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Abstract(s)
O presente documento apresenta uma visão abrangente da Prática de Ensino Supervisionado (PES) em Educação Física, desenvolvida na escola José Saramago, em Poceirão. Esta escola está inserida no Programa de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, situada no meio rural. Este documento está dividido em diversas áreas, começando pela Área I, onde é apresentado a caraterização do local de estágio, das turmas atribuídas (7º ano e 10ºano profissional) ao professor-estagiário e os papéis que este desempenhou durante este processo. Em seguida, na Área II, aborda-se o processo de ensino e aprendizagem na Educação Física. Descreve-se o planeamento de ensino utilizado para a realização das aulas, destacando o processo de ensino e as estratégias pedagógicas adotadas para o sucesso curricular dos alunos. Também são discutidos os métodos e critérios de avaliação dos alunos, assim como os resultados obtidos ao longo deste processo. A Área III engloba todas as atividades e projeto que o professor-estagiário esteve envolvido durante a PES, desde o acompanhamento de uma direção de turma, o desporto escolar de um grupo-equipa de Atletismo e outras atividades que promoveram a interação com a comunidade escolar. Por último, a Área IV, é apresentada uma investigação que teve como objetivo analisar as atitudes dos alunos do 3º ciclo em relação à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, sendo identificado que uma aula paradesportiva foi positiva para alterar as atitudes globais em relação à Educação Física.
Description
Keywords
Estágio Educação física Territórios educativos de intervenção prioritária Pessoa com deficiência Inclusão Atitudes