IPS - Instituto Politécnico de Setúbal
Permanent URI for this community
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) foi criado em 1979 e iniciou as suas atividades em 1981. Atualmente é constituído por cinco Escolas Superiores – Educação, Tecnologia de Setúbal, Ciências Empresariais, Tecnologia do Barreiro e Saúde, com uma oferta formativa muito diversificada ao nível de licenciaturas, mestrados, pós-graduações, cursos de especialização tecnológica e cursos livres. Integra ainda os Serviços de Ação Social, orientados para o apoio aos estudantes, que é responsável pela prestação de serviços como o alojamento, alimentação, serviços de saúde e apoio a atividades desportivas e culturais.
O Instituto Politécnico de Setúbal, como Instituição de Ensino Superior, procura, de forma permanente e em articulação com os parceiros sociais, contribuir para a valorização e desenvolvimento da sociedade em geral e da região de Setúbal, em particular, através de atividades de formação terciária, de investigação e de prestação de serviços, que concorram para a criação, desenvolvimento, difusão e transferência de conhecimento e para a promoção da ciência e da cultura.
Browse
Browsing IPS - Instituto Politécnico de Setúbal by Field of Science and Technology (FOS) "Engenharia e Tecnologia"
Results Per Page
Sort Options
- Análise dinâmica de pontes para ferrovias de alta velocidade de acordo com o Eurocódigo 1 - parte 2, estudo de caso práticoPublication . Lança, João Pedro Berjano; Lobo, José Bernardo; Ferreira, Pedro SalvadoEste trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular de Dissertação/Projeto de Engenharia Civil do Mestrado em Engenharia Civil, da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, do Instituto Politécnico de Setúbal, e trata-se da Dissertação de Mestrado para a obtenção do grau de Mestre. Este trabalho pretende fazer uma abordagem ao estado da arte no que respeita às pontes e aos viadutos em linhas ferroviárias para comboios de alta velocidade com especial atenção na análise dos efeitos dinâmicos e respetivos códigos europeus. Numa primeira fase, o estudo centrou-se na apresentação das principais soluções estruturais adotadas para este tipo de estruturas executadas na Europa identificando-se e descrevendo-se alguns dos parâmetros e características técnicas associadas à conceção. Em seguida foi feito um levantamento dos principais aspetos regulamentares relacionados com a dinâmica de pontes para tráfegos de alta velocidade recorrendo às mais recentes normas europeias, os Eurocódigos. Depois apresentam-se os aspetos e técnicas relacionadas com os principais modelos e metodologias numéricas desenvolvidos para a análise dinâmica de pontes para alta velocidade. Finalmente, foi efetuado o estudo de uma estrutura existente em território Nacional para permitir a verificação do cumprimento dos referidos códigos e a aplicabilidade da referida estrutura ao trafego real existente na Europa a operarem redes de alta velocidade.
- Determinação de parâmetros ótimos de materiais de proteção em capacetes para minimizar critérios de lesãoPublication . Antunes, Miguel Ângelo Correia; Moita, Paulo; Valido, AníbalA Limiting Performance Analysis de um capacete de proteção para motociclistas foi realizada, com o objetivo de determinar a força de controlo ótima exercida pelo material do forro interno deste equipamento sobre a cabeça do utilizador, em caso de impacto contra uma superfície rígida, com a finalidade de reduzir a severidade e probabilidade de ocorrência de lesão. Nesta análise, dois problemas de otimização foram abordados, o primeiro onde a energia total transmitida ao cérebro mediante impacto deve ser reduzida e o segundo em que o valor do Head Injury Criterion deve ser reduzido, ambos os problemas sujeitos a restrições associadas a outros critérios de lesão e desempenho. O modelo utilizado para simular o comportamento da cabeça é o Translational Head Injury Model, o qual é um modelo de parâmetros discretos. O impacto é realizado na direção Anterior-Posterior. A força de controlo ótima exercida na cabeça foi determinada para condições de impacto especificas. As soluções para o primeiro problema de otimização não cumpriram as restrições definidas. O segundo problema de otimização foi resolvido com sucesso, com os melhores resultados para uma espessura de forro interno de 30 mm.
