CI - INEGI - UMEC - Projetos
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- Análise de viabilidade técnica e económica de execução do chassis traseiro em compósitoPublication . Martins, MarquesA realização deste relatório surge no seguimento de uma proposta efectuada ao INEGI para análise da viabilidade técnica e económica de execução do chassis traseiro em material compósito. Esta análise será realizada com recurso a modelos de simulação numérica das soluções desenvolvidas pelo INEGI. Resumidamente, o trabalho incluirá algumas tarefas, tais como: • Análise do modelo CAD recebido; • Análise do peso da estrutura original. • Desenvolvimento do conceito e criação do modelo CAD adaptado. • Cálculo estrutural da geometria/materiais originais e output de esforços; • Selecção de novos materiais; • Compilação das condições fronteira; • Cálculo estrutural da geometria original em material compósito e análise de esforços; • Modelação de uma geometria optimizada em material compósito; • Cálculo estrutural da geometria optimizada em material compósito, • Realização de relatório técnico. Pretende-se que, no final deste trabalho, existam dados conducentes à produção de um chassis em material compósito e que este cumpra os requisitos associados à segurança e funcionalidade. Pretende-se também conseguir um output em termos de vantagens: ⎫ Reduzir o peso; ⎫ Reduzir as assemblagens e tempo alocado às mesmas; ⎫ Eliminar a colocação de isolamento térmico e acústico, ⎫ Reduzir custo.
- Projeto DesAIR, seus objetivos e principais resultadosPublication . Cristovao, Claudia; Gomes, Rui; Correia, NunoO projeto DesAIR teve como principal objetivo o de explorar a aplicação e utilização de um material natural, reciclável e renovável, como o é a cortiça, em componentes para aeronaves privadas e comerciais. Assim este projeto visou desenvolver soluções compósitas integrando diferentes materiais que respondam aos requisitos da indústria aeronáutica e que, em simultâneo, sejam sustentáveis, devendo essas soluções ser competitivas com as soluções atualmente utilizadas e antecipar futuros desenvolvimentos do estado da arte. Para tal o projeto foi estruturado contemplando diversas fases consecutivas que se iniciaram com um necessário processo de estudos preliminares o que possibilitou a definição das especificações técnicas a alcançar e consequentemente, através do deficitário entre estes, a aquisição de novos conhecimentos e para um adequado desenvolvimento de soluções fiáveis e inovadoras. Na sequência dessas fases tornou-se então possível proceder à construção do demonstrador do projeto, protótipo, e à indispensável realização da fase de testes e ensaios que, pela sua natureza, possibilitam a validação dos desenvolvimentos alcançados e como tal a medição do grau de sucesso do consórcio.
- O projeto inTRAIN, seus objetivos e principais resultadosPublication . Cristovao, Claudia; Mimoso, Pedro; Correia, NunoO projeto inTRAIN foi um projeto de Investigação e Desenvolvimento de componentes para interiores ferroviários que teve como principal objetivo encontrar soluções inovadoras, desenvolvidas pela indústria nacional, para os interiores de comboios suburbanos focada na integração de materiais e tecnologias eco-eficientes, user-friendly e com design inovador. O inTRAIN contou com financiamento do QREN, no âmbito do Programa Operacional Fatores de Competitividade - COMPETE, e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Este projeto foi promovido por um consórcio de empresas constituído pela SETsa; Active Space Technologies; Almadesign; INEGI; ISQ; Optimal Structural Solutions; e Spin.Works. Contou também com o apoio da EMEF e das empresas ERT, FORBO e CLIMAR.
