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- Ética em cuidados paliativos: limites ao investimento curativoPublication . Nunes, LucíliaPensar os limites do investimento curativo requer perspectivas a partir da noção ética de limite, de desenvolvimento da biomedicina e das reflexões da bioética, assim como da natureza dos cuidados paliativos. As três perspectivas – a da ética, a da bioética e a dos cuidados paliativos – configuram territórios compartilhados. No eixo do compromisso de lutar pela vida sem maximizar as intervenções e humanizar os cuidados, destaque-se o respeito pela decisão do doente capaz e competente e a convicção de que existem limites aos cuidados, porque têm de fazer sentido para quem os presta e para aquele a quem são prestados. Os cuidados paliativos podem assegurar uma assistência o mais completa possível à pessoa que se encontra na última etapa da vida, considerando a morte como um processo normal, que não podem nem devem retardar ou acelerar. O objetivo é prover a melhor qualidade de vida possível para o doente em fase terminal e sua família, até o momento da chegada da morte, de modo verdadeiramente humano, respeitando os limites advenientes da dignidade da pessoa
- Incontornável necessidade da ética e da bioéticaPublication . Nunes, LucíliaAfirma-se e fundamenta-se a necessidade da ética e da bioética, com olhares de interpretação a partir de Paul Ricoeur, de Hannah Arendt e de ambos em conjunção com Habermas. Com Ricoeur, analisamos a fórmula do plano ético. Com Arendt, a valorização do viver em conjunto, da política e da responsabilidade pelo mundo. Olhamos a bioética e a discussão sobre os limites, na vida coletiva, passando depois a considerar as ideias de outro e da procura de consensos, deixando uma proposta de sete princípios. Estamos convictos de que no nosso tempo, no trágico da ação e na incerteza das escolhas, as reflexões ética e bioética são imperativas para a afirmação do respeito de si e do outro, a par da autonomia e da demanda de bem-estar individual e coletivo.
- Do ensino da bioética e as escolhas temáticas dos estudantesPublication . Nunes, LucíliaO ensino da bioética no curso de licenciatura em enfermagem, em Setúbal, Portugal, na unidade curricular de Ética II, desde o ano letivo 2008/2009 a 2016/2017, ancorou-se na premissa da livre escolha pelos estudantes do tema para estudo e aprofundamento. Neste artigo, contextualizamos essa prática pedagógica, identificamos e analisamos as escolhas dos estudantes, problematizamos mudanças no decurso de nove anos letivos em breve relação com debates na sociedade civil e alterações do biodireito. Os temas mais escolhidos referiam-se a início de vida (interrupção voluntária de gravidez, gestação de substituição), fim de vida (eutanásia, distanásia) e biotecnologias (doação e transplante de órgãos). As conclusões apontam a relação entre bioética e formação profissional nas temáticas escolhidas e também a educação bioética para a cidadania.
- Problemas éticos identificados por enfermeiros na relação com usuários em situação críticaPublication . Nunes, LucíliaO artigo apresenta os resultados da análise das questões éticas identificadas por enfermeiros perante usuários em situação crítica, de risco iminente de morte, e cuja sobrevivência depende de métodos avançados de vigilância, monitorização e terapêutica. As principais preocupações éticas dizem respeito à informação ao cliente, ao acompanhamento em fim de vida, à responsabilidade profissional em intervenções interdependentes; as temáticas reportam à decisão da pessoa (consentimento/recusa de proposta terapêutica), dilemas na informação, atuação nos processos de morrer e decisão de não tentar reanimar, respeito pelos direitos humanos em contextos desfavoráveis. Destacamos as dimensões do sentido de responsabilidade, da influência da consciência moral nas decisões, da deliberação de proteger o Outro em risco e da vivência de episódios profissionais de superação; finalmente, identificamos fatores mediadores na gestão das dificuldades éticas.