- Ductilidade das armaduras de aço para betão armado : influência do método de ensaio na determinação da extensão total na força máximaPublication . Mendes, Ricardo André Cardoso; Louro, Ana Sofia Miranda da Silva; Oliveira, Cristina Ferreira deO objetivo fundamental deste trabalho é estudar e analisar as propriedades relacionadas com a ductilidade das armaduras de aço para betão armado. Dado que estas armaduras são usadas em estruturas dimensionadas para resistir a ações sísmicas, avalia-se a influência do método de ensaio na determinação da extensão total na força máxima. Para a realização de ensaios de tração em varões de aço para betão armado pode, de acordo com o especificado nas normas de referência (ISO 6892-1, 2009) e (ISO 15630-1, 2010), recorrer-se à utilização de dois métodos diferentes para avaliar a extensão total na força máxima dos provetes: método manual e método automático. No primeiro caso (método manual) a extensão total na força máxima é determinada a partir da medição da deformação do provete após rotura e, na medição automática a extensão total na força máxima é obtida diretamente a partir do registo do extensómetro instalado no provete a ensaiar. Para se avaliar a influência do método de ensaio nos valores da extensão total na força máxima realizaram-se ensaios de tração em 310 varões de aço, de cinco classes de resistência e envolvendo 9 diâmetros diferentes, em que foram usados, em simultâneo, os dois métodos de determinação da extensão total na força máxima previstos nas normas de referência. A análise da influência do método de ensaio foi feita recorrendo à: (i) determinação da extensão total na força máxima com instalação de dois extensómetros no centro do provete; (ii) determinação da extensão total na força máxima com instalação dos extensómetros na zona superior e inferior do provete; (iii) determinação da extensão total na força máxima através da medição da deformação do provete após rotura em quatro zonas distintas ao longo do provete; (iv) determinação da extensão total na força máxima através da medição da deformação do provete na força máxima de ensaio. Os resultados obtidos neste estudo evidenciam que os dois métodos preconizados conduzem à obtenção de valores díspares para a extensão total na força máxima, uma vez que os resultados são obtidos em diferentes estádios de deformação do provete. Tendo em conta que, em caso de litígio, a norma prevê que seja a medição manual a prevalecer, este estudo contribui para o esclarecimento da origem das diferenças que sistematicamente se verificam nos resultados da extensão total na força máxima e apresenta uma contribuição para a harmonização dos documentos normativos existentes sobre esta matéria e para a melhoria dos critérios de controlo utilizados no âmbito da certificação dos varões de aço para betão armado.
- Encurvadura e vibração de perfis de aço enformados a frio : modelação de secções com dobrasPublication . Pereira, Flávio José Rosa; Bebiano, Rui Alexandre da Silva; Mendonça, Paulo Jorge CunhaA presente dissertação reporta um trabalho académico no âmbito do qual se desenvolveu uma aplicação informática, intitulada “Rounded Corners 1.0”, que facilita a modelação geométrica de secções transversais que contenham dobras circulares – o que constitui uma situação comum no caso dos perfis enformados a frio, por exemplo. A aplicação foi desenvolvida na linguagem Visual Basic 6, usando o ambiente de desenvolvimento Visual Studio 2013, e contém um interface gráfico user-friendly que permite uma fácil e intuitiva introdução dos parâmetros, permitindo a modelação automática de secções em forma de “L”, “C”, “Z” ou “RHS”. Os inputs são os parâmetros geométricos (i) da secção transversal e (ii) das dobras (o raio de curvatura 𝑅 e o número de segmentos da aproximação 𝑁), sendo o output um ficheiro de dados (coordenadas de nós, etc.) formatado de acordo com as especificações do programa GBTUL – exportando-se assim os dados para este último, pode prosseguir-se para a análise estrutural propriamente dita (de encurvadura ou de vibração). Deduziram-se, e implementaram-se na aplicação, fórmulas matemáticas gerais que permitem determinar as coordenadas dos nós dos segmentos de aproximação de dobras, com várias possíveis orientações. Após o desenvolvimento, a aplicação foi testada com sucesso. Por fim, utilizou-se a mesma em algumas pequenas análises de encurvadura e vibração de perfis de aço enformados a frio, tendo os resultados obtidos sido comparados com valores fornecidos por (i) fórmulas analíticas, (ii) artigos científicos e (iii) o programa CUFSM 4.05. O programa, cujo interface foi escrito convenientemente com instruções em Inglês, será disponibilizado gratuitamente no site http://www.civil.ist.utl.pt/gbt/. Ficará assim à disposição da comunidade técnica e científica e espera-se que seja útil para a investigação nesta área.
- Estudo do comportamento ao desgaste de compósitos de Al-12Si/NbC desenvolvidos por deposição assistida por laserPublication . Lopes, Miguel; Pina, Célio; Almeida, AméliaOs revestimentos compósitos Al-12Si/NbC foram produzidos por deposição assistida por laser em um substrato de liga Al-7Si. A microestrutura e a resistência ao desgaste dos revestimentos foram avaliadas em comparação com as propriedades do substrato e da liga da matriz. A resistência ao desgaste foi avaliada usando testes de deslizamento reciproco de configuração esfera sobre o plano, em que foram usados como contra-corpos esferas do aço crómio AISI 52100, aço inox 316L, carboneto de tungsténio (WC) e óxido de alumínio (Al2O3). A microestrutura dos revestimentos é constituída por partículas de NbC dispersas numa matriz de liga Al-12Si. A matriz é constituída por dendrites primárias de α-Al e mistura eutéctica α-Al/Si. O reforço com partículas de NbC induz um aumento considerável na dureza média do material da matriz de (85 ± 1) HV a (152 ± 40) HV e na respetiva resistência ao desgaste. Os mecanismos de desgaste envolvem oxidação, adesão com deformação plástica e delaminação e dependem do contra-corpo utlizado.
