IPS - ESE - Escola Superior de Educação
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IPS - ESE - Escola Superior de Educação by Subject "(In)sucesso escolar"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O (in)sucesso na disciplina de História e Geografia de PortugalPublication . Cascão, Isabel; Pessoa, Ana Maria; Souta, LuísO presente documento enquadra-se na realização do projeto de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular Estágio no 2.º Ciclo, do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico. O estudo desenvolvido tem como objetivo principal analisar e compreender os fatores do (in)sucesso escolar na aprendizagem de conteúdos à disciplina de História e Geografia de Portugal, numa turma do 5.º ano de escolaridade da Escola Básica de Poceirão. Para o estudo relacionaram-se as variáveis motivação, tempo, métodos e recursos de estudo e avaliei o impacto das áreas de apoio disciplinar - apoio a História e Geografia de Portugal e oferta complementar de Métodos e Hábitos de Estudo no (in)sucesso escolar dos/as alunos/as. O enquadramento teórico pautou-se pela pesquisa das investigações realizadas sobre as variáveis em estudo e que sustentam as teorias em torno do (in)sucesso escolar, em especial à disciplina de História e Geografia de Portugal. Do ponto de vista metodológico, o trabalho desenvolvido enquadra-se numa abordagem qualitativa. Os dados empíricos foram obtidos através da observação participante, recolha documental e entrevistas realizadas a cinco alunos e aos docentes implicados nas disciplinas de História e Geografia de Portugal e de Métodos e Hábitos de Estudo. Os dados obtidos foram, posteriormente, analisados tendo em vista a compreensão das conclusões da investigação. Os resultados da investigação mostram que os/as alunos/as envolvidos/as no estudo não têm metodologias de estudo que lhes permite ter sucesso educativo. Não estão, também, motivados/as para a aprendizagem. As famílias dos/as sujeitos/as, apesar das expetativas positivas em relação ao futuro pessoal e profissional dos/as seus/suas educandos/as, tendem a desvalorizar a aprendizagem, não se empenhando na vida escolar dos/as alunos/as. As ofertas que a escola proporciona aos/as alunos/as para que melhorem os resultados escolares são importantes, uma vez que permitem que os/as estudantes tenham uma outra oportunidade.