ESESJC - Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica – Relatórios/Dissertações/Projetos
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Browsing ESESJC - Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica – Relatórios/Dissertações/Projetos by Subject "Chek list de transporte"
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- Desenvolvimento de competências especializadas : a relevância do transporte intra-hospitalar seguro do doente críticoPublication . De Ornelas, Sílvia Camacho; Bettencourt, MeríciaIntrodução: A enfermagem enquanto ciência e profissão, é uma das áreas fulcrais das Ciências da Saúde que aposta na formação diferenciada e específica, como forma de acompanhar a evolução dos tempos. A autoformação, numa determinada área, representa uma estratégia de relevo ao crescimento de competências profissionais do enfermeiro. Barbosa (2015) assume que a aquisição de competências promove o desenvolvimento de uma nova prática em enfermagem que consequentemente irá influenciar um processo de transformação no trabalho. Este relatório de estágio é a ferramenta que consolida o percurso de aquisição de competências em enfermagem num determinado saber especializado na presente situação, denominado de competências específicas à pessoa em situação crítica. Objetivo: Tem como objetivo primordial descrever o percurso de aquisição de competências, tendo em conta o artigo 8º do Estatuto da Ordem dos Enfermeiros alterado e republicado pela Lei nº156/2015 de 16 de Setembro, bem como os Regulamentos de Competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem, mais especificamente à pessoa em situação crítica e o plano de estudos do curso de MEMC 2015/2017 Metodologia. Assim sendo, este relatório analítico- descritivo relata o processo de aquisição de competências, o qual inclui o percurso realizado nos estágios I,II e III; os contextos onde os mesmos se desenvolveram e a reflexão sobre as estratégias utilizadas. Resultados: Como enfermeira, num percurso de aquisição de competências especializadas, desenvolvi áreas de atuação própria com a aquisição de competências específicas de relevância tais como: cuidar da pessoa em falência orgânica ou doença crítica; gestão de situações de emergência e catástrofe, promoção e controle da infeção. Não descurando a especificidade, desenvolvi ainda outros domínios: como o da responsabilização ética e legal na tomada de decisão; a capacidade de liderança, promovendo ambientes de práticas de cuidados que respeitam a dignidade humana e profissional, apostando na promoção de programas que promovem a qualidade dos cuidados. Este processo culminou com a proposta na área do transporte intra-hospitalar seguro do doente crítico, que a utilização de uma check-list de transporte, a qual vem sistematizar um pensamento fundamentado, criando uma metodologia de trabalho segura. Conclusão: ao culminar o processo de aquisição de competências, fica a estrutura de um pensamento crítico, baseado na evidência científica, fundamentado pela experiência, aquisição de aptidões e habilidades no cuidar à pessoa em situação crítica.