ELCOS - 10º Fórum Internacional de Úlceras e Feridas (Aveiro - 2019)
Permanent URI for this collection
6.º Congresso Interdisciplinar de Feridas Complexas
Browse
Browsing ELCOS - 10º Fórum Internacional de Úlceras e Feridas (Aveiro - 2019) by Title
Now showing 1 - 10 of 41
Results Per Page
Sort Options
- A disseminação do conhecimento: A Comunidade ELCOS/RCAAPPublication . Pereira, Rui; Saraiva, RicardoNuma perspetiva de responsabilidade social científica, a ELCOS enquanto sociedade de âmbito nacional dinamizará, a partir de 2019, uma comunidade através do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), que pretende disponibilizar a todos os interessados nesta área um conjunto de publicações e documentos que promovam a disponibilização de um conhecimento que deverá ser de todos para todos. Nesta apresentação iremos explorar os fundamentos, a operacionalização e as potencialidades associadas à criação da Comunidade “ELCOS – Sociedade Portuguesa de Feridas” no RCAAP, promovendo também deste modo a disseminação do conhecimento e apoiando uma prática baseada na evidência.
- Trabalho Livre nº 10 - O Papel de Prestador de Cuidados na Prevenção de Úlceras de Pressão: protocolo de ensinosPublication . Teixeira, Susana; Campino, SaraA Direção-Geral de Saúde preconiza que a avaliação do risco de úlcera por pressão deve ser realizada em todos os serviços de internamento independentemente do diagnóstico e necessidades de cuidados (DGS, 2011). Segundo Gonçalves (2011), 55,5% dos cuidadores informais não sabem prevenir úlceras por pressão, o que se evidencia pelo contacto diário com a família em contexto de internamento de Medicina Interna onde os ensinos são realizados informalmente e sem registo em SClínico. Surge, então, a necessidade de implementar um protocolo de atuação estruturada para ensinos ao prestador de cuidados acerca da prevenção de úlceras por pressão para promover a continuidade de cuidados no domicílio e a educação dos familiares/cuidadores e melhorar indicadores de qualidade (DGS, 2011).
- Trabalho Livre nº 11 - Avaliação da Eficácia do Uso da Membrana Polimérica no Tratamento das Lesões por Epidermólise Bolhosa: relato de casoPublication . Andreoli, Vera Lucia; Melo, Tânia Alves deA Epidermólise Bolhosa (EB) é definida como um grupo de desordens da pele, caracterizado pela formação de bolhas após trauma mínimo, calor, ou a nenhuma causa aparente, podendo manifestar-se ao nascimento ou durante os primeiros anos de vida, podendo apresentar herança autossômica recessiva ou autossômica dominante (BRUCKNER; FINE, 2010).
- Trabalho Livre nº 12 - Avaliação da Eficácia de Coberturas Bi-Elásticas de Poliamida e Silicone em Portadores de Epidermólise BolhosaPublication . Andreoli, Vera Lucia; Melo, Tânia Alves deA Epidermólise Bolhosa (EB) é definida como um grupo de desordens da pele, caracterizado pela formação de bolhas após trauma mínimo, ou calor, ou a nenhuma causa aparente, podendo manifestar-se ao nascimento ou durante os primeiros anos de vida. Em relação aos tratamentos disponíveis, em geral são apenas paliativos visando a prevenção da formação de bolhas. Muitas são as coberturas disponíveis no mercado utilizadas em diversos protocolos. Cabe aos profissionais, atualizarem-se com as novas tecnologias.
- Trabalho Livre nº 13 - Cuidar do Cliente com Lesão Tecidular por Queimadura: sistematização de procedimentosPublication . Vieira, Sofia Raquel OlimA intervenção de Enfermagem ao cliente com lesão tecidular por queimadura traz ao enfermeiro um grande desafio, quer a nível de vigilância e capacidade de estabilização, quer a nível da execução de cuidados específicos às queimaduras, impondo a adoção de procedimentos clínicos protocolizados e baseados na evidência , para que uma intervenção especializada e diferenciada nesta área fomente melhores outcomes no cliente (DGS, 2015, Pinho, 2014). Visando-se o colmatar da carência de um documento de sistematização dos procedimentos na abordagem a estes clientes, desde a admissão no Serviço de Medicina Intensiva (SMI) do Hospital Dr. Nélio Mendonça (HDNM), até à sua transferência para uma unidade de referência (fase de ressuscitação), surgiu o projeto de conceção de um protocolo de atuação na área.
