Browsing by Issue Date, starting with "2025-01-15"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Comunicação eficaz na prestação de cuidados ao doente crítico: aplicação da metodologia ISBAR - relatório final de estágioPublication . Guerra, Rita; Santos, PauloO presente trabalho é a etapa final de um percurso formativo inserido no curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de especialização em Enfermagem no cuidado à Pessoa em Situação Crítica. Neste, será realizada uma análise crítica, reflexiva e fundamentada do percurso realizado, tendo em conta as vivências e atividades desenvolvidas, ao longo de três estágios, e o seu contributo para a aquisição e desenvolvimento de competências especializadas e de Mestre. Foi realizado um projeto de intervenção, com implementação nos diferentes campos de estágio, que teve como base a Metodologia de Projeto e enquadrado no Modelo para a Mudança da Prática Baseada na Evidência. Este teve como objetivo sensibilizar, os profissionais de saúde, para a importância da aplicabilidade da Metodologia ISBAR durante a transição de cuidados garantido segurança e qualidade nos cuidados prestados. Na saúde, a comunicação eficaz, é fundamental para garantir uma prestação de cuidados humanizada, segura e personalizada com resultados positivos para o doente e para os profissionais de saúde. Atualmente à luz da evidência, 70% dos eventos adversos resultam de uma comunicação fraca e ineficaz entre profissionais de saúde durante a transição de cuidados. A utilização de metodologias padronizadas de comunicação, pode reduzir esta percentagem, melhorando o processo de transferência de informação como é exemplo a metodologia ISBAR. Trata-se de uma ferramenta que padroniza a comunicação em saúde, durante os momentos de transferências dos doentes, e é caraterizada por facilitar a transmissão de informação essencial de forma rápida e eficaz. Esta é reconhecida internacionalmente, e em Portugal existe uma norma reguladora (Norma nº001/2017), criada pela Direcção Geral da Saúde, que padroniza esta metodologia em todas as instituições de saúde. De modo a garantir uma boa base de sustentação e fundamentação de todas as atividades realizadas durante o estágio foram, previamente, efetuadas diversas pesquisas em diferentes bases de dados científicas com o intuito de garantir informação fidedigna.
- Predictors of drooling severity in people with Parkinson’s diseasePublication . Nascimento, David; Meira, Bruna; Garcez, Luís; Abreu, Daisy; Outeiro, Tiago; Guimarães, Isabel; Ferreira, Joaquim J.Background Drooling, defned as the unintentional loss of saliva from the anterior oral cavity, remains poorly understood in terms of the underlying clinical factors in people with Parkinson’s disease (PwP). This study aims to clarify these factors by analyzing predictors and secondarily the correlates with the severity of drooling in PwP. Methods We conducted a cross-sectional study involving 42 PwP with drooling and 59 without drooling. Clinical assess ments were performed, and the primary outcome was the item 2.2 Saliva and drooling of the Movement Disorder Society Unifed Parkinson’s Disease Rating Scale. The Mann–Whitney test was used to compare the distribution diferences in clinical variables between PwP with and without drooling. The Spearman test was used to examine correlations with drooling, and ordinal logistic regression was used to examine predictors of drooling. Results PwP with drooling showed signifcantly greater impairments in axial signs, posture, facial expression, speech, swallowing, oromotor, motor and non-motor domains than PwP without drooling. Longer disease duration, higher disease severity, levodopa equivalent daily dose, axial signs, unstimulated salivary fow rate, and impairments in speech, posture, facial expression, swallowing, oromotor, motor and non-motor domains were signifcantly correlated with a higher score on the item 2.2. Male sex, poorer swallowing, oromotor and speech functions were strong predictors of higher scores on the item 2.2 Saliva and drooling. Conclusions Male PwP with swallowing disorders, oromotor and speech impairments are signifcantly more likely to have severe drooling. Targeted interventions aimed at these swallowing, oromotor, and speech impairments may ofer promising approaches to reducing drooling severity in PwP.
