ISEC Lisboa - Mestrado em Factores Humanos em Sistemas Tecnológicos de Transportes
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Avaliação da carga de trabalho mental do piloto militarPublication . Alves, Joaquim Manuel Ribeiro; Pereira, Marta Sofia de OliveiraA presença de novas tecnologias nos atuais vetores aéreos, aliadas às capacidades acrescidas de operação dos sistemas e às necessidades de cumprir a missão, coloca enormes exigências no piloto militar. Essas exigências podem originar intensas cargas de trabalho mental e provocar alterações no desempenho do piloto. Com a intenção de contribuir para o aumento do conhecimento neste âmbito, objetivou-se neste estudo, avaliar o trabalho do piloto militar na execução das suas missões específicas, visando estabelecer relações entre a carga de trabalho mental e a sua função de comando. Para o cumprimento do objetivo, foi estudado um grupo de pilotos da Força Aérea Portuguesa, pela aplicação de metodologia de medição subjetiva de carga de trabalho mental, nomeadamente a técnica designada de NASA-TLX. Identificaram-se dois grupos distintos, piloto comandante e copiloto, tipologias de missão com caraterísticas diferentes, associadas ao nível de complexidade. No final das missões foi aplicada a técnica subjetiva de medição da carga de trabalho mental. Os resultados revelaram que as missões consideradas menos complexas apresentaram níveis globais de carga de trabalho menores, não existindo variações significativas de níveis de carga de trabalho mental entre os pilotos comandantes e copilotos, e que os níveis apresentados se situaram dentro de valores médios. Verificou-se também que a exigência temporal foi a que mais contribuiu para a valoração do nível global de carga de trabalho mental dos pilotos, na execução das suas missões em contexto real.
- Driver’s perceptions about the effects of speed regulation systems in the driving taskPublication . Ferreira, Ana Luísa Barradas Vicente; Simões, Anabela dos Santos Aleixo; Marques, Carlos; Ferreira, PedroSpeed regulation systems like the cruise control (CC) and the speed limiter (SL) are becoming a standard feature in vehicles nowadays. However, these systems add a certain level of automation to the driving task and so they have the potential to change the way people drive. In order to understand the potential that these systems have in terms of road safety, it is crucial to understand how drivers percept the effects of the systems during the driving task. Then, the aim of the present research was to identify driver’s perceptions about the effects of speed regulation systems, more specifically the cruise control and the speed limiter, in the driving task and, to accomplish this goal, a questionnaire was applied. The main findings were that females are more prone to keep speeds equal to the road speed limit, and that when using both, cruise control and speed limiter, drivers are more available to comply with road speed limits. It was also found that the CC has a bigger impact than the SL when it comes to engaging into secondary tasks while driving.
- Fadiga e aviação: Os Horários Irregulares da Tripulação de CabinePublication . Castro, Marta Mira de; Carvalhais, José Domingos de JesusNuma sociedade activa 24 horas, 7 dias por semana e 365 dias por ano, a fadiga, os riscos associados e sua gestão, são cada vez mais uma preocupação actual. O presente trabalho centra-se na irregularidade de horários como factor desencadeante de sintomas de fadiga no estudo de tripulações de cabine de uma companhia aérea portuguesa. Este estudo pretendeu verificar: (1) os requisitos físicos, psicológicos, sociais e emocionais do trabalho da tripulação de cabine; (2) se os horários em vigor e tempos limite de descanso efectivo são factores desencadeantes de fadiga; (3) a existência de sintomas de fadiga na tripulação de cabine. Foi desenvolvido um questionário adaptado às especificidades da profissão a uma amostra de 73 tripulantes, dos quais 39 do sexo feminino e 34 são do sexo masculino, sendo a média de idade de 27,68 anos. Os resultados mostram que os factores que mais contribuem para a fadiga são: o tipo de voo, a falta de humidade e a oscilação da temperatura da cabine, bem como os voos nocturnos, o jet lag e em menor percentagem a irregularidade de horários e a falta de descanso. As principais queixas físicas são a nível das pernas, pés e coluna lombar. Os principais sintomas/sinais de fadiga são as pernas cansadas, pele seca e olhos cansados. Existiram ainda queixas de problemas digestivos, sendo as mulheres as principais lesadas. Foram encontradas diferenças significativas entre o género e o sono, sendo que os homens avaliam o seu sono como mais repousante comparativamente com as mulheres. Foram ainda encontradas diferenças significativas na senioridade: a falta de humidade na cabine, falta de descanso e problemas de estômago afectam mais as pessoas com maior antiguidade e a qualidade do sono é melhor nas pessoas com menor antiguidade. Pode-se considerar que os principais objectivos foram atingidos. Recomenda-se o uso de outras metodologias e/ou companhias do mesmo género, no sentido de se verificar a replicação destes resultados.