- Trabalho Livre nº 14 - Cuidados de Enfermagem à Pessoa com Doença VascularPublication . Manata, Jacinta; Monteiro, Manuela; Ferreira, Goreti; Manso, GracindaO envelhecimento da população e o aparecimento acentuado das doenças crónicas têm sido um desafio constante para a Enfermagem, quer pelo aumento da procura de cuidados de saúde, quer pela complexidade das situações. A doença arterial tem vindo a manifestar-se em cerca de 40% da população portuguesa, e estima-se que a doença arterial periférica afete 20% das pessoas acima dos 70 anos. Sabe-se que cerca de 2 milhões de mulheres sofrem de doença venosa crónica, que a mortalidade de rotura de aneurisma da aorta é superior a 80%, que uma em cada duas tromboses venosas resultam em sequelas crónicas e que a diabetes é a principal causa de amputação. Assumir a vulnerabilidade da pessoa com doença vascular e demais comorbilidades, como a HTA, diabetes e o tabagismo, ajudá-la a compreender a sua patologia e envolvê-lo na tomada de decisão é prioritário e fulcral na garantia do direito aos cuidados individualizados, de qualidade.
- Trabalho livre nº 15 - Diagnóstico Diferencial de Úlceras por Pressão vs Lesões por Humidade: uma revisão da literaturaPublication . Rodrigues, Andreia Manuela Pereira; Peixoto, Ana Margarida; Gonçalves, Susana MartinsDistinguir úlceras por pressão (UPP) de lesões por humidade (LH) pode ser um desafio. A classificação de UPP é usada não apenas para avaliar a gravidade da úlcera, mas também para ajudar os profissionais a diferenciar entre estas e as LH. Como os dois tipos de danos na pele apresentam etiologias distintas e implicam uma gestão diferenciada, é vital que os profissionais detenham uma capacidade diagnóstica elevada que lhes permita realizar uma avaliação em conformidade. A acurácia do diagnóstico é, portanto, um precursor para a prevenção e uma gestão eficaz destas feridas.
- Trabalho Livre nº 16 - O Mel e a Dor no Tratamento de Feridas Multitratadas: estudo de casoPublication . Crespo, Sandrina Sofia da Silva; Monteiro, Vitor José Alen; David, Sara NevesO tratamento de feridas constitui, um importante foco de atenção na prática diária dos Enfermeiros e sabe-se que "o mel tem sido usado como um agente para tratar feridas há mais de 2000 anos (Mathews e Binning, 2002 e Pierper, 2002).
- Trabalho Livre nº 17 - Abordagem à Ferida Complexa: um estudo de casoPublication . Carapeto, Cátia Filipa Rama; Mesquita, Tânia Margarida B. M.Ferida complexa é aquela que permanece sem evolução positiva em qualquer uma das fases do processo de cicatrização, por um período igual ou superior a seis semanas.
- Trabalho Livre nº 18 - Risco Nutricional no Doente com FeridasPublication . Talhas, RitaA cicatrização depende de factores intrínsecos e extrínsecos, sendo o seu processo uma cascata de processos fisiológicos, celulares e moleculares, onde os nutrientes desempenham um papel fundamental na recuperação tecidular, razão pela qual a Nutrição desempenha um papel crucial, na gestão da prevenção e no tratamento das feridas. Os diversos estados nutricionais, como por exemplo a obesidade, a malnutrição ou as carências nutricionais específicas têm efeitos diferenciadores no processo de cicatrização de feridas. Malnutrição é um estado nutricional em que existe uma deficiência, excesso ou desequilíbrio de energia, proteínas e outros macro e micronutrientes que causam efeitos adversos mensuráveis tanto na composição como na função dos tecidos e órgãos do corpo tendo forte influência no prognóstico clínico do doente.