- Crianças surdas no 1.º CEB sem aquisição da língua gestual portuguesa: estudo de caso de um alunoPublication . Lapa, Raquel Moreira dos Santos; Santana, Neuza Alexandra Marcelino, 1979-O presente estudo foi realizado com o propósito de compreender se o desenvolvimento de materiais personalizados e o acompanhamento individual realizado por um docente de Língua Gestual Portuguesa (LGP), de um aluno surdo com ausência de aquisição linguística na fase adequada, pode reverter ou minimizar os impactos negativos linguísticos e cognitivos que o desenvolvimento tardio da linguagem pode possuir na vida do mesmo. Com efeito, foi realizado um estudo de caso, acompanhando um aluno intensivamente durante o período escolar, tendo sido possível concluir que, apesar de realizadas diversas estratégias pedagógicas consideradas adequadas para este caso, não foi possível reverter os atrasos desenvolvimentais que o aluno possui. É, contudo, necessário realçar que existiram diversas variáveis que influenciaram este processo, nomeadamente: o período de acompanhamento que demonstrou ser insuficiente (um ano curricular), a ausência frequente do aluno às aulas e a falta de acompanhamento e apoio familiar ao processo realizado na escola. Não obstante as dificuldades sentidas ao longo do estudo, pretendeu-se disponibilizar ferramentas e materiais para apoiar docentes de LGP no processo de ensino-aprendizagem com alunos numa fase posterior ao período crítico de aquisição da linguagem, sem conhecimentos prévios de língua.
- Estudo de caso de um agrupamento de escolas no Alto Alentejo enquanto comunidade de aprendizagem para a inclusãoPublication . Silva, Joana Pisco Véstia da; Martins, Maria José D.; Marchão, AméliaA escola atual enfrenta um grande número de desafios, nomeadamente a heterogeneidade e diversidade cultural e social dos seus alunos; embora essa diversidade constitua uma enorme riqueza, exige que a escola consiga dar uma resposta individualizada a cada um dos seus alunos. Neste sentido, torna-se imperativo a adoção de estratégias diferenciadas, que respeitem a singularidade de cada criança e jovem (os seus interesses e potencialidades) para superar as desigualdades existentes, inverter ciclos de desigualdade e pobreza, derrubando barreiras e obstáculos, que dificultam a participação e as aprendizagens dos alunos. Este estudo pretende compreender como é que um Agrupamento de Escolas (AE) situado no Alto Alentejo operacionaliza a educação inclusiva, assim como implementa o Projeto INCLUD-ED, evidenciando os seus impactos. O projeto INCLUD-ED sugere a adoção de determinadas ações educativas de sucesso (AES), e pretende justamente contribuir para o sucesso escolar de todos, promovendo a coesão social. Neste processo, transforma as escolas em comunidades de aprendizagem (CA), enfatizando e valorizando a interação e a participação da família e da comunidade. Este estudo analisa como um agrupamento de escolas operacionaliza a inclusão e integração escolar de todos os alunos, bem como impacto da implementação das AES. Com recurso a uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, foram conduzidas entrevistas e focus group com diferentes elementos da comunidade escolar e local. Os resultados demonstram o esforço que o AE tem feito no caminho para a inclusão de todos os seus alunos e que os diversos intervenientes reconhecem vantagens na aplicação de AES, no seu AE.
- Contributo para a avaliação da pegada de carbono numa indústria de panificaçãoPublication . Baptista, Gabriela Pinheiro; Rodrigues, Carla Margarida MarquesA sustentabilidade alimentar, conforme definida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), envolve a criação de um sistema que assegura alimentos seguros e nutritivos para a população global sem comprometer os pilares econômicos, sociais e ambientais para as futuras gerações. Este conceito, que abrange cinco dimensões essenciais — saúde, ambiente, economia, sociedade e cultura —, evoluiu para atender aos desafios contemporâneos, como a redução do desperdício alimentar, a conservação de recursos naturais e a promoção de práticas agrícolas e industriais que minimizem impactos ambientais. Com a crescente conscientização dos consumidores sobre os efeitos das mudanças climáticas, a indústria alimentar enfrenta a necessidade de adotar ferramentas de gestão ambiental, como a avaliação da Pegada de Carbono, para quantificar e divulgar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE).Este estudo teve como objetivo identificar e propor medidas à uma indústria de panificação com a intenção de reduzir suas emissões de CO₂. Através da análise da pegada de carbono da empresa, foram identificadas fontes significativas de emissões, especialmente relacionadas ao consumo de energia elétrica. A pesquisa mostrou que 93,6% das emissões de carbono de uma determinada linha de produção de tostas, foram emitidas pelo consumo de energia elétrica. Com estes dados foram propostas adoções de estratégias como a melhoria da eficiência energética, a implementação de fontes de energia renovável, a otimização dos processos produtivos e o monitoramento contínuo do consumo energético. As medidas sugeridas visam não apenas mitigar os impactos ambientais, mas também promover a sustentabilidade operacional e atender às demandas crescentes dos consumidores por práticas mais responsáveis e transparentes.