- Fabrico de elétrodos de óxidos de ferro para armazenamento de energiaPublication . Silva, Rita Alexandra Quendera da; Carmezim, Maria João Pedroso; Santos, Catarina Ferreira dosAs nanopartículas de magnetite e nanoplaquetas de magnetite e hematite foram sintetizadas através do método de co-precipitação com o uso da amónia como agente alcalino e também foi feito um tratamento térmico às nanopartículas de magnetite, a fim de as oxidar e transformar em maghemite. A caracterização físico-química e a morfologia analisadas indicaram que as partículas são cristalinas, sem impurezas e com um diâmetro médio de 12,4 nm para as nanopartículas de magnetite e um diâmetro de 31,3 nm para as nanoplaquetas de magnetite e hematite. Foram estudados os elétrodos fabricados com as nanopartículas em duas gamas de potencial, conseguindo-se valores de capacidade elétrica específica de 77,5 F/g para o elétrodo de magnetite, 43,14 F/g para o elétrodo de magnetite e hematite e de 42,36 F/g para o elétrodo de maghemite, na janela de potencial positivo, a uma velocidade de varrimento de 10 mV/s. A densidade de carga obtida foi de 124,1 mC/cm2 para a magnetite, 62,12 mC/cm2 para a magnetite e hematite e 72,87 mC/cm2 para a maghemite, no potencial positivo e no potencial negativo respetivamente. A influência da massa de óxido na capacidade do elétrodo mostrou que o elétrodo se torna mais estável quando a sua massa é igual a 8 mg.
- Fiscalização e coordenação de obras : Condomínio Zenith Towers, Luanda, AngolaPublication . Crato, Luís Miguel Fanico Santana; Pereira, Cristiana Nadir Gonilho; Ventosa, Renato José Sancho da LuzO presente relatório tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular realizado na empresa FICANGOL, Lda., a fim de possibilitar a atribuição do grau mestre do curso de Mestrado em Engenharia Civil, área de Construção, na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal. O estágio teve a duração de 10 meses, tendo inicio a 31 de outubro de 2014 e terminado a 31 de Agosto do presente ano. O trabalho de estágio, foi orientado pela Professora Cristiana Gonilho Pereira, Professora Adjunto da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, e pelo Eng.º Renato José Sancho da Luz Ventosa, engenheiro civil e Diretor de Projeto na FICANGOL, Lda. O estagiário integrou a equipa de fiscalização de obra no condomínio ZENITH TOWERS, na cidade de Luanda, em Angola, desempenhando funções de engenheiro fiscal. A realização das atividades desenvolvidas ao longo do estágio possibilitaram adquirir e consolidar conhecimentos na área da fiscalização e coordenação de obras. Permitiram aplicar o conhecimento adquirido ao longo de todo o percurso académico, designadamente na participação e acompanhamento no controlo do planeamento de obra, no controlo de custos, no controlo de qualidade e na verificação da conformidade da obra com os projetos de execução.
- Organization of the maintenance - method to implement a maintenance management system and methodology for efficient maintenance on heavy machineryPublication . Proença, Sara Salgueiro; Pereira, Filipe José DideletEste trabalho dá início à construção de um método para implementação de um sistema de gestão da manutenção e é também um estudo de organização e disponibilidade de máquinas pesadas. A pesquisa tem como fundamento base a manutenção e todas as questões inerentes a esta. Irá descrever e salientar a importância da manutenção e resolução de problemas nos dias de hoje nas empresas. Para o sector específico da manutenção de máquinas pesadas, apresento uma proposta de organização com o objetivo de fazer melhor uso dos recursos humanos e materiais. O trabalho será apresentado como um estudo de caso geral. Perante os modelos existentes de manutenção, a realidade, o propósito / finalidade, princípios e ferramentas, apresento novas perspetivas de como atuar e desenvolver o trabalho que permita encontrar a melhor forma de fazer a gestão da manutenção eficiente e eficaz. No desenvolvimento do trabalho é importante conhecer todas as variáveis da manutenção porque apesar desta ser planeada podem existir e / ou verificar-se desvios do planeamento, o que acontece com alguma frequência. A criação de uma metodologia de implementação de um sistema tem como objetivo não só a sua implementação, mas também a eliminação de falhas e a procura da melhoria continua. Após conhecer bem a manutenção é tempo de começar uma nova pesquisa para o desenvolvimento do sistema em si. Na continuação deste trabalho, serão criados procedimentos e apoio à decisão, a fim de sustentar a organização da manutenção e o sistema de gestão da mesma. Este estudo foi realizado para três tipos de equipamentos: escavadora, máquina florestal e pá carregadora de rodas).
