluxos turísticos contribuindo para o sucesso das economias locais e regionais. Estes devem ser enquadrados nas estratégias territoriais.