AM - CS - CC - Ciências da Comunicação
Permanent URI for this community
Browse
Browsing AM - CS - CC - Ciências da Comunicação by Subject "Forças Armadas"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Opinião Pública sobre as Forças Armadas na atual conjuntura nacionalPublication . Fragosa, PedroO presente Trabalho de Investigação Aplicada versou a “Opinião Pública sobre as Forças Armadas na atual Conjuntura Nacional”. Tendo como objetivo principal contribuir para a criação de medidas que ajudem na melhoria da imagem das Forças Armadas como um todo. Para o estudo foi realizada uma entrevista exploratória à Professora Doutora Helena Carreiras, por forma a perceber qual o estado atual da arte, bem como um Inquérito por Questionário aplicado a uma amostra de trezentos e oitenta e quatro indivíduos de ambos os sexos, habitantes no Distrito de Aveiro. Com base nas respostas obtidas nos Inquéritos por Questionário, efetuou-se o tratamento e análise estatística com recurso a programas estatísticos como Statistical Package for Social Sciences e Microsoft Excel Office 2010. Após a análise de dados conclui-se que a Opinião Pública sobre as Forças Armadas é bastante positiva, muitas vezes influenciada pelos Media. Entre os dados obtidos, destacamos os seguintes: A maior parte dos inquiridos entendem que as Forças Armadas são necessárias para o País, assim como consideram serem importantes para a Defesa Nacional. Em relação à confiança que os inquiridos têm nas Forças Armadas, mais de metade dos inquiridos consideram os militares pessoas sérias e honestas e aconselham o ingresso de familiares e amigos nas Forças Armadas. No que concerne ao efetivo das Forças Armadas, os inquiridos têm uma percepção muito próxima da realidade do total do efetivo das Forças Armadas, concordando que o efetivo atual é o suficiente. De treze instituições apresentadas, as Forças Armadas são aquelas em que a maior parte dos inquiridos confia, tendo obtido uma média positiva, os Partidos Políticos é a instituição que menos confiança transmite aos inquiridos. Uma parte significativa dos inquiridos concordam que a atuação das Forças Armadas contribui muito para o prestígio internacional do País, assim como entendem que as Forças Armadas são eficazes no cumprimento das suas missões.
- A utilização das redes sociais online pelas Forças Armadas Portuguesas enquanto instrumento de comunicação institucionalPublication . Santos, Pedro Miguel da Silva Coelho dosEstão as Forças Armadas Portuguesas a fazer um uso das redes sociais, enquanto ferramenta de Comunicação Institucional, de acordo com as boas-práticas? Através de entrevistas realizadas com os Serviços de Relações Públicas dos três ramos militares das Forças Armadas Portuguesas e da observação direta das suas páginas oficiais nas redes sociais online procurou responder-se a essa questão com esta Dissertação de Mestrado em Competitive Intelligence / Guerra da Informação na Academia Militar. Assumindo atualmente um papel relevante na forma de interação dos cidadãos uns com os outros e dos cidadãos com as mais variadas Instituições, as redes sociais online são uma ferramenta de comunicação que não pode ser ignorada por quem pretenda fazer chegar a sua mensagem junto de vastas franjas da população. Este estudo analisou a utilização deste recurso no âmbito da Comunicação Institucional e aplicou essa análise à prática quotidiana do Exército, Força Aérea e Marinha. Perante a necessidade de melhorar a comunicação estratégica das Forças Armadas e de promover o conhecimento e a utilidade da organização militar e dos restantes instrumentos da estratégia de segurança e defesa nacional, pretendeu-se concluir de que forma a presença nestes novos media está a contribuir para que esses objetivos sejam alcançados. Are the Portuguese military making use of social networks, as an institutional communication tool, according to the good practices? Through interviews with the Public Relations Services of the three military branches of the Portuguese Armed Forces and the direct observation of their official pages on online social networks, this Dissertation in Competitive Intelligence / Information Warfare in Military Academy sought to respond to this question. Currently taking an important role in how people interact with each other and with the most diverse institutions, social networks are a communication tool that can not be ignored by those who want to send their message along vast sections of the population. This study analyzed the importance of using this resource within the Corporate Communications and applied this analysis to the daily practice of the Army, Air Force and Navy. Given the need to improve the strategic communication of the armed forces and to promote the knowledge and the usefulness of the military organization and other instruments of national security and defense strategy, this work intended to conclude how this new media presence is contributing to achievement of these objectives.