Browsing by Issue Date, starting with "2024-03-20"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Dimensionamento de uma rede de ar comprimido em ambiente industrialPublication . Senra, Susana Maria Cardoso da Costa; Oliveira, Avelino Virgílio Fernandes MonteiroO crescimento económico global devido à evolução das necessidades energéticas da população e a procura por melhorar continuamente os padrões de vida da população, têm contribuído para o aumento do consumo de energia a nível mundial. No domínio particular da indústria cimenteira, no âmbito da qual foi desenvolvido o presente projeto, a energia é utilizada para a produção de clínquer e cimento, recorrendo à descarbonatação de calcário - processo responsável pela emissão de CO2. O Ar comprimido é uma forma de energia recorrentemente utilizada nos processos produtivos da Cimpor, unidade industrial na qual a autora está integrada a desenvolver um Estágio Profissional. No processo de produção de ar comprimido (a partir de motores elétricos) é consumida uma elevada parcela de energia elétrica e emitidas quantidades consideradas de CO2. Face aos elevados consumos e de custos do ar comprimido numa unidade industrial como a Cimpor, numa perspetiva de melhoria contínua, em particular no que diz respeito à eficiência energética, surge o presente Projeto de Mestrado em Engenharia Mecânica, que tem como principal objetivo dimensionar uma Rede de Ar Comprimido em meio industrial, de modo a garantir a produção de ar comprimido necessária com o mínimo consumo energético, tendo em conta as necessidades dos equipamentos existentes. A área de estudo será apenas uma secção específica da fábrica – a Ensacagem -, mas pretende-se que sirva de exemplo para um projeto de maior dimensão numa perspetiva de melhoria contínua, em particular no que diz respeito à eficiência energética.
- As atitudes dos alunos do 3ºciclo do ensino básico, de uma escola TEIP em contexto rural, em relação à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de educação físicaPublication . Neves, Hugo; Willig, RenataO presente documento apresenta uma visão abrangente da Prática de Ensino Supervisionado (PES) em Educação Física, desenvolvida na escola José Saramago, em Poceirão. Esta escola está inserida no Programa de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, situada no meio rural. Este documento está dividido em diversas áreas, começando pela Área I, onde é apresentado a caraterização do local de estágio, das turmas atribuídas (7º ano e 10ºano profissional) ao professor-estagiário e os papéis que este desempenhou durante este processo. Em seguida, na Área II, aborda-se o processo de ensino e aprendizagem na Educação Física. Descreve-se o planeamento de ensino utilizado para a realização das aulas, destacando o processo de ensino e as estratégias pedagógicas adotadas para o sucesso curricular dos alunos. Também são discutidos os métodos e critérios de avaliação dos alunos, assim como os resultados obtidos ao longo deste processo. A Área III engloba todas as atividades e projeto que o professor-estagiário esteve envolvido durante a PES, desde o acompanhamento de uma direção de turma, o desporto escolar de um grupo-equipa de Atletismo e outras atividades que promoveram a interação com a comunidade escolar. Por último, a Área IV, é apresentada uma investigação que teve como objetivo analisar as atitudes dos alunos do 3º ciclo em relação à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, sendo identificado que uma aula paradesportiva foi positiva para alterar as atitudes globais em relação à Educação Física.