IPS - ESE - Escola Superior de Educação
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Browsing IPS - ESE - Escola Superior de Educação by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- A aprendizagem da multiplicaçãoPublication . Silva, Cátia Filipa Pagaime; Delgado, CatarinaEste estudo tem como objetivo compreender como lidam os alunos com tarefas de multiplicação, tendo em vista a sua resolução. Mais concretamente, pretende identificar e analisar as estratégias e procedimentos de cálculo utilizados pelos alunos na resolução de tarefas de multiplicação e eventuais dificuldades que revelam na resolução dessas tarefas. A fundamentação teórica inclui quatro secções que discutem as seguintes temáticas: ensino e aprendizagem dos números e das operações, à luz das orientações curriculares; significado, componentes e desenvolvimento de sentido de número; significado e desenvolvimento de cálculo mental; e aprendizagem das operações aritméticas, nomeadamente da operação multiplicação. Este estudo insere-se num paradigma interpretativo e segue uma abordagem qualitativa, sendo também uma investigação sobre a própria prática. Nele participam 21 alunos pertencentes a uma turma do 2.º ano de escolaridade. Os dados foram recolhidos recorrendo à observação participante, à recolha documental, a conversas informais e à entrevista. A proposta pedagógica associada a este estudo incluiu a conceção/adaptação e exploração de quatro tarefas, todas elas visando a aprendizagem da multiplicação numa perspetiva de desenvolvimento de sentido de número, e o trabalho realizado em sala de aula tem como base as ideias subjacentes ao ensino exploratório. Os resultados deste estudo revelam que: (i) os alunos utilizam alguma diversidade de estratégias e procedimentos de cálculo na resolução de tarefas de multiplicação; (ii) globalmente, ao longo da resolução das tarefas, há uma preferência dos alunos pelas estratégias aditivas; (iii) as dificuldades evidenciadas pelos alunos têm uma natureza distinta: existem dificuldades na compreensão dos enunciados, relativas ao desenvolvimento do sentido de número, à organização e apresentação dos registos, e à compreensão dos modos de pensar distintos dos seus.