Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.78 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A realização deste relatório surge no seguimento de uma proposta efectuada ao INEGI para análise da viabilidade técnica e económica de execução do chassis traseiro em material compósito. Esta análise será realizada com recurso a modelos de simulação numérica das soluções desenvolvidas pelo INEGI.
Resumidamente, o trabalho incluirá algumas tarefas, tais como:
• Análise do modelo CAD recebido;
• Análise do peso da estrutura original.
• Desenvolvimento do conceito e criação do modelo CAD adaptado.
• Cálculo estrutural da geometria/materiais originais e output de esforços;
• Selecção de novos materiais;
• Compilação das condições fronteira;
• Cálculo estrutural da geometria original em material compósito e análise de esforços;
• Modelação de uma geometria optimizada em material compósito;
• Cálculo estrutural da geometria optimizada em material compósito,
• Realização de relatório técnico.
Pretende-se que, no final deste trabalho, existam dados conducentes à produção de um chassis em material compósito e que este cumpra os requisitos associados à segurança e funcionalidade. Pretende-se também conseguir um output em termos de vantagens:
⎫ Reduzir o peso;
⎫ Reduzir as assemblagens e tempo alocado às mesmas;
⎫ Eliminar a colocação de isolamento térmico e acústico,
⎫ Reduzir custo.
Description
Keywords
Autocarro Chassis Compósito