EN - TMI - Teses de Mestrado Integrado
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Browsing EN - TMI - Teses de Mestrado Integrado by Subject "Absorption Chiller"
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- Avaliação da recuperação da energia de bordo, sua armazenagem e utilização em navios da Marinha PortuguesaPublication . Esteves, Pedro Manuel Calado; Antunes, Jorge; Santos, Miguel José Pereira Sales CaviqueO crescente consumo de combustíveis como gasóleo e gasolina, cria cada vez mais dependência nos combustíveis fósseis. As atividades da Marinha dependem muito deste recurso, sendo por isso importante utilizar a sua energia como um recurso escasso, mas com grande impacto económico e ambiental durante as diversas missões. Existe então a necessidade de encontrar fontes de energia alternativa ou aproveitar os recursos ainda disponíveis. O presente trabalho avalia o potencial de aproveitamento da energia térmica contida nos gases de evacuação do NRP Viana do Castelo da Marinha Portuguesa. Para tal foi criado um modelo teórico de aproveitamento da energia calorífica libertada pelos motores diesel, através de um ciclo orgânico de Rankine (ORC). Foi necessário o estudo termodinâmico deste ciclo para os fluidos orgânicos escolhidos, nomeadamente o R134a e do R245fa. A simulação do comportamento da instalação propulsora sob diversos regimes permitiu determinar a disponibilidade de calor rejeitado pela instalação a diversos regimes de máquinas, para ser recuperado pelo sistema proposto. A utilização conjunta do ORC com um chiller de absorção de brometo de lítio, para aproveitar o calor residual permite o aumento do intervalo de temperaturas entre o condensador e evaporador, permitindo que no processo global se obtenha um acréscimo do rendimento do ciclo. A energia obtida é posteriormente armazenada em baterias de brometo de lítio, pelas vantagens apresentadas ao comparar com diversos métodos de armazenamento. Considerando um sistema que é constituído por permutadores de calor de placas soldadas e um chiller de absorção foi feito a análise da energia recuperada obtendo-se um rendimento teórico máximo de cerca de 20%, utilizando o R245fa. A energia prevista recuperada numa missão de um dia é equivalente a metade das necessidades do navio durante o tempo a navegar, produzida nos geradores.