Browsing by Issue Date, starting with "2024-07-20"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Etiopatogenia e tratamento das aftas (úlceras orais)Publication . Gonçalves, Tiago Silva; Feliz, José ManuelAs Ulcerações Orais (UO), vulgarmente designadas por Aftas, são uma patologia com um elevado grau de incidência na mucosa oral. Esta patologia pode ocorrer de forma isolada, neste caso habitualmente originada por fatores locais, ou pode apresentar-se de uma forma clínica recidivante, e aqui poderá ser desencadeada por uma grande variedade de patologias sistémicas específicas, ou finalmente poderemos estar perante um caso da chamada Estomatite Aftosa Recorrente (EAR). As lesões ulcerativas da mucosa oral apresentam todas uma aparência similar, mas existe na sua génese uma muito variada etiopatogenia, a qual é, na maioria dos casos, multifatorial. Torna-se assim fundamental o diagnóstico diferencial entre todas as suas etiologias possíveis, pois cada uma delas terá um tratamento diferenciado e o mais apropriado a cada uma. Esta patologia tem habitualmente um impacto importante sobre a qualidade de vida dos pacientes devido à dor que provoca, o ardor permanente e a interferência que pode ter na vida diária do paciente, nomeadamente na alimentação e na fala. O diagnóstico de EAR não pode ser efetuado sem que primeiro se excluam outras causas específicas para a origem das ulcerações orais. A EAR é uma doença de origem multifatorial e com vários fatores predisponentes, mas que se continua a considerar de causa desconhecida. Outros diagnósticos têm primeiro que ser excluídos. Existe uma grande variedade de tratamentos possíveis, que serão então aplicados após um diagnóstico efetuado de forma correta. Esses tratamentos poderão ser locais e/ou sistémicos, e poderão, em casos específicos de diagnóstico, levar à resolução definitiva da doença. No que diz respeito à EAR, e dado o seu caracter idiopático e multifatorial, o tratamento será principalmente um tratamento sintomático e terá como objetivo reduzir o máximo possível a duração do episódio clínico. Além disso terá também o objetivo de aumentar o máximo possível os períodos de remissão.
- Estudo comparativo sobre os preparos dentários para coroa revestimento total, realizado por estudantes do mestrado integrado em medicina dentáriaPublication . Renouard, Jean-Baptiste Fernand Marie; Félix, Sérgio Antunes; Martins, FranciscoIntrodução: A preparação dentária para colocação de uma coroa dentaria total é uma intervenção técnica do domínio da Reabilitação Oral (RO) que exige uma execução precisa. A aprendizagem repetida na prática pré-clínica, aumenta muito as chances de sucesso durante uma intervenção em situação real sobre paciente. É, portanto, primordial escolher o método mais eficaz e pedagógico para uma formação completa durante a aprendizagem dos estudantes de medicina dentária. Objetivos: Em alunos do quarto ano do Mestrado Integrado em Medicina Dentária do Instituto Universitário Egas Moniz, comparar ao nível de dificuldade para a realização de preparo dentário para coroa total em primeiro molar sobre diferentes suportes, ou seja, Frasaco em visão direta e Frasaco montado em Phantoma em visão indireta realizada. Materiais e Métodos: O estudo foi uma prática com um grupo de 20 participantes, que correspondem aos critérios de seleção, e no laboratório pré-clínico do Instituto Universitário Egas Moniz (IUEM). Foi pedido a todos os participantes que se munissem das suas turbinas e do seu Frasaco A-3 DA. Para limitar as margens de erro, cada participante recebeu dois dentes de Frasaco A-3 n°46 46A-3 e uma broca dentária FG diamante troncónica ponta arredondada 850.014 de Grao Normal/1 Edenta (ref: 806.314.199.524.014) nova. Foram igualmente colocados à disposição dos participantes Phantomas Frasaco PK-2 e espelho de exploração intraoral. As práticas foram divididas em dois grupos de 10 participantes durante dois dias durante 2h30 cada. Resultados: O tempo de execução entre as duas medianas é insignificante e não permite estabelecer um nexo causal (P=0,152). A análise do questionário submetido aos estudantes revelou diferença estatisticamente significante no nível de dificuldade referente ao preparo completo da coroa de um primeiro molar (p < 0,001) e na dificuldade de acesso (p < 0,001); entretanto, a visibilidade (P = 0,263) e a facilidade de instrumentação (P=0,852) não foram significativamente diferentes. Conclusões: Os preparos dentários para coroa de revestimento total do dente foram os mais difíceis de realizar quando o Frasaco está montado no Phantoma, isto em comparação com o modelo de frasaco com visão direta, no entanto os alunos referem que os preparos realizados em Phantoma foram mais pedagógicos.
- Relatório de estágio curricularPublication . Silva, Cristina Isabel Teixeira daO presente relatório foi realizado com vista à obtenção do grau de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional. Numa primeira parte é feita a caracterização da empresa, onde é fornecida a identificação, a história da empresa, os seus objetivos estratégicos, a missão, visão e valores, os seus serviços, a análise SWOT, a sua estrutura organizacional e a sua envolvente transacional. Seguidamente encontra-se a descrição de forma detalhada das várias tarefas que foram realizadas durante o estágio. Por último, farei as minhas considerações finais sobre o estágio, tanto ao nível das tarefas executadas, como sobre a minha experiência, onde adquiri várias competências entre elas a organização e comunicação.