AM - TIA - ADMIL - Especialidade de Administração
Permanent URI for this community
Browse
Browsing AM - TIA - ADMIL - Especialidade de Administração by Field of Science and Technology (FOS) "Mestrado Integrado em Administração da Guarda Nacional Republicana"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Contributo para otimizar a Gestão dos Recursos Humanos nas Secções de Recursos Logísticos e Financeiros da Guarda Nacional Republicana: a importância da formação emPublication . Lopes, Pedro Manuel Cerqueira; Pereira, Maria Cristina AfonsoO presente Trabalho de Investigação Aplicada está subordinado ao tema: “Contributo para otimizar a Gestão dos Recursos Humanos nas Secções de Recursos Logísticos e Financeiros da Guarda Nacional Republicana; a importância da formação em contratação pública”. Por conseguinte, pretende-se estudar as competências requeridas para a melhoria do desempenho dos recursos humanos no desenvolvimento das funções em contratação pública. Assim sendo, a investigação desenvolveu-se através do método hipotético-dedutivo, permitindo elaborar o estudo de forma a responder à pergunta de partida, às perguntas derivadas e às hipóteses levantadas. No que concerne à metodologia aplicada para a realização do trabalho de investigação, esta foi delimitada segundo os autores, Quivy & Campenhoudt (2017) e Sarmento (2013), assim como a pesquisa bibliográfica, as entrevistas e os inquéritos por questionário foram os procedimentos utilizados para a recolha dos dados. Por conseguinte, o presente trabalho é composto por seis capítulos divididos em três partes, sendo elas, Parte I – Enquadramento Teórico, Parte II – Parte Prática e por último as conclusões e recomendações. Deste modo, a Parte I é definida pelos conceitos teóricos, relativamente à Gestão dos Recursos Humanos, à formação e à contratação pública. No que concerne à Parte II, são apresentados os métodos e procedimentos utilizados, a análise e discussão de resultados. No último capítulo redigem-se as conclusões retiradas dos resultados obtidos e as recomendações futuras. Após toda a investigação, recolha e tratamento dos dados, conclui-se que existe a necessidade de promover formação específica em contratação pública, para os recursos humanos que desempenham funções neste âmbito, nas respetivas Secções de Recursos Logísticos e Financeiros. Neste desiderato, a colocação de um oficial de Administração Militar revela-se uma fator extremamente importante pois possui os conhecimentos teóricos de modo a verificar e controlar os procedimentos aquisitivos desenvolvidos.
- Implementação do Sistema de Normalização Contabilística para as administrações públicas na Guarda Nacional RepublicanaPublication . Gomes, Rafael da Silva; Malheiro, Luís Carlos Rodrigues; Santos, Paula Alexandra Rocha Gomes dosO presente trabalho de investigação aplicada pretende responder à seguinte pergunta de partida: “quais os principais desafios subjacentes à adoção do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas na Guarda Nacional Republicana?”. A investigação foi conduzida através do método hipotético-dedutivo e do método inquisitivo, com três fases distintas, embora complementares entre si: concetual, metodológica e empírica. Para a recolha e análise de dados realizaram-se inquéritos por questionário, entrevistas e análise documental. Da investigação realizada, foi possível concluir que a Guarda ainda não se encontra em condições de elaborar o seu balanço de abertura, uma vez que ainda existem alguns aspetos para a transição que não se encontram assegurados, nomeadamente nem todos os ativos se encontram reconhecidos, como por exemplo a utilização operacional de bens apreendidos, bens cedidos, legados e doados e as cauções pecuniárias. Foi, também, possível perceber que existem ativos reconhecidos como inventários que não cumprem os critérios de reconhecimento. No que respeita à mensuração do património imobiliário este encontra-se mensurado por valores simbólicos, não respeitando o normativo. Quanto à informação divulgada, conclui-se que a Guarda não reúne condições para divulgar os ativos contingentes decorrente das coimas. Salienta-se que algumas destas situações já se verificavam no anterior Plano. Como principais constrangimentos à implementação do normativo, os inquiridos referem a falta de formação em contabilidade, bem como a falta de envolvimento e acompanhamento das Unidades.