- Prevenção e segurança no trabalho em indústria metalomecânicaPublication . Coentro, Susana Raquel Candeias; Ganço, ManuelAo longo dos tempos a segurança, saúde e higiene no trabalho têm vindo a ganhar enorme importância nas organizações não só por constituir uma obrigação legal, mas também por ser vista como uma vertente essencial para manter a integridade física e psicológica dos trabalhadores, através de melhores condições de trabalho, além da enorme importância na prevenção de lesões e doenças profissionais, promovendo a produtividade laboral e a redução de custos. A segurança, saúde e higiene no trabalho são, pois, fundamentais para o êxito de uma empresa pelos diversos benefícios que promove. Deste modo, o presente relatório insere-se no âmbito do trabalho desenvolvido numa indústria metalomecânica, tendo como principal objetivo a elaboração de uma avaliação de riscos em toda a empresa, com posterior definição do plano de ações corretivas, acompanhamento das ações identificadas, assim como o seguimento da implementação e eficácia dessas ações. Desta forma, assumiu-se a responsabilidade pelo acompanhamento e controlo de ações corretivas e preventivas relacionadas com substâncias químicas, segurança contra incêndios, organização da emergência, máquinas e equipamentos de trabalho, ruído ocupacional, equipamentos de proteção individual e coletiva, realizar ações de sensibilização e formação, como também o acompanhamento e atualização de bases de dados em segurança e saúde no trabalho e apoio no reporte interno de acidentes e quase-acidentes. Em prol da melhoria contínua da gestão do risco foram realizadas semanalmente inspeções de segurança. Para o efeito foram aplicadas diversas metodologias, nomeadamente a análise documental e legislativa, técnicas de observação de atividades e de setores de trabalho, lista de verificação de inspeção de segurança no trabalho (checklist), entrevistas informais aos colaboradores, como também a aplicação do método de avaliação de riscos utilizado na empresa. Como resultado do trabalho desenvolvido foi possível assegurar as condições de segurança e higiene no trabalho na empresa, mas também identificar e implementar medidas de melhoria em diversas áreas da segurança e higiene no trabalho, em prol de uma cultura preventiva de acidentes. Também foi proposta uma adaptação da matriz de avaliação de riscos, por forma a facilitar a melhor identificação de perigo e avaliação do risco de acordo com a tarefa, atividade ou processo realizado em determinado setor de atividade de trabalho.
- Quality Manager System (QMS)Publication . Mbenza, Alexandre Seth da Silva; Ventura, João Miguel JonesA evolução tecnológica a nível da indústria e de metodologias utilizadas torna imperativo que as organizações adotem novos mecanismos e que estas novas tecnologias reflitam uma maior eficiência para as mesmas. Neste contexto, as organizações apostam cada vez mais na gestão da qualidade, encarando-o como uma ferramenta eficaz para fazer face à competitividade nacional e internacional. Não menosprezam toda a atividade relacionada com a inovação, mas consideram que é fundamental uma base com qualidade, permitindo assim atingir patamares superiores. O presente relatório visa abordar a metodologia e o processo de implementação das normas internacionais a nível geral. O conhecimento adquirido ao longo do percurso profissional no desenvolvimento de um software, bem como em outras competências intrínsecas, permitiram idealizar o desenvolvimento de uma plataforma capaz de gerir e implementar um sistema de gestão de qualidade. com o intuito de que este seja capaz de evoluir e de ser mantido de forma organizada. Com a implementação da ISO 27001, neste contexto, e após a análise de soluções existentes no mercado e da estrutura de implementação e certificação das normas internacionais, surgiu a necessidade de apresentar uma solução que vise facilitar este mesmo processo e que também ajude na manutenção de um sistema de gestão. Para este desenvolvimento foi necessário efetuar um levantamento de alguns sistemas que já existiam nesta área, sendo que as soluções encontradas no mercado não satisfaziam a necessidade de um sistema de gestão de qualidade. Apesar destas permitirem gerir este tipo de sistemas de qualidade, não estão focadas no processo de implementação e certificação das ISO. Deste modo, o QMS4.0 tem como objetivo minimizar esta lacuna identificada e facilitar o processo interno das empresas.