IPP - Instituto Politécnico de Portalegre
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O Instituto Politécnico de Portalegre é a instituição pública de ensino superior que cria e difunde o conhecimento, orientado profissionalmente, através da formação e qualificação, de alto nível, para públicos diferenciados, em momentos vários dos percursos académico e profissional, e da investigação e desenvolvimento tecnológico para a promoção das comunidades, em cooperação com entidades regionais, nacionais e internacionais. O Politécnico de Portalegre integra as seguintes unidades orgânicas de ensino: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Escola Superior de Saúde (em Portalegre) e Escola Superior Agrária (em Elvas).
O Instituto Politécnico de Portalegre tem uma Unidade de I&D, avaliada pela FCT com MUITO BOM, o Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos - VALORIZA.Browse
Browsing IPP - Instituto Politécnico de Portalegre by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Médicas"
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- Gestão do regime terapêutico em contexto domiciliário para uma melhor qualidade dos cuidadosPublication . Baía, Lurdes; Arco, HelenaReconhecemos que a sociedade, e por vezes os próprios, desconhecem as melhores estratégias para adequar as alterações biofísicas e emocionais que vão emergindo com o passar dos anos. Estimamos que uma vida mais longa seja o resultado da evolução das ciências médicas, do investimento social, económico e familiar, contributo associado à sociedade atual, bem como do investimento das políticas de saúde, através da promoção da acessibilidade e equidade ao Serviço Nacional de Saúde. A qualidade de vida está relacionada com o desempenho dos cuidados de saúde primários, permitindo que a formação contínua ajuste a capacitação dos elementos da equipa multidisciplinar, visando uma melhor e adequada qualidade aos serviços prestados, tendo como referência as políticas de saúde em vigor. O presente documento estrutura e reflete criticamente sobre as atividades desenvolvidas durante o estágio realizado no âmbito do V Curso de Mestrado em Enfermagem de Gestão de Unidades de Saúde, em particular no domínio da gestão do regime terapêutico em contexto domiciliário, sustentadas na metodologia do planeamento em saúde e à luz da Teoria de Avedis Donabedian. Esta é uma temática cada vez mais central, em virtude da inversão da pirâmide etária dos utentes inscritos em Centros de Saúde, em particular no interior do país, e vai também ao encontro dos objetivos delineados pelo Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2015-2020, coordenado pelo Departamento da Qualidade na Saúde da Direção-Geral da Saúde, publicado no Diário da República N.º 28 de 10 de fevereiro de 2015. Nos serviços de saúde, o capital humano é fundamental para a eficácia e eficiência dos serviços prestados. Defendemos que a formação tem um papel importante a desempenhar na adequação e organização da qualidade dos cuidados prestados, através do desenvolvimento das competências profissionais e pessoais dos cuidadores, começando pelos enfermeiros. De igual modo, ajustes nos procedimentos e nos documentos de apoio podem contribuir para o aumento da qualidade dos serviços prestados e minimizar os riscos associados à toma dos medicamentos, além de facultar ao utente a informação mais segura, e ainda, através da análise custo-benefício, tornar visível a existência de um racional custo económico
- Implementação e organização da formação em serviço na USF SALUSPublication . Relvas, Rosa; Pedro, Adriano; Roques, FernandoO presente relatório pretende dar a conhecer detalhadamente todas as etapas de um projeto que visou a implementação e organização da formação em serviço na unidade de saúde familiar Salus, elaborado no contexto do estágio realizado no âmbito do 5º Curso de Mestrado em Enfermagem, Especialização em Gestão de Unidades de Saúde. A qualidade dos cuidados na área da enfermagem depende de bons níveis de conhecimentos e de desempenho, demonstrados pelas competências dos profissionais. A formação em serviço, tratando-se de formação de adultos deverá ser o reflexo de uma prática profissional refletida porque a aprendizagem está diretamente relacionada com a experiência. O plano de formação, foi o pilar de todo o trabalho desenvolvido para alcançar o objetivo proposto. A sua elaboração foi baseada na metodologia de planeamento em saúde. A população incluída foi a equipa de enfermagem da Unidade de Saúde Familiar Salus, tendo a metodologia utilizada permitido identificar as necessidades formativas sentidas pela equipa e facilitado a organização da formação em serviço, ao mesmo tempo que estimulou o envolvimento da equipa em todo o processo formativo. Este documento pretende ainda analisar pormenorizadamente o processo de aquisição de competências acrescidas avançadas em gestão
- Promoção e apoio ao aleitamento materno em contexto de cuidados de saúde primáriosPublication . Lourenço, Maria Clara; Pedro, AdrianoO presente relatório surge na sequência de um projeto de estágio que decorreu na Unidade de Cuidados na Comunidade Almoreg, subordinado ao tema “aleitamento materno”, inserido no estágio do Curso de Mestrado em Enfermagem, e pretendeu-se desenvolver competências de enfermagem avançada na assistência à criança/família na amamentação, através da promoção, suporte e apoio ao aleitamento materno. A escolha da temática deriva de uma inquietação pessoal pela constatação da inexistência de medidas concretas e efetivas direcionadas para esta prática, comprovada pela evidência científica que demonstra taxas atuais de aleitamento materno muito baixas, estando estas assim, longe das metas definidas pelas estruturas de saúde nacionais e internacionais em termos de orientações para a alimentação infantil. Ao longo deste estágio pretendo: * Redefinir estratégias de atuação em torno desta temática; * Desenvolver instrumentos auxiliares da prática; * Elaborar Guia Orientador de Boas Práticas para o Cantinho da Amamentação; * Criar 3 unidades de Saúde amigas dos bebés (UCC Almoreg, USR Remo e UCSP de Mourão). A metodologia de trabalho utilizada incorporou uma constante análise reflexiva das situações vivenciadas, da experiência profissional e da evidência científica existente, sendo possível ao longo do percurso realizado, demonstrar a capacidade para identificar problemas e tomar decisões assim como a importância das intervenções implementadas e da sua aplicabilidade em contextos tão específicos. Desta forma, concluo que os objectivos definidos foram pertinentes e alcançados, produzindo ganhos em saúde e simultaneamente promotores do desenvolvimento de competências.