IPC - ESEC - Escola Superior de Educação de Coimbra
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Browsing IPC - ESEC - Escola Superior de Educação de Coimbra by Subject "1.º CEB"
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- Formulação de problemas, envolvendo educação financeira, por alunos do 1.º CEBPublication . Santos, Rita Susana Morgado dos; Santiago, A.; Cruz, CatarinaEste texto pretende relatar parte de uma investigação desenvolvida por uma professora estagiária, envolvendo alunos do 3.º ano do 1.º CEB, que visava promover a formulação e resolução de problemas em contextos de Educação Financeira. A formulação de problemas permite ao aluno desenvolver aprendizagens significativas, o raciocínio matemático, a comunicação e estabelecer conexões internas e externas à Matemática, potenciando, simultaneamente, a resolução de problemas. AEducação Financeira promove nos alunos uma relação saudável, equilibrada e responsável com o dinheiro, revelando-se um contexto promissor na criação de situações problemáticas. Considerando a pertinência de desenvolver nos alunos capacidades para formular e resolver problemas com contextos significativos, foi realizada uma investigação qualitativa, descritiva e interpretativa. Neste texto, será apresentada uma parte do estudo na qual a formulação de problemas pelos alunos foi motivada por um folheto de supermercado criado para o efeito. Os resultados apontam para a formulação de diversos tipos de problemas, envolvendo conhecimentos matemáticos de diferentes domínios em articulação com a Educação Financeira.
- As potencialidades da educação física enquanto promotora da interdisciplinaridade em contexto naturezaPublication . Pereira, Rita; Mendes, Pedro; Rebelo Leandro, CristinaO espaço exterior da escola pode funcionar como affordance para as crianças se tornarem mais ativas, ajudando-as a interligar diferentes saberes, e deste modo construir o seu próprio conhecimento. Este estudo contemplou 12 aulas de Educação Física (EF), tendo como matriz as Aprendizagens Essenciais (AE) da EF para o 2.º ano e decorreu no mês de março de 2022. As sessões de tipologia interdisciplinar tiveram como tema indutor a história "Arrumado" onde foram trabalhados temas de várias disciplinas. Deste modo, uma turma do 2.º ano (20 alunos), de uma escola de Coimbra, vivenciou três sessões semanais de EF, duas em formato "tradicional" e uma interdisciplinar, emdois contextos: escola e Natureza. Esta investigação pretendeu responder a dois objetivos: analisar a relevância do contexto Natureza na prática da EF do 1.º CEB e refletir sobre o papel da prática interdisciplinar entre a EF e as outras disciplinas. O instrumento metodológico utilizado foi o focus groups. A análise dos resultados permitiu concluir que o contexto Natureza foi o ambiente que as crianças elegeram como preferido para a prática de EF. Foi ainda possível constatar que as práticas interdisciplinares dinamizadas no decorrer destas aulas de EF mereceram grande relevância pelos alunos
- A que sabe a lua? : sabe a representações matemáticasPublication . Macário, Ana Carolina Marques; Silva, Ana Gabriela Neto; Bezerra, Giulia Thomazini; Silva, Isabel Vicente da; Ferreira, Rafaela Maria e Silva; Cruz, CatarinaAs conexões entre a Matemática e a realidade das crianças, ajudam-nas a atribuírem significado aos conceitos. Nos primeiros anos, a escolha de representações para motivar ideias matemáticas é crucial na comunicação e construção mental dos conceitos. São muitos os meios para representar, informal ou formalmente, ideias matemáticas, um exemplo é a literatura para a infância. Este recurso, além de motivar e captar a atenção das crianças, estimula aprendizagens através da narrativa, ilustrações e metáforas. A literatura fomenta ainda aprendizagens integradas, gosto pela leitura, criatividade e realça o papel das emoções na aquisição de conhecimentos. Na UC de Represesentações na Matemática Elementar, do Curso de Educação Básica, foi proposto aos estudantes explorar oportunidades para abordar ideias matemáticas através de um livro infantil, considerando contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º CEB. Nesta tarefa, foi evidente a construção de conhecimento didático pelos estudantes, nomeadamente, na análise de livros como indutores de aprendizagens integradas e no desenvolvimento de um olhar mais desperto para o uso de diferentes representações de conceitos matemáticos. O texto tem como intenção relatar esta experiência de ensino, através do trabalho desenvolvido a partir do livro A que sabe a Lua? , de Michael Grejniec, e refletir sobre o seu potencial no desenvolvimento de aprendizagens matemáticas.