ESSCVP - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica – Dissertações / Relatórios de estágio / Trabalhos de Projeto
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSCVP - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica – Dissertações / Relatórios de estágio / Trabalhos de Projeto by Subject "Cognitive Deficit"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica: A Estimulação Cognitiva como Intervenção Psicoterapêutica em Pessoas com DemênciaPublication . Pinheiro, Maria EmíliaEste relatório marca a conclusão do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, refletindo o percurso formativo e a prática especializada desenvolvida ao longo deste período. A formação prática decorreu em contexto hospitalar, comunitário e de respostas diferenciadas, permitindo o desenvolvimento de competências que qualificam a prática especializada em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica. O relatório tem como objetivo demonstrar a aquisição e o desenvolvimento de competências comuns, específicas e de mestre pelo Enfermeiro em Saúde Mental e Psiquiátrica ao longo do percurso formativo. As atividades desenvolvidas basearam-se na evidência científica, no modelo teórico de transições de Afaf Meleis e nos documentos regulamentadores da profissão, assegurando o cumprimento dos princípios do processo de Enfermagem. A metodologia adotada ao longo deste relatório foi descritiva, analítica e crítico-reflexiva, permitindo uma abordagem aprofundada e fundamentada sobre o percurso formativo e a consolidação das competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica. Os estágios clínicos possibilitaram a consolidação de competências nos diferentes domínios da Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, promovendo um elevado crescimento pessoal e profissional. Durante os estágios clínicos, a intervenção dirigida à pessoa com défice cognitivo assumiu um papel essencial, tornando-se ainda mais complexa e desafiante quando se tratava da pessoa com demência. Esta condição exigiu abordagens especializadas e ajustadas, focadas na manutenção da funcionalidade, no suporte aos cuidadores e na promoção da qualidade de vida. Para fundamentar a prática clínica com evidência científica, foi realizada uma scoping review com o objetivo de mapear as intervenções psicoterapêuticas de estimulação cognitiva na pessoa com Demência, implementadas por enfermeiros. A scoping review foi conduzida segundo as diretrizes do Joanna Briggs Institute, seguindo a estratégia População, Conceito, Contexto (PCC). A scoping review mapeou as principais intervenções de enfermagem na técnica de estimulação cognitiva, destacando a sua relevância para a qualidade de vida de utentes com défice cognitivo e demência. Os resultados destacam a importância do enfermeiro na manutenção das funções cognitivas, na qualidade de vida dos utentes com Demência e no apoio aos cuidadores.
