Browsing by Issue Date, starting with "2024-02-16"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Consulta de enfermagem pré-operatória : um percurso identitário do enfermeiro especialista para a capacitação da pessoa / família em situação perioperatóriaPublication . Rosas, Patrícia; Santos, Maria LuísaO presente relatório de estágio integra-se no âmbito do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Saúde Santa Maria. A sua elaboração e posterior apresentação e discussão pública têm como objetivo a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, com especialização em enfermagem à pessoa em situação perioperatória. Através de uma análise critico-reflexiva, pretendo evidenciar todo o processo de aprimoramento de saberes e aquisição e desenvolvimento de competências comuns do enfermeiro especialista do Regulamento n.º 140/2019, competências específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica, na área de enfermagem à pessoa em situação perioperatória do Regulamento n.º 429/2018 culminando com o relato das competências adquiridas inerentes ao grau de mestre do Decreto-Lei n.º 74/2006, na sua redação atual. Este relatório expõe uma análise centrada nos diferentes contextos clínicos: Ensino Clínico I - Cuidar na sala operatória (foi requerida e aprovada a creditação a esta unidade curricular, atendendo às competências adquiridas durante o meu exercício profissional num Bloco Operatório); Ensino Clínico II / Módulo I - Unidade de Ambulatório; Ensino Clínico II / Módulo II – Estágio de Opção. Os percursos realizados nestes estágios permitiram-me o desenvolvimento de competências no cuidar à pessoa e família / pessoa significativa em situação perioperatória, com especial interesse na área da consulta de enfermagem pré-operatória, onde a capacitação da pessoa e família / pessoa significativa foi enfatizada. A vulnerabilidade subjacente ao ambiente complexo e desconhecido do bloco operatório, e ao próprio procedimento anestésico-cirúrgico, fundamenta a pertinência da intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem à pessoa em situação perioperatória na capacitação da pessoa e família / pessoa significativa na consulta pré-operatória, como agente facilitador no processo de transição saúde-doença e no alcance de outcomes positivos para o utente e sua família / pessoa significativa.
- Concurso de Música de Câmara, Prémio Fundação Inatel 2023/2024 - Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Reis, Guilherme; Correia, Beatriz; Salazar, Afonso; Costa, Francisco; Rodrigues, Nuno; Valentim, Sara; Bryant-Jorge, Tomás; Lobo, Catarina; Coelho, Inês; Bento, Duarte; Marto, Luís; Castro, Beatriz; Carneiro, Maria Rita; Cunha, Miriam da; Branco, Ivan; Dias, Manuel; Nascimento, Lia; Ribeiro, LuísBrochura de sala da pré-eliminatória do Concurso de Música de Câmara, Prémio Fundação Inatel 2023/2024 integrado no ciclo de Jovens Solistas da Metropolitana e realizado a 16 de Fevereiro de 2024 na Casa dos Bicos, Fundação José Saramago em Lisboa, no âmbito da Temporada 2023/2024 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com as obras de Ives, Filipe, Goldmark, Mendelssohn, Thuille e Milhaud. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Gestão do ruído em ambiente de cuidados críticosPublication . Andrade, Sofia José Marques; Pinto, Maria do Rosário; Durão, Maria CândidaO ambiente de cuidados exerce influência sobre a condição do cliente e dos profissionais, sendo um dos indicadores de qualidade em saúde. De entre os vários fatores ambientais identificados, o som indesejado que se demonstre prejudicial para a pessoa, quer por distúrbios do sono quer por outras alterações fisiológicas, o ruído hospitalar, é um problema que interfere e influencia a situação da pessoa em situação crítica. A intervenção dos enfermeiros na gestão do ruído hospitalar contribui para diminuir complicações durante o período de internamento destas pessoas, um propósito que sustentou este projeto pessoal e profissional, desenvolvido no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem na área de Especialização Pessoa em Situação Crítica. Perante esta temática, procurei identificar, na evidência científica disponível, fontes de ruído em ambiente de cuidados críticos, intervenções e medidas que podem ser implementadas para promover a redução do ruído e, por conseguinte, mitigar os efeitos nefastos do som excessivo na prestação de cuidados e melhorar a qualidade de vida e dos cuidados da pessoa em situação crítica. A redação deste Relatório baseia-se nas várias experiências e vivências do percurso dos vários locais de estágio, sua análise, reflexão crítica e partilhas, que possibilitaram o desenvolvimento de competências na área de especialização de Enfermagem na Pessoa em Situação Crítica, com recurso à orientação de enfermeiros peritos nos vários contextos clínicos e das orientadoras da escola. Das competências desenvolvidas saliento as comunicacionais, as relacionadas com o domínio da gestão dos cuidados relacionados com a gestão dos vários recursos humanos e materiais, de forma a otimizar a resposta e resultados, e a divulgação e disseminação do conhecimento das várias aprendizagens de forma promover a melhoria contínua da qualidade.
