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- A proteção de civis na ótica das forças armadas portuguesas : direito internacional, segurança humana e boas práticasPublication . Conferência 'A Proteção de Civis na Ótica das Forças Armadas Portuguesas : Direito Internacional, Segurança Humana e Boas Práticas', Porto, Março 2024; Pereira, Maria de Assunção do Vale; Saraiva, Maria Francisca; Brandão, Ana Paula; Ribeiro, João Pedro Rato Boga de Oliveira
- Desenvolvimento e caraterização mecânica de eco-betões de ultra-elevado desempenho reforçados com fibras para pré-fabricação modularPublication . Rodrigues, Tiago Soares; Costa, Hugo Sérgio Sousa; Carmo, Ricardo Nuno Francisco doO betão é atualmente o material mais utilizado na construção, uma vez que diariamente são construídas, reabilitadas ou demolidas, inúmeras estruturas de betão. O cimento é o componente principal do betão, com um consumo global em 2022 de 4,1 mil milhões de toneladas. Considerando que a população está em crescimento, prevê-se que a necessidade de construção na área das estruturas de betão continue a crescer e, com isso, a contínua necessidade de melhorar o desempenho do betão, assim como a otimização da formulação. Nas últimas décadas tem havido enormes avanços tecnológicos no diz respeito ao betão material, com melhorarias significativas nas propriedades do betão.O betão de ultra-elevado desempenho - UHPC (Ultra-High Performance Concrete) - é consequência dessa melhoria, exibindo resistências à compressão consideravelmente superiores às dos betões convencionais. O elevado nível de desempenho é resultado da utilização de elevadas proporções de cimento, baixa relação água/ligante e elevada compacidade, originando uma microestrutura muito densa e pouco porosa. Estas características são também úteis para resolver um outro problema das estruturas de betão convencional, a degradação ao longo do tempo, pois uma matriz ultra-densa e pouco porosa é muito eficaz no aumento da durabilidade. No sentido de aumentar a resistência à tração e mitigar o comportamento frágil da matriz, consequência da microestrutura densa, o UHPC é frequentemente reforçado com fibras. Estas ajudam a controlar a fendilhação e, eventualmente, permitem reduzir ou eliminar a taxa de armaduras de reforço em certas aplicações, como o mobiliário urbano. Estas características permitem construir elementos estruturais mais duráveis e de menores dimensões, consequentemente mais leves do que as estruturas produzidas com betão armado convencional.Contudo, o uso de elevadas quantidades de cimento é bastante prejudicial no que se refere à sustentabilidade e impacte ambiental, pois a produção de cimento Portland implica a libertação de elevadas quantidades de CO2 para a atmosfera, além de aumentar bastante o custo do produto. Portanto, em linha com a tendência de desenvolvimento de betões com menor pegada carbónica, existe a necessidade de substituir parcialmente o cimento Portland do UHPC por materiais mais sustentáveis e menos dispendiosos. A utilização de fibras orgânicas, alternativas ou em combinação com as microfibras metálicas, também contribui para melhoria da sustentabilidade do UHPC. As vantagens identificadas, aliadas aos benefícios da pré-fabricação, fazem com que o UHPC com formulação eco-eficiente (eco-UHPC) possa ser utilizado na construção pré-fabricada para torná-la mais competitiva, em termos ambientais e económicos. As estruturas de eco-UHPC têm elevado potencial de qualidade de acabamento, poderão ser muito mais leves, reduzindo as despesas com o transporte e montagem, e serão certamente mais duráveis e com menor necessidade de manutenção. A presente dissertação tem como principal objetivo desenvolver e caracterizar as propriedades mecânicas de diferentes eco-UHPC, formulados com reduzidas proporções de cimento. Foram formuladas e produzidas 19 misturas diferentes, divididas entre 3 séries, com variações do tipo de agregados, de fibras e de adições, com o objetivo de estudar a influência paramétrica nas respetivas propriedades, em comparação com a referência de UHPC convencional.
- Estudo das propriedades mecânicas, durabilidade e aderência de betões de baixo teor de cimentoPublication . Oliveira, Rafael Paulo Rodrigues; Carmo, Ricardo Nuno Francisco do; Costa, Hugo Sérgio SousaO objetivo principal da presente dissertação é estudar com mais detalhe betões de baixo carbono - low carbon concrete (LCC), com reduzido teor de cimento. Para o efeito, foram produzidos diferentes LCC para dois níveis de resistência, com diferentes quantidades de cimento e diferentes compacidades, analisando a influência paramétrica, não apenas nas propriedades em estado fresco, mas também no estado endurecido. Foram caracterizadas as principais propriedades mecânicas dos betões LCC e de dois betões de referência de composição corrente, assim como o seu desempenho em termos durabilidade, particularmente no que se refere à resistência à carbonatação e à difusão dos cloretos. O estudo da durabilidade é essencial qualquer análise de sustentabilidade dos LCC. Por fim, estudou-se ainda a aderência entre os LCC e os varões de aço, pois as matrizes com menor quantidade de cimento podem ter uma aderência aos varões bastante diferente da dos betões correntes, o que tem consequências na fendilhação.
- Plataforma local para a redução do risco de catástrofesPublication . Godinho, António; Amaro, AntónioA preocupação com a redução do risco de catástrofes, o aumento da sustentabilidade e da resiliência dos territórios é um desígnio global, com metas definidas em programas mundiais, como o Marco de Sendai, o Acordo de Paris, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ou a Nova Agenda Urbana. A campanha Making Cities Resilient 2030 (MCR2030) do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Catástrofes, é uma iniciativa que estimula os governos locais a reduzirem os riscos e a tornem-se mais resilientes e sustentáveis até ao ano 2030. Promove a partilha de conhecimentos e experiências entre cidades, o estabelecimento de redes de aprendizagem, de articulação entre os vários níveis de governo, e da construção de parcerias locais. Portugal é o país da região da Europa e Ásia Central com o maior número de cidades aderentes, representando um total de 4.538.255 de pessoas residentes nestes municípios portugueses. A adesão à campanha pressupõe a construção de plataformas locais para a redução do risco de catástrofes (PLRRC). Embora tenha sido publicado um caderno técnico pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil sobre este tema, verifica-se que os municípios não implementam estas estruturas de articulação entre os vários stakeholders. Este trabalho pretende efetuar uma reflexão sobre este tema, e propor a criação de um modelo de PLRRC, que possa ser usado e adaptado pelos municípios que queiram criar estas estruturas.