ISEC Lisboa - Mestrado em Tecnologias Gráficas
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Tecnologias Gráficas by Subject "Business Growth"
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- Caracterização da indústria gráfica em Portugal: Inquérito Nacional 2009Publication . Brás, Márcia Gato; Ventura, Cristina; Colen, JoséNos países industrializados o volume de produção da Industria Gráfica situa-se entre 0,5 a 4% do PIB (Produto Interno Bruto) que, em Portugal, no ano de 2008 era de 232,000 milhões de USD (IndexMundi) e no ano de 2009 de 227,676 milhões de USD (Wikipédia). A Indústria de Artes Gráfica desempenha um papel fundamental na sociedade, sendo responsável por toda a divulgação de todo o tipo de conteúdos. Cabe-lhe o papel de tratar, imprimir e propagar. Colocar em registo para que este possa ser consultado ao longo dos tempos por várias pessoas. Este sector é responsável pela impressão de vários tipos de produtos nos mais variados tipos de suportes, tais como: livros; revistas; brochuras; folhetos; catálogos; embalagens; vinis; outdoors; rótulos; etiquetas; brindes; entre outros. O ISEC realiza de quatro em quatro anos um estudo de caracterização das empresas gráficas em Portugal visando os aspectos tecnológicos, e de recursos humanos e financeiros e desenvolveu a sua actualização em 2009. Os principais objectivos deste estudo são: i) apresentação do tecido empresarial gráfico português; ii) análise dos principais indicadores económicos do sector; iii) caracterização da tecnologia usada nas empresas gráficas portuguesas; iv) análise das tendências desde 2001. Por forma a atingir os objectivos pretendidos, foi utilizada uma metodologia de investigação e análise centrada na realização de um inquérito descritivo da situação geral industrial em Portugal Continental e Ilhas. Para tal, inicialmente foi organizada uma base de dados geral de empresas do sector gráfico, de diferentes categorias e foi então criado o inquérito a enviar com base no realizado anteriormente pelo ISEC, no ano de 2001 e 2005. As perguntas do inquérito foram agrupadas em cinco categorias: Informação Genérica; Recursos Humanos; Tecnologias Usadas; Trabalhos e Clientes; Aspectos Financeiros. Procuramos com este trabalho contribuir para que as empresas, investidores e decisores institucionais disponham de uma ferramenta para preparação e antecipação de decisões.Este estudo fornece assim, uma imagem da evolução da Indústria das Artes Gráficas em Portugal e possibilita ainda a comparação com o espaço Europeu onde nos inserimos.