- Fabrico de betoneiras na empresa SIRLPublication . Luís, Alexandre Pasqual de Jesus; Borrego, Luís Filipe PiresO presente trabalho tem por finalidade uma descrição abrangente daqueles que foram os vários pontos de trabalho de estágio curricular realizados na SIRL, no âmbito do mestrado em Engenharia Mecânica, mais propriamente na Especialização em Construção e Manutenção de Equipamentos Mecânicos.Este relatório está dividido por vários capítulos que permitem uma melhor compreensão do que é enunciado, em que numa fase inicial pode-se compreender o funcionamento diário da empresa, desde o fluxo produtivo da mesma até às operações de planeamento da produção, da logística, dos recursos humanos, e numa fase final, a apresentação dos diversos trabalhos implementados ao longo do período de estágio.Essencialmente a apresentação de dois modelos de betoneira modelados, tendo cada um motivações de projeto diferentes. Um com o objetivo de voltar a implementar a marca, fazendo atualizações em termos de design e de resistência estrutural, para um mercado em que no passado a empresa já tinha estado presente. O outro com ideais de entrada num mercado sem representação significativa atual sendo necessário por isso, o seu desenvolvimento desde o seu ponto zero. Assim, numa primeira parte procedeu-se à pesquisa junto do mercado atual para uma consequente modelação 3D peça a peça, de forma a obter-se um protótipo em contexto de simulação virtual para que, passada esta etapa, se proceda à produção do componente no seu todo, obtendo-se assim o produto final.
- Edificando competências especializadas em enfermagem perioperatória, maximizando a segurança da equipa e pessoa submetida a cirurgia com cimento ósseoPublication . Cardoso, Andreia Helena Vinha; Santos, Luísa; Edra, BeatrizEste relatório insere-se no plano curricular do Mestrado em Enfermagem Médico Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória, ministrado na Escola Superior de Saúde de Santa Maria em consórcio com a Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny. Demonstra a aquisição e desenvolvimento de competências comuns e específicas de enfermeiro especialista, bem como, das competências de mestre em enfermagem médico-cirúrgica. Enfatiza o percurso formativo edificado para o desenvolvimento de competências especializadas em Enfermagem Perioperatória, para a maximização da Segurança da equipa e pessoa submetida a cirurgia com cimento ósseo. Organizado em três capítulos, o primeiro apresenta o estado da arte referente à utilização do cimento ósseo em cirurgia. A revisão bibliográfica, revela a pesquisa e exploração da temática, em artigos científicos atuais, em particular sobre a problemática associada aos risco do cimento ósseo em uso no bloco operatório, quer para a pessoa em situação perioperatória, quer para os profissionais, alvos da atenção do enfermeiro especialista em enfermagem à pessoa em situação perioperatória (EEEPSP). No segundo capítulo, são abordadas a aquisição e desenvolvimento de competências comuns e específicas, quer enaltecendo o percurso profissional, quer os estágios cumpridos durante este percurso académico nos serviços de radiologia de intervenção e bloco de neurocirurgia. Durante os estágios, contexto privilegiado para a aquisição e desenvolvimento de saberes, a aprendizagem decorrente é descrita de forma narrativa e reflexiva, relativamente a conceitos, circunstâncias e intervenções, apoiada na evidência, de forma a fundamentar conhecimentos e competências adquiridas. No terceiro capítulo são abordadas as competências de mestre adquiridas durante o percurso académico. Revela a atenção na qualidade dos cuidados especializados, para a excelência da intervenção e consequente promoção da saúde da pessoa/família e equipa. Em síntese, advoga a importância fundamental do EEEPSP, com intervenções diferenciadas, suportadas em evidência atual, capacitando e informando as equipas perioperatórias para a utilização do cimento ósseo acrílico (PMMA) como um dos biomateriais mais utilizados no quotidiano cirúrgico. Argumenta que o EEEPSP tem uma função primordial na equipa, aliando às boas práticas, a informação e formação dos pares, de forma a mitigar os riscos ocupacionais e os associados à pessoa em situação perioperatória, decorrentes da utilização do PMMA. Somente incentivando a formação, cada vez mais avançada, teremos enfermeiros cada vez mais competentes, em que o grau de satisfação de ambos, profissional e pessoa em situação perioperatória, será um indicador de segurança dos cuidados.
