ISEC Lisboa - Escola de Educação e Desenvolvimento Humano
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Browsing ISEC Lisboa - Escola de Educação e Desenvolvimento Humano by Subject "1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico"
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- OS TRABALHOS PARA CASA E A MATEMÁTICA: PERSPETIVAS E PRÁTICAS DE ALUNOS, ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO E PROFESSORES NUM 1.º ANO DE ESCOLARIDADEPublication . Marques, Telma Mariana Gomes; Machado, RicardoOs trabalhos para casa (TPC) são uma estratégia pedagógica habitualmente implementada nas escolas (Simões, 2006). Apresentam alguns efeitos negativos, mas também diversos benefícios, como por exemplo, em relação às aprendizagens (Cooper, 2007; Cooper, Robinson, & Patall, 2006). Contudo, são um tema controverso para os diferentes atores sociais envolvidos, nomeadamente professores, alunos e pais/encarregados de educação (Carr, 2013), bem como na literatura. Assim, esta investigação tem como objetivo conhecer as perspetivas de diferentes atores sociais (professores, alunos e encarregados de educação) e as práticas associadas aos trabalhos para casa, em particular, na área curricular da Matemática. Assumimos um paradigma interpretativo (Denzin, 2002) e desenvolvemos um design de estudo de caso (Merriam, 1988, citado por Bodgan & Biklen, 1994). Os participantes foram a investigadora, doze alunos, três professores titulares e setenta e dois encarregados de educação de três turmas do 1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico. Como instrumentos de recolha de dados utilizámos a observação, o diário de bordo, a entrevista semi-estruturada, as conversas informais, o questionário e a recolha documental. O tratamento e análise de dados baseou-se numa análise de conteúdo à exceção do questionário, do qual foi realizada uma análise estatística (Quivy & Campenhoudt, 1998). Os resultados evidenciam que, de um modo geral, as perspetivas dos alunos, encarregados de educação e professoras das três turmas do 1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico são positivas em relação aos trabalhos para casa. Também ilustram as práticas pedagógicas das professoras, as práticas dos alunos na adesão e realização das tarefas propostas, bem como o envolvimento dos encarregados de educação.