ESHTE - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
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- Marketing experiencial em eventos – o caso do evento “Peixe em Lisboa 2011”Publication . Almeida, Mafalda Sofia Moreiras de; Gustavo, Nuno Silva; Rasquilha, LuísO marketing tem vindo a focar a sua atenção em experiências que conferem um valor acrescentado a quem as vive. Este foco tem levado ao aumento de investigação relativo à produção e consumo de experiências. Será propósito desta dissertação contribuir para o esclarecimento e elucidação desta disciplina que tem vindo a emergir, no sentido de melhor entender esta distinta e importante vertente do marketing – o experiencial e a sua integração na área dos eventos. Actualmente, existem ainda algumas lacunas relativamente ao seu entendimento e conhecimento, pelo que será através da exposição desta matéria que se terá como objectivo verificar em que medida o marketing experiencial pode ser parte integrante do mercado de eventos e qual a sua mais-valia. No sentido de preencher estas lacunas e alargar o conhecimento deste ramo do marketing, esta dissertação tem como objectivos estudar esta disciplina e analisar qual a sua influência e impacto nos eventos que se regem segundo a mesma; examinar a adequabilidade e efectividade da comunicação utilizada, bem como, investigar a repercussão que os eventos experienciais têm junto do público a que se destinam; identificar quais os novos meios, canais e plataformas de comunicação utilizadas pelo marketing experiencial na realização e promoção de eventos e consequentemente averiguar se através do marketing experiencial se encontram, atraem, mantêm e reconquistam os participantes de determinado evento e se este gera interesse e envolvimento nos que nele participam. Por forma a alcançar estes objectivos, a dissertação está organizada da seguinte forma: O Capítulo I fornece uma revisão de literatura relevante, a fim de delinear todos os factores que são necessários para o adequado enquadramento e esclarecimento sobre o tema em questão. No ponto 1 deste capítulo, é inicialmente efectuada a análise da envolvente do contexto que se pretende estudar, para que à posteriori de serem definidas as principais matérias em estudo – marketing e eventos – se possa efectuar o seu enquadramento ao estudo de caso que será levado a cabo, analisando-se as etapas de criação de um evento, alcance de sucesso, sua avaliação e respectiva gestão de satisfação do cliente, através de técnica apropriada (CRM). No ponto 2 do capítulo, pretende-se partir do geral para o particular do tema desta dissertação, analisando-se a vertente experiencial do marketing em eventos. Neste sentido, é efectuada a contextualização desta área de marketing, procurando-se definir o conceito de experiência e abordar a estratégia e objectivos do marketing dos sentidos, sendo para tal necessário definir o perfil do público-alvo, quais as suas expectativas, assim como, analisar igualmente à semelhança do ponto anterior mas num contexto mais específico, a gestão da experiência do cliente (CEM). Dada a importância que o tema do evento estudo de caso apresenta, será pertinente no ponto 3 do Capítulo I, analisar a comunicação em eventos, na medida em que se pretende averiguar qual o posicionamento e mensagem que determinado evento pretende transmitir; quais os meios, canais e plataformas de comunicação utilizados, bem como, analisar a crescente importância da comunicação em eventos, através das relações estabelecidas com os media e com os respectivos patrocinadores. O Capítulo II fornece uma descrição da metodologia de investigação aplicada ao estudo empírico com o fim de examinar a revisão bibliográfica efectuada. Neste capítulo, primeiramente é efectuada a contextualização do estudo de caso a analisar, para devida integração do tema em análise. Posteriormente à apresentação e delimitação do tema, assim como, à construção da problemática é colocada a primeira pergunta de partida que dá origem à análise do estudo de caso apresentado, no entanto, é através das hipóteses de investigação que serão colocadas subsequentes questões que irão complementar a mesma, procurando-se efectuar através destas, a respectiva correspondência com os três pontos abordados no Capítulo I. Ainda neste capítulo se descreve a metodologia aplicada nesta dissertação, contemplando a explicação do trabalho de campo desenvolvido, nomeadamente a observação participante de um evento em particular o “Peixe em Lisboa 2011” e a realização de entrevistas a diversos intervenientes do mesmo, designadamente membros da organização, parceiros e participantes, para que através destas e da sua respectiva análise de contéudo se possa extrair a informação que corresponda ao objecto de estudo – Marketing Experiencial em Eventos. O Capítulo III fornece uma análise detalhada sobre a conclusão da pesquisa relacionada com o tema em estudo e respectiva análise de estudo de caso, bem como, é estabelecida a relação da mesma com a revisão bibliográfica apresentada. Após designação do objecto de estudo, da metodologia adoptada e quais as ferramentas de investigação utilizadas, neste capítulo é apresentada no ponto 1, a análise do estudo de caso, através da descrição da observação participante do mesmo, sendo que no ponto 2, através da análise de contéudo efectuada das entrevistas realizadas, são apresentados os resultados do estudo. Ainda neste capítulo são apresentadas as implicações dos resultados da investigação no marketing experiencial e evento em análise, respectivas considerações finais, quais as limitações da pesquisa efectuada, bem como, recomendações e reflexões para futuras investigações.
- O potencial desenvolvimento do turismo em espaço rural nas ilhas do triânguloPublication . Lemos, Ana Filipa Martins Silveira; Moreira, Fernando João MatosEsta investigação aborda o potencial do Turismo em Espaço Rural na região Açoriana, mais concretamente nas denominadas ilhas do triângulo, focalizando-se na análise pelo lado da oferta de modo a perceber a visão dos proprietários quanto ao seu desenvolvimento. Deste modo, primeiramente é realizada toda a revisão bibliográfica sobre os temas em estudo, onde é também descrita a informação estatística essencial e complementar para esta matéria; segue-se a recolha dos dados quantitativos e qualitativos e a sua posterior análise descritiva; por fim, é realizado o Diagnóstico Prospetivo, a Visão de Futuro e as Conclusões e Recomendações retiradas de todo este trabalho.