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- Comportamento Sísmico de Pilares que Suportam Escadas a Meia AlturaPublication . Fernandes, Luís Miguel Alves; Lopes, Mário Manuel Paisana dos Santos; Brito, António José Brazão de; Matias, Pedro José da Silva GonçalvesPortugal é indubitavelmente um país sujeito à ação sísmica e o terramoto de 1755 é uma prova histórica disso. Assim, é de elevada importância ter-se lucidez sobre o impacto que os sismos têm nas estruturas para que os agentes responsáveis atuem de forma rigorosa e garantam segurança. O presente trabalho tem como objetivo contribuir para o conhecimento do comportamento das estruturas perante um sismo, mais especificamente a influência das escadas nos pilares em que se apoiam. Para abordar esta temática considerou-se um edifício habitacional genérico e dimensionou-se de forma corrente, através de uma análise estática linear. Para comparar com essa solução, é dimensionada uma outra em que se garantiu um maior nível de confinamento aos pilares em que a escada apoia a meia altura, de forma a aumentar a sua capacidade de deformação. Através de uma análise não linear, testam-se os dois modelos dimensionados e os resultados obtidos mostram que o confinamento aumenta significativamente o deslocamento que os pilares em questão conseguem acomodar. Desta forma, põe-se em causa a prática corrente de não considerar as escadas no projeto de edifícios, assumindo-se que essa simplificação está do lado da segurança. No caso de um sismo, por se tratar de deslocamentos impostos, esse pressuposto não é verdade.
- Exercícios profiláticos de deglutição em pessoas com cancro de cabeça e pescoço: revisão sistemáticaPublication . Goulart, Veronica; Ribeiro, Sara; Rodrigues, Inês TelloIntrodução: As alterações de deglutição são comuns após tratamento para cancro de cabeça e pescoço. Os exercícios para a recuperação das funções da deglutição são importantes, mas a sua utilização de forma profilática ainda é pouco estudada. Objetivo: Analisar a utilização de exercícios profiláticos para a deglutição em pessoas com cancro de cabeça e pescoço submetidas a tratamento (neo)adjuvante com radioterapia e/ou quimioterapia. Métodos: Revisão sistemática da literatura cuja seleção dos estudos decorreu em outubro de 2022 envolvendo pesquisas nas bases de dados PubMed central, LILACS, Scielo, CINAHL Complete, Cochrane Collection Plus, Nursing & Allied Health Collection e Medic Latina. A análise do nível de evidência foi realizada através da escala “Quality Assessment Tool for Quantitative Studies”. Resultados: Identificaram-se 1.401 estudos e selecionados apenas oito para análise e extração de dados. Conclusão: A utilização de exercícios profiláticos parece ter algum benefício nas funções da deglutição, mas os resultados não são consistentes. Sugerem-se novas investigações para estudar os seus potenciais benefícios de forma mais específica (i.e. tipo exercício versus tratamento).
- A eficácia da formação na motivação dos colaboradores e no sucesso das organizações: Estudo de caso na empresa Delta ServiçosPublication . Martins Galvão, Ana Paula; Guerra, CristinaDe acordo com Chiavenato (2014), capital humano é o conjunto de talentos, capacidades e competências inerentes a pessoas que atuam nas organizações com o intuito de responder aos desafios da empresa. Os colaboradores precisam de ser motivados e estimulados através de um “contexto organizacional que lhes dê estrutura, retaguarda e impulso”, pois por si só não atingem os objetivos pretendidos. Com a elaboração deste projeto pretendemos fazer um estudo sobre de que forma a formação e a qualificação dos colaboradores da Delta Serviços do Grupo Nabeiro tem sido eficaz, qual o impacto na sua motivação e área de atuação. Procurando assim saber, que efeitos essas formações estão a proporcionar no nível do desempenho não só do colaborador, como também consequentemente na performance da organização, pois para o Grupo Nabeiro (GN), uma das principais contribuições da formação é capacitar continuadamente todos os seus colaboradores, tornando-os cidadãos criativos, com condições para enfrentar as mudanças de maneira original e inovadora. Assim, este projeto pretende, de uma maneira geral, responder a uma questão: “Qual o impacto da formação na motivação dos colaboradores da Delta Serviços, e qual o seu nível de eficácia?” Como forma de dar cumprimento a este objetivo, foram desenvolvidos objetivos específicos e hipóteses de investigação. Com base na revisão de literatura, foram estudados os conceitos que melhor seenquadravam no contexto, nomeadamente, formação, motivação, eficácia da formação e desenvolvimento de competências. O estudo foi desenvolvido com uma amostra de 87 sujeitos. Os dados para efetuar este estudo foram recolhidos no CIPGCRN (Centro Internacional de Pós-graduação Comendador Rui Nabeiro), e no Departamento de Recursos Humanos, onde constam os registos das formações que os colaboradores frequentaram. A recolha de dados foi feita através de questionário que media a autoperceção da eficácia da formação. O questionário encontra-se dividido em 11 dimensões, a saber: Implicação Afetiva, Motivação, Feedback de Desempenho, Suporte do Supervisor Hierárquico, Design de Transferência, Transferência da Formação, Autoeficácia de Desempenho, Retenção da Formação, Importância da Formação na Cultura Organizacional, Importância da Formação