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- Measuring quality regarding destination marketing: Perceptions from local public stakeholders in PortugalPublication . Moura, Andreia; Mónico, Lisete Santos Mendes; Mira, Maria Do RosárioBased on academic research and international recommendations on tourism quality, this study sought to develop a wide-ranging tourism quality scale adapted for Portuguese contexts. The research included creating and validating a marketing subscale to measure local public stakeholders’ perceptions of marketing strategies focused on improving tourism destinations’ quality. A self-administered survey was conducted with a sample of Portuguese municipalities including, more specifically, 134 local public stakeholders commonly considered local destination marketing organisations, as well as public policy- and decision-makers. Exploratory and confirmatory factor analyses were performed to measure destination marketing quality, resulting in the identification of two factors: (1) image and promotion and (2) product differentiation. The proposed instrument was shown to have validity and reliability and to be a useful measurement tool. The findings highlight local public stakeholders’ responsibility to ensure the quality and competitiveness of tourism destinations’ marketing and provide multiple useful practical and theoretical implications and insights to guide future research.
- Qualidade do desenvolvimento turístico na perspetiva dos decisores públicos locais portugueses : uma proposta de medidaPublication . Mira, Maria do Rosário; Mónico, Lisete; Moura, Andreia; Breda, ZéliaA qualidade em turismo passa por compreender as caraterísticas intangíveis inerentes aodesenvolvimento turístico, afirmando-se como uma temática abrangente, transversal e primordial para ocrescimento sustentável dos destinos turísticos. A análise destas caraterísticas tem suscitado o interessepela compreensão das perceções dos responsáveis públicos locais, com funções no turismo, e da comu-nidade residente sobre o que valorizam no desenvolvimento do turismo, quais os aspetos a que atribuemimportância e como percecionam o seu envolvimento neste processo (Boley, McGehee & Hammett,2017). Com este trabalho de investigação, pretende-se validar e analisar as propriedades psicométricasde um instrumento de medida, adaptado à realidade portuguesa, que avalie a perceção dos decisorespúblicos locais sobre qualidade em turismo. Esta escala, aplicada aos municípios portugueses (N=125),encontra-se organizada em subescalas ou dimensões da qualidade: desenvolvimento, económica, quali-ficação / formação, marketing e recursos. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados relativosà subescala “desenvolvimento”, tendo-se verificado que a perceção sobre qualidade do desenvolvimentoturístico em Portugal, ao nível local, se traduz emEstratégia de Planeamento, Governança e Políticade Inovação. Conclui-se que estimular o diálogo contínuo com as entidades públicas locais, envolvê-losno planeamento e na formulação das políticas turísticas contribui para o desenvolvimento do turismo,porque, aliados à inovação, constituem as condições necessárias à materialização das estratégias dedesenvolvimento de turismo em ações desafiantes, a implementar pelos empreendedores locais.