ESSA - Departamento de Terapia Ocupacional
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Browsing ESSA - Departamento de Terapia Ocupacional by Subject "Acompanhamento escolar"
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- Perfil sensorial 2 - acompanhamento escolar: estudo da consistência interna e validade de construtoPublication . Campos, Marta; Pinto, ÉliaIntrodução: A utilização de instrumentos de avaliação standartizados e validados para a população portuguesa é essencial para as boas práticas dos terapeutas ocupacionais, que utilizam a abordagem da integração sensorial. Objetivos: Contribuir para a validação do instrumento de avaliação, Perfil Sensorial 2 - Acompanhamento Escolar. Métodos: Foi utilizada uma amostra total de 202 crianças, através de uma recolha não probabilística, por conveniência, para o estudo da fidedignidade e da validade de construto do Perfil Sensorial 2 - Acompanhamento Escolar. A fidedignidade foi analisada através da consistência interna, recorrendo-se ao Coeficiente de Alpha de Cronbach dos itens que compõe cada dimensão e do total da escala. A validade de construto e a estrutura fatorial da escala foi estudada através de uma análise fatorial confirmatória (AFC). O tratamento estatístico dos dados foi efetuado com recurso ao programa de software IMB Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) Statistics 28.0. Resultados: O instrumento revelou uma forte consistência interna, com valores de alfa de Cronbach entre 0,813 e 0,914. Na AFC, nas secções sensoriais e comportamentais, quatro medidas revelam um ajustamento bom (PCFI = 0,751 CFI = 0,926, TLI = 0,909 e RMSEA = 0,092) e um ajustamento aceitável (X2/gl = 3,216); nos quadrantes, quatro medidas revelam um ajustamento bom (PCFI = 0,747 CFI = 0,928, TLI = 0,910 e RMSEA = 0,089) e um ajustamento aceitável (X2/gl = 3,071); nos fatores escolares, duas medidas revelam um ajustamento bom (PCFI = 0,719 e RMSEA = 0,093), um ajustamento aceitável (X2/gl = 3276) e dois valores aceitáveis, embora sofríveis (CFI = 0,887 e TLI = 0,861). Conclusões: Os resultados obtidos revelaram evidências que suportam a fidedignidade e a validade de construto do Perfil Sensorial 2 – Acompanhamento Escolar. Considera-se importante a continuidade do estudo das propriedades clinimétricas para que se possa concluir o processo de validação para a população portuguesa.
- Perfil Sensorial 2- acompanhamento escolar: contributo para a validade convergente em crianças com idades entre os 5 e os 12 anosPublication . Pereira, Inês; Pinto, ÉliaIntrodução: Em Terapia Ocupacional, os resultados da intervenção dependem naturalmente de fatores como a identificação precoce, avaliação completa e determinação de objetivos significativos. Para conseguir assegurar a credibilidade e fidedignidade científica nesse processo é essencial o recurso a instrumentos de avaliação. Porém, em Portugal, os terapeutas ocupacionais estão limitados, na avaliação das disfunções de integração sensorial devido à escassa existência de instrumentos padronizados, traduzidos e validados para a população portuguesa. Assim, o presente estudo tem como objetivo analisar a validade convergente do Perfil Sensorial 2- Acompanhamento Escolar com o instrumento SPM- Sala de Aula, que avalia domínios semelhantes do processamento sensorial, através da correlação de Pearson. Métodos: Utilizou-se uma amostra de 29 participantes, com desenvolvimento típico, na faixa etária dos 5 aos 12 anos, da região da Marinha Grande (através de uma recolha não probabilística, por conveniência) para o estudo da validade convergente entre o Perfil Sensorial 2- Acompanhamento Escolar e o SPM- Sala de Aula. A Validade Convergente foi analisada através da correlação de Pearson e o tratamento estatístico dos dados efetuou-se com o software IMB Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) Statistics 28.0. Resultados: Observaram-se correlações significativas positivas, moderadas e altas entre os domínios dos dois instrumentos, a oscilar entre R= 0,379 e R=0,743. Ademais, salientaram-se valores acima de R= 0,50 entre diversos domínios do Perfil Sensorial 2- Acompanhamento Escolar e os domínios do SPM- Sala de Aula. Conclusão: Os objetivos do estudo foram alcançados, na medida em que se identificou com sucesso uma amostra com um processamento sensorial normativo e se obteve diversas correlações fortes entre os domínios dos dois instrumentos utilizados, o Perfil Sensorial 2- Acompanhamento Escolar e o SPM- Sala de Aula. Estes resultados revelaram evidências que suportam a validade do Perfil Sensorial 2- Acompanhamento Escolar, contribuindo positivamente para a validação deste instrumento na avaliação das crianças portuguesas com o mesmo.