no Desenvolvimento Pessoal e Importância da Formação para a equipa. Começámos por estudar o questionário no que concerne à sensibilidade, fidelidade e validade externa, utilizando os procedimentos estatísticos recomendados na literatura através do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que estamos perante um questionário robusto. De seguida recorremos ao estudo da distribuição de frequência para perceber a importância atribuída pelos inquiridos às diferentes dimensões associadas à eficácia da formação e se a formação tinha impacto na motivação dos colaboradores. Concluímos que os indivíduos atribuem grande importância a todas as dimensões e que consideram que a formação contribui para aumentar os seus níveis de motivação. Procurámos, ainda, perceber se existia ou não relação entre as dimensões e a autoperceção da eficácia da formação. Para o efeito recorremos ao estudo das correlações utilizando o coeficiente de Pearson. Existe relação positiva e estatisticamente significativa entre dimensões, e entre estas e o total da prova. Este resultado permitiu-nos inferir que o aumento de uma variável poderá levar ao aumento da(s), outra(s) e aumento da perceção da eficácia da formação. Finalmente, para entender qual, ou quais as variáveis que poderiam ser preditoras da eficácia da formação recorremos ao estudo da regressão linear múltipla, utilizando o procedimento stepwiser, a transferência, é a variável com maior poder preditivo tendo esta explicado 80,6% da eficácia percebida. Incorporar outras dimensões teve um efeito menos significativo, mas ainda relevante, na perceção da eficácia da formação.Com base nas informações apresentadas, concluímos que alcançamos com êxito os objetivos gerais e específicos da pesquisa, além de responder positivamente às hipóteses de investigação.
- O impacto da liderança servidora no compromisso organizacional afetivo: o efeito mediador da satisfação no trabalho e o efeito moderador do bem-estar em trabalho remotoPublication . Marques, André Filipe Búzio dos Reis dos Santos; Fontes, AndreaNum contexto de mercado de trabalho competitivo, e num momento em que o trabalho remoto é já uma realidade em diversas organizações, torna-se mais importante garantir que os colaboradores nelas se sentem bem, a elas se ligam afetuosamente, e nelas pretendem permanecer. Torna-se assim mais necessária a aplicação de modelos de liderança emergentes – como a Liderança Servidora – com forte ênfase na demonstração de empatia, e entendimento pelas situações dos outros. Assim, pretendeu-se aferir se a Liderança Servidora tem um impacto positivo no Compromisso Organizacional Afetivo de forma isolada, e se esta é mediada pela Satisfação no Trabalho. Tendo em conta a adoção cada vez mais frequente do modelo de trabalho remoto, e o distanciamento face à cultura organizacional que o mesmo pode causar, é também importante perceber de que forma o Bem-estar em Trabalho Remoto modera a relação entre Liderança Servidora e Compromisso Organizacional Afetivo. Para a realização do estudo, foi aplicado, a uma amostra não probabilística por conveniência, um questionário que contou com 333 participantes. Verificou-se que quanto maiores as práticas do exercício de Liderança Servidora, maior será o Compromisso Organizacional Afetivo. O mesmo acontece parcialmente através do impacto que a Liderança Servidora tem na Satisfação no Trabalho – explorada enquanto variável mediadora. Já o Bem-estar em Trabalho Remoto não se revelou moderador da relação entre essas duas variáveis. O presente estudo sublinha a importância do estilo de liderança servidora nas organizações, enfatizando o impacto positivo no compromisso afetivo dos colaboradores, enriquecendo e validando a literatura existente.
- A moderação da perceção do suporte organizacional na relação entre a gestão sustentável de recursos humanos e o engagement no trabalho nas diferentes geraçõesPublication . Taveira, Ana Alexandra Afonso; Fontes, AndreaA Gestão Sustentável de Recursos Humanos é uma estratégia chave nas organizações para atuarem de forma eficiente e sustentada a longo-prazo. Ao seguir esta abordagem, as organizações atingem uma performance elevada, através de práticas que promovem o Engagement no Trabalho. Estes outcomes serão influenciados pela Perceção de Suporte Organizacional. Assim, o objetivo desde estudo é verificação de uma dupla moderação: a Geração enquanto moderadora da moderação da Perceção de Suporte Organizacional na Gestão Sustentável de Recursos Humanos e o Engagement no Trabalho. O estudo foi realizado atrás da aplicação de um questionário a 306 participantes. Esperamos acrescentar valor à literatura e à prática, analisando uma relação que não se encontra ainda consolidada na literatura: o impacto que Gestão Sustentável de Recursos Humanos tem no Engagement no Trabalho, quando moderada pelo Perceção de Suporte Organizacional, nas diferentes Gerações. Os resultados indicam que a dupla moderação se verifica, assim como a moderação da Perceção de Suporte Organizacional na Gestão Sustentável de Recursos Humanos e o Engagement no Trabalho. Os dados revelam diferentes resultados para cada Geração, como esperado. Este estudo vem juntar-se à pouca literatura existente sobre estas relações, em especial sobre a variável da Gestão Sustentável de Recursos Humanos e análise da Geração Z, o que irá beneficiar as organizações, os líderes e os colaboradores.