IADE-U – Teses de Doutoramento
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- Análise e perspectivas sobre o uso de recursos de Inteligência Artificial para avaliação de interfaces web de Sistemas de Gestão de Aprendizagem (LMS)Publication . Júnior, Demerval Gomes Sandim; Hernández-Ramírez, Rodrigo; Estima, JacintoOs LMS assumiram elevada importância nos últimos anos, num contexto em que instituições de ensino de todo o mundo, passaram a basear, parcial ou integralmente, o seu processo de ensino. Somam-se a isso, os contextos recentes trazidos pelos desafios da pandemia Covid -19 que levaram muitas escolas a reestruturar os seus cursos para funcionarem com o suporte de LMS. As interfaces dos sistemas de gestão de aprendizagem têm sido avaliadas constantemente, a partir do uso de diferentes métodos e abordagens, inclusive a partir do uso de avaliações suportadas por técnicas de IA. Este trabalho procurou compreender o estado do uso da IA no Design, especialmente, no campo da avaliação de interfaces, procurando identificar qual é o posicionamento que a IA está ocupando na prática dos profissionais de design que avaliam e estudam interfaces utilizadas para processo de ensino aprendizagem online. Esta pesquisa discute e explora o papel da Inteligência Artificial (IA) no Design no contexto atual. Para tanto, procurou identificar os posicionamentos que estas tecnologias têm assumido nos processos de design. A pesquisa situa-se no campo exploratório e enquadra como objeto de estudo, a avaliação de interfaces digitais de Sistema de Gestão de Aprendizagem denominados como Learning Management System (LMS), avaliadas tradicionalmente, a partir de heurísticas de usabilidade. A pesquisa identificou que a IA pode contribuir para melhorar os processos de criação e avaliação de interfaces, sem, no entanto, afetar os princípios básicos do pensamento em Design, ainda que a maneira como criamos, desenvolvemos e encontramos soluções para os problemas esteja a se alterar com o uso desses recursos. Por outro lado, foi possível reconhecer como os métodos de IA ainda são limitados, com a sua capacidade de resolução de problemas restrita aos contextos em que são aplicados, sendo mais produtivo aplicá-los em situações em que a delimitação dos problemas de design é bem definida. Os desafios para adotar a IA no processo de avaliação de interfaces são significativos, e ainda demandam um longa trajetória a ser percorrida. Uma das necessidades constatadas por essa pesquisa é aproximar os campos do Design e da IA, a partir de ecossistemas que incentivem a colaboração entre designers e cientistas de dados para criar soluções centradas no ser humano. Diversos autores apontam para lacunas entre a formação recebida nas universidades de Design e a prática dos designers, sobretudo no que se refere ao conhecimento e uso dos recursos da IA disponíveis para a execução de projetos. Apesar dos avanços recentes no uso das tecnologias associadas à IA observado em diversas áreas, a literatura evidencia que, na prática do design, ainda há um conjunto de equívocos e desconhecimento sobre o assunto e sobre os possíveis impactos que a IA pode causar a médio e longo prazos. Um dos resultados da pesquisa foi o desenvolvimento de uma metodologia a partir da sistematização de indicadores de usabilidade com base nas heurísticas de Nielsen (Nielsen & Molich, 1990) para contribuir para a simplificação do processo de inspeção de interfaces. Além disso, uma sistematização de indicadores de usabilidade para IA foi proposta e testes experimentais com a adoção de modelos de IA foram realizados para examinar a possibilidade de utilização de algumas tarefas de IA para contribuir para o processo de inspeção de interfaces. Quatro novas heurísticas foram propostas visando fazer face aos novos desafios trazidos pelo contexto tecnológico vivenciado nas últimas décadas. A pesquisa permitiu evidenciar a necessidade de implementar alterações na forma como os sistemas são desenvolvidos para que a coleta de dados, alinhada ao respeito à privacidade e à segurança dos utilizadores, seja considerada desde o princípio para subsidiar a estruturação de conjuntos de dados que poderão ser utilizados para alimentar modelos de IA, adotados na inspeção da usabilidade das interfaces. Além disso, observou-se a necessidade de promover o reforço de boas práticas no desenvolvimento de sistemas, com vistas à criação de projetos orientados à usabilidade. E por isso, sugerimos e propomos novas formas de organizar os espaços de criação de sistemas, orientadas à análise de usabilidade com suporte da IA. E finalmente, apontamos a necessidade de que trabalhos futuros sejam realizados para explorar ainda mais os desafios para aproximar o Design e a Ciência de dados para facilitar a prática da avaliação de interfaces.