Browsing by Issue Date, starting with "2025-06-11"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Casos de estudo de avaliação da eficácia de tratamentos pré germinativos a sementes de medronheiro dos anos 2018 a 2023 e na aclimatização e enraizamento ex vitro a eficácia de diferentes substratos e adição de nutrientes.Publication . Pereira, Ana Luísa Jogundo da Costa; Gomes, Maria Filomena Figueiredo NazaréNeste trabalho foram realizados dois ensaios no âmbito do programa de melhoramento do medronheiro, espécie autóctone e resiliente a diversas condições edafoclimáticas. No primeiro ensaio, tendo como objetivo avaliar tratamentos pré-germinativos para a comercialização de semente do pomar produtor de sementes certificado pelo ICNF, na categoria de material qualificado e registado com o código ARBUQ001, foi instalado um ensaio (I) para avaliar o efeito de diferentes tratamentos pré-germinativos na germinação de semente (lotes de 2018 a 2023). Os tratamentos consistiram em diferentes períodos de estratificação húmida a frio (4ºC), adição de ácido giberélico (GA3, em diferentes concentrações) e a combinação de ambos. Testou-se ainda três condições de sementeira, 1- caixas de germinação, 2- sementeira em alfobre e 3- sementeira direta. No segundo ensaio (II) tendo como objetivo melhorar o processo de enraizamento ex vitro e aclimatização, para aplicação em larga escala, redução do período de tempo, custos e obtenção de melhores taxas de sobrevivência foram testados diferentes substratos, BioBizz (S1), SiroFlorestal (S2), mistura de Turfa:Perlite (S3) e, ainda, a adição de um estimulante radicular (Rhizotonic) ou ectomicorrizas (Micofora) em S2 e S3 e em S3 adição de fósforo, calcário e adubo de libertação controlada em diferentes combinações.As melhores taxas de germinação foram observadas nas condições 2 e 3 e foram dependentes do genótipo (família/acesso). As sementes de 2020 e 2021 obtiveram melhores taxas de germinação. Os melhores tratamentos para promover a germinação foram o tratamento 1, 1 semana de estratificação, na condição 2. E na condição 3 os tratamentos 7 com 100 % germinação e os tratamentos 8, 9 e C respetivamente, 7 e 8 são tratamentos com combinação de adição de GA3 nas concentrações de 1000 mg/L e 2000 mg/L e 30 dias estratificação; tratamento 9, adição de GA3 na concentração de 2000 mg/L sem estratificação e por último o controlo (sem qualquer tratamento pré-germinativo).Os resultados para o ensaio de aclimatização mostram que os melhores substratos são o BioBizz e a SiroFlorestal. A adição de Rhizotonic não foi relevante. A sobrevivência foi dependente do tratamento. O clone 1001 apresentou melhor sobrevivência comparativamente a 8001. No entanto, este apresentou melhor desenvolvimento vegetativo e radicular. O fósforo foi um elemento adicionado em excesso no ensaio e foi prejudicial à sobrevivência. A adição de micorrizas no substrato SiroFlorestal melhorou significativamente a sobrevivência e desenvolvimento vegetativo.
- A Polícia de Segurança Pública em missões da Organização das Nações Unidas: as cicatrizes que ficamPublication . Morgado, Diana Cristina Duro; Pais, Lúcia Maria de Sousa Gomes Gouveia; Elias, Luís Manuel AndréDesde a sua fundação em 1945 que a ONU se tem revelado determinante na promoção da paz e da segurança internacionais, através de múltiplas abordagens, nomeadamente as operações de apoio à paz (OAP). Desde 1992, a Polícia de Segurança Pública tem participado de forma ativa nessas missões, contribuindo assim para a projeção de Portugal no panorama global. São 33 anos a destacar polícias que experienciam uma diversidade de situações em cenários muitas vezes violentos e inóspitos que os deixam expostos a fatores que elevam os níveis de stress, fadiga e desgaste emocional, podendo levar a problemas físicos e psicológicos que afetam o seu bem-estar e desempenho durante e após a missão. Nesta investigação procurou-se conhecer os impactos na saúde física e psicológica que a participação nestas missões provoca nos polícias. Para isso, realizou-se um estudo qualitativo, através da análise de conteúdo de 18 entrevistas em profundidade semiestruturadas, efetuadas a polícias que participaram em pelo menos uma OAP. Os resultados revelam uma dualidade das consequências das missões. Ora são enriquecedoras pessoal e profissionalmente, ora deixam sinais de fadiga por compaixão e ansiedade, associados essencialmente ao distanciamento familiar e a contextos extremos vividos nos territórios de missão. Apesar da supremacia de relatos sobre impactos psicológicos, a procura por ajuda profissional por parte dos polícias revelou-se muito reduzida, refletindo a necessidade de robustecer o seu acompanhamento psicológico em todas as fases da missão e de desestigmatizar essa procura.
- A Relevância da Contabilidade na Previsão da Insovência nas OrganizaçõesPublication . Sandra Cristina Alves Pereira; sousa Lima, Antonieta Maria
