ESSA - DF - Projetos de investigação
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Recent Submissions
- Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino da Fisioterapia em PortugalPublication . Alves Lopes, AntónioOBJECTIVO: Este estudo visa o levantamento da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino da Fisioterapia em Portugal, nomeadamente a caracterização da utilização das TIC, por parte das Instituições que leccionam o Curso de Fisioterapia, assim como pelos professores e alunos de Fisioterapia. RELEVÂNCIA: A European Region of the World Confederation for Physical Therapy refere no seu documento European Benchmark Statement que o Fisioterapeuta deve ter competências na área das TIC, de forma a ser capaz de procurar a evidência necessária para validar a sua intervenção, bem como para gerir os dados e registos criados na sua prática clínica. Assim essas competências deveriam ser desenvolvidas durante a sua formação base, assim como os professores deveriam estar aptos a introduzir as TIC no seu processo pedagógico, não descurando o contexto institucional onde este processo está inserido. AMOSTRA: Da população, com um total de 16 instituições que leccionaram o Curso de Fisioterapia no ano lectivo de 2003/2004, foi retirada a amostra de professores e alunos. MATERIAL E MÉTODOS: Foi criado um questionário que foi validado por um painel de experts e por um pré-teste. Este questionário estava subdividido em 6 dimensões (caracterização da amostra, caracterização do equipamento, caracterização da utilização, atitudes e conhecimentos, barreiras e necessidades). ANÁLISE ESTATÍSTICA: Utilizaram-se, principalmente, os procedimentos relacionados com a estatística descritiva. RESULTADOS: Relativamente à acessibilidade na instituição, 98% dos professores e dos alunos referem ter acesso a computador com ligação à Internet. Quando inquiridos se utilizavam o computador para actividades académicas, 99% dos professores e alunos responderam afirmativamente, dos quais 35 % dos professores utilizam-no durante mais de 10 horas por semana e 28% de 5 a 10 horas, relativamente aos alunos a percentagem de utilização semanal é 42,6% de 0 a 3 horas e 36,7% 3 a 5 horas. Ainda 81% dos professores e 57,4% dos alunos respondentes referiram total concordância relativamente à importância da utilização das TIC no contexto escolar. Apesar de 84% dos professores indicarem ter conhecimentos na área das TIC, quase 51% nomeiam a falta de formação específica para integração/utilização das TIC como a principal barreira na utilização, logo seguido da inexistência de estratégias organizativas que facilitem a integração das TIC no ensino/aprendizagem (44%). CONCLUSÕES: Através da análise dos resultados deste estudo, constatou-se que, apesar da boa acessibilidade ao conjunto das TIC, no contexto institucional e domiciliário dos alunos e professores, existe uma reduzida utilização em contexto educativo, explicado pela falta de formação específica nesta área. Parece-nos então haver a necessidade de criação de programas e projectos institucionais que promovam a utilização das TIC, investindo na formação dos Professores e através da integração dessas competências no currículo de Fisioterapia.
- Factores de risco físicos e lombalgia em empregados de escritório: estudo epidemiológico na região da Grande LisboaPublication . Alves Lopes, AntónioDevido à sua natureza multifatorial da dor lombar associada à ocupação torna-se necessário explorar todos os factores que podem influenciar a ocorrência desta patologia. À luz destes dados reforça-se a importância de uma abordagem global por parte dos profissionais de saúde face à ocorrência de dor lombar. Segundo Oliveira (1998) os estudos epidemiológicos são necessários e importantes, pois permitem compreender melhor a etiologia, factores de risco e o impacto que determinado problema (ex. Lombalgia) tem na sociedade..” Os estudos de prevalência e incidência são uma forma muito útil de medir a extensão de um determinado problema na população. A estimativa correcta da prevalência sobre a Lombalgia é necessária para servir de base para estudos sobre a etiologia, para avaliar os cuidados de saúde e para determinar o efeito da Lombalgia na população (Walker, 2000). Este estudo tem como objectivo caracterizar os factores de risco físico, intrínsecos e extrínsecos em empregados de escritório, tendo como um dos critérios de inclusão passarem mais 3 horas sentados no seu local de trabalho, em que empregamos um questionário construído para o efeito. Estudo caracteriza-se como sendo não experimental transversal, exploratório de análise de diferenças, retrospectivo , que usa como métodos de analise estatística, a estatística descritiva e 2 técnicas de análise de diferenças o chisquare (não parametrica) e t-student. Apesar nesta amostra a prevalência ser elevada(39%) e exposição aos factores de risco físico identificados pela literatura serem altos (96,7% utilizar o computador muito frequentemente), não parecer existir diferenças significativas entre os grupos com e sem Lombalgia para todos os factores de risco estudados.
- Projeto InspirO2Publication . Alves Lopes, António; Vieira, Ana Isabel; Azevedo, Vitor Hugo; Santos, JoanaA Inspiro é uma associação que nasce em tempos da Covid-19. O nosso objetivo é assegurar que pessoas que tenham ficado com sequelas decorrentes da infeção por Covid-19 encontrem atempada e gratuitamente oportunidades de recuperação.
- ReageCOVIDPublication . Alves Lopes, António; Vieira, Ana Isabel; Azevedo, Vitor Hugo; Guimarães, Isabel; Neto, R