Browsing by Issue Date, starting with "2024-09-17"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Intermediário, ocorrente, vibrátil: A construção da imagem como fenómenos perceptivosPublication . Pedro Miguel Barroca Sardinha; Toboso, Juan Luis; Tabarra, JoãoA partir da experiência vivida do estranhamento, pretende-se evidenciar as insuficiências, o desconhecimento, aquilo que permanece oculto, ou que por ventura, se nos apresenta de uma outra forma, que não adiantamos e que convocam sensações e interrogações a partir do desconhecido. Da importância de sublinhar o estranhamento nas dinâmicas que se estabelecem no campo psíquico e essas relações psíquicas com as matérias. Estabelecer, através do visual, um espaço de indagação sobre a imagem enquanto elemento de uma estrutura perceptiva e de troca simbólica, onde as mediações, naquilo que pode e não pode ser visto, possam originar modos de habitar um outro mundo, idealmente interpelativo
- Perícia digital forense em Portugal: o caso da exploração sexual de menores no ciberespaçoPublication . Carvalho, Margarida Nunes; Felgueiras, Sérgio Ricardo Costa ChagasO Ciberespaço possui duas faces que se distinguem: por meio da visão utópica traduz se numa ferramenta fundamental na mitigação e prevenção da criminalidade, outrora, soma-se a ela uma personalidade obscura, permeável a qualquer indivíduo carregado de intenções maliciosas, ou seja, é também ele uma ameaça em si (visão distópica). Assim, não só emerge uma nova forma de crime - crime informático - como o crime tradicional é também convidado a desenvolver-se nesta nova forma de espaço. Por conseguinte, a fusão do crime com o digital faz da prova digital um valioso meio de auxílio à investigação criminal na condenação daqueles que se dedicam a tais práticas criminosas. Na presente investigação, a exploração sexual de menores no Ciberespaço, uma e-ameaça crescente e reticular, é desenhada como um fenómeno que necessita de devida atenção na sua vertente legal, policial e académica (teórica, empírica e normativa).
- As redes sociais na comunicação das autarquias locais - Estudo de caso, Câmara Municipal de AbrantesPublication . Alexandre, Ana Catarina Alves; Pacheco, CláudiaA utilização das redes sociais nas estratégias de comunicação das instituições públicas tornou-se cada vez mais importante nos últimos anos. Este estudo pretende aferir o papel das redes sociais na comunicação institucional da Câmara Municipal de Abrantes (CMA). O estudo foi realizado através de um estágio curricular no Departamento de Comunicação da CMA, que ocorreu entre 6 de outubro de 2022 e 5 de janeiro de 2023. Durante este período, foram realizadas diversas atividades relacionadas com a comunicação institucional, com foco na comunicação digital desta instituição. O principal objetivo foi demonstrar a importância do uso das redes sociais na comunicação das instituições públicas. Foi realizada uma análise estatística das várias plataformas de redes sociais utilizadas pela CMA para divulgar e promover as suas diversas áreas de atuação. O estudo destaca a importância das redes sociais em estabelecer um canal de diálogo entre a administração pública e os cidadãos, permitindo que estes acedam às informações necessárias para exercer plenamente a sua cidadania. Além disso, a comunicação eficiente contribui para construir uma imagem positiva da entidade perante a sociedade e fortalece a confiança dos cidadãos nas ações do governo local. Os resultados deste estudo fornecem perspetivas importantes sobre o uso das redes sociais pelas instituições públicas e o seu impacto nas práticas da comunicação institucional.
- Parâmetros hematológicos e classificação de anemia em cãesPublication . Espada, Cláudia Isabel >LouçãoA anemia, definida como a diminuição da contagem total de eritrócitos, do hematócrito e da concentração de hemoglobina, é a alteração hematológica mais comum encontrada na prática clínica veterinária, e pode ser a causa de uma doença ou um marcador de doença subjacente. As anemias podem ser classificadas com base na resposta medular em regenerativas ou não regenerativas e, no que diz respeito ao mecanismo fisiopatológico que lhe dá origem, são essencialmente de três tipos: hemorragia, hemólise ou diminuição da produção. O presente relatório tem como objetivo a finalização da Licenciatura em Enfermagem Veterinária, retratando, a casuística observada durante o estágio curricular decorrido na Clínica Veterinária Dovet. Encontra-se dividido em duas componentes: a primeira consiste numa monografia com o tema “Parâmetros hematológicos e classificação de anemia em cães” e a segunda numa análise estatística da casuística, estudo desenvolvido e respetivos casos clínicos. Os objetivos gerais deste estágio passam pela participação total na casuística da clínica bem como, o desempenho de funções na área de enfermagem veterinária. Durante o estágio, a aluna teve oportunidade de estar envolvida em diversas áreas, tendo observado e auxiliado o atendimento a 447 animais, dos quais 389 eram cães, 45 eram gatos e 13 novos animais de companhia (porquinhos da índia, coelhos, aves, tartarugas). Para a realização do presente relatório foi efetuada a recolha tanto de informação como de amostras sanguíneas de todos os pacientes que se apresentavam na clínica e realizaram análises sanguíneas. Deste mesmo modo, foram identificados os animais anémicos e classificadas as anemias presentes. O enfermeiro veterinário apresenta um papel fundamental na realização de métodos analíticos laboratoriais para o diagnóstico de anemias e de diversas outras patologias permitindo o diagnóstico precoce e garantindo o melhor tratamento possível a todos os animais.