IPS - ESS - Escola Superior de Saúde
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Browsing IPS - ESS - Escola Superior de Saúde by Subject "1.º Ciclo do Ensino Básico"
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- Consciência sintática: processos de concordância vs. ordem de palavras em Português EuropeuPublication . Perdigão, Ana; Lobo, MariaO principal objetivo deste estudo é contribuir para o conhecimento do desenvolvimento da consciência sintática no Português Europeu, de forma a auxiliar o trabalho promovido pelos educadores/professores e terapeutas da fala. Neste estudo, foram considerados dois tipos de fenómenos sintáticos envolvendo palavras contíguas: processos de concordância e questões de ordem de palavras. Foram construídos dois testes, o teste de concordância e o teste de ordem de palavras, e para cada um deles foram elaboradas frases gramaticais e agramaticais (pares mínimos). Cada teste contém diferentes tipos de frases agramaticais: o teste de concordância explorou agramaticalidade por falta de concordância em número e em género entre determinante e nome e entre nome e adjetivo e falta de concordância em número entre sujeito e verbo (neste último apenas se considerou terceiras pessoas do singular/plural); o teste de ordem de palavras continha agramaticalidade na ordem entre verbo e verbo auxiliar, entre determinante e nome, entre nome e adjetivo e entre advérbio e verbo. Ambos os testes tinham duas partes, na primeira parte os participantes teriam de fazer o juízo da (a)gramaticalidade dos itens, dizendo se o consideravam correto ou errado, e na segunda teriam de corrigir os itens que considerassem errados. Os testes foram aplicados a 90 crianças, 30 frequentavam o último ano do ensino Pré-escolar, 30 estavam no 2.º Ano do ensino básico e 30 frequentavam o 4.º Ano do ensino básico. Os resultados obtidos revelaram que, no geral, as crianças mais novas têm um nível de consciência sintática mais baixo do que as crianças mais velhas, apesar de não existirem diferenças significativas entre o 2.º e o 4.º Anos nos juízos de gramaticalidade. Aparentemente, na correção de itens, o Pré-Escolar e o 2.º Ano aproximam-se, dado que ambos efetuaram um maior número de “erros” que o 4.º Ano. Os resultados também mostraram que o teste de ordem de palavras se mostrou mais problemático do que o teste de concordância, uma vez que para todos os grupos escolares a percentagem de acertos globais foi mais elevada no teste de concordância.