Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

dos Reis Marques, António Manuel

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Percepciones del género y masculinidades dentro de la intervención psicológica
    Publication . Oliveira, Bernardo Paredes de; Nogueira, Conceição; Marques, António Manuel
    Este artículo hace parte de un estudio doctoral realizado en la Universidad de Oporto titulado “Hegemonic Masculinity and Psychological Intervention in Ecuador: Positionings and Practice” y refleja los resultados obtenidos a partir de entrevistas cualitativas realizadas dentro del mismo. Se buscó vislumbrar la perspectiva de psicólogos en temas alrededor de o derivados de la masculinidad y el género, reflexionando sobre las formas en que se las trabaja en la consulta. A través de entrevistas cualitativas realizadas a 15 psicólogos se pudo obtener una perspectiva más clara alrededor de los posicionamientos que se mantienen en torno al género dentro de la terapia. Se observó que los psicólogos mantienen consciencia alrededor de los aspectos y efectos del género tanto en los pacientes como en sí mismos; no obstante, la conformidad, respeto al proceso terapéutico y/o falta de conocimiento alrededor de los mismos, impide que se realice un abordaje adecuado.
  • Homens de classe: masculidade e posições sociais
    Publication . Marques, António Manuel; Amâncio, Lígia
    Esta comunicação baseia-se numa parte de um projeto de pesquisa sobre os processos da construção social da masculinidade em contextos de dominância numérica e simbólica masculina e nas especificidades da identidade masculina que emergem nestes contextos. Nesta pesquisa, assumimos que os grupos profissionais com predomínio numérico de homens definem, provavelmente um contexto privilegiado para a observação da construção social da masculinidade e, ao mesmo tempo, evidenciam uma possível coincidência com a construção da feminilidade enquanto "outro". Nesta comunicação, e valorizando o facto de as quatro profissões envolvidas serem detentoras de capitais escolares e prestígio social diferenciados, realizamos uma análise comparativa que questiona a importância das posições de classe nos processos de construção das identidades profissionais e da masculinidade, aprofundando a relação entre os universos profissionais e a masculinidade hegemónica.
  • Género e mudanças tecnológicas: o caso das indústrias gráficas
    Publication . Marques, António Manuel
    Este artigo baseia-se num dos estudos de uma pesquisa sobre os processos da construção social da masculinidade em contextos de dominância numérica e simbólica masculina e nas especificidades da identidade masculina que emergem nestes contextos. A partir do exemplo das transformações tecnológicas ocorridas nos processos de produção e de organização do trabalho da indústria gráfica e da abertura de uma profissão tipicamente masculina às mulheres, são analisados os discursos de 12 homens e mulheres envolvidos nesse contexto. Os elementos de análise permitem salientar a ancoragem do ideal dos profissionais na representação da masculinidade hegemónica, a acentuação, por parte dos homens, das particularidades das mulheres, afastando-as desse ideal, e as estratégias destas para se adaptarem e serem aceites neste universo profissional em mudança.