Browsing by Issue Date, starting with "2023-09-04"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Implantes curtos : suas iindicaçõesPublication . Fortini, Beatriz; Pereira, EugénioA reabilitação oral de pacientes desdentados através de instalação de implantes dentários endoósseos e próteses implantossuportadas, constitui uma solução terapêutica bem documentada e previsível. A desdentação precoce dos maxilares, é muitas vezes acompanhada de perdas de volume ósseo significativas. A restituição do volume ósseo perdido, é conseguida através de técnicas de reconstrução óssea associadas a diversos materiais reconstrução óssea. As regiões maxilares podem apresentar dificuldades técnicas anatómicas, nomeadamente a reduzida altura do pavimento do seio maxilar por pneumatização do mesmo, e a localização do nervo alveolar inferior, que impossibilitam a instalação de implantes dentários convencionais. Nestes casos as técnicas de elevação do pavimento do seio maxilar e técnica de lateralização do nervo alveolar inferior, requerem um nível elevado de experiência, associadas a maiores taxas de complicações intra e pós-operatórias. Apesar da reabilitação oral implantossuportada com implantes convencionais de comprimento igual ou superior a 10mm, constituir uma solução com bom prognóstico de longevidade, o desenvolvimento dos implantes curtos para reabilitação destes casos clínicos, constitui uma alternativa a técnicas cirúrgicas mais invasivas e com maior risco de complicações cirúrgicas. A caraterização dos implantes curtos não é consensual na literatura, são distinguidos entre implantes curtos, standard e longos. Os implantes curtos apresentam algumas vantagens, tais como: menor morbilidade, menor dificuldade técnica, tempo de reabilitação mais reduzido e menor custo para o paciente. Por outro lado, a sua utilização, requer conhecimento das características biomecânicas, distribuição anatómica e técnicas de reabilitação. Objetivos: Descrever os implantes curtos e suas indicações nas reabilitações orais de pacientes desdentados. Materiais e métodos: A seleção dos artigos científicos incluídos nesta revisão narrativa, teve como base a pesquisa em plataformas digitais como MEDLINE-PubMed, Cochrane Library e adicionalmente com procura manual de livros e artigos em revistas científicas de referência.
- Recolha de dados biométricos e pesquisa de raiva em morcegos insetívoros de Portugal ContinentalPublication . Fernandes, Isabela Alexandra GervásioA raiva é uma doença de origem viral erradicada na maior parte dos países da União Europeia, ainda que sejam detetados casos esporádicos de raiva em humanos transmitidas por animais como cães ou morcegos, sejam de animais exóticos ou autóctones. É zoonótica que afeta principalmente o sistema nervoso central e assim que aparecem os primeiros sintomas considera-se ser fatal. O método mais comumente utilizado para a testagem em animais é a testagem por Polymerase Chain Reaction em amostras de tecidos. Neste estudo recolheram-se cento e três cadáveres de morcegos das espécies Pipistrellus pipistrellus, Pipistrellus pygmaeus, Eptesicus serotinus, Miniopterus schreibersii, Rhinolophus hipposideros e Tadarida teniotis, do Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens e do Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto, centros de recuperação de Portugal Continental, que deram entrada nesses centros entre 2016 e 2023, com objetivo de realizar testagem de raiva e recolher alguns dados biométricos dos indivíduos. A testagem de raiva foi então realizada por Polymerase Chain Reaction no Instituo Nacional de Investigação Agrária e Veterinária através de amostras recolhidas dos encéfalos dos morcegos. Para execução das necropsias foram tomadas todas as medidas de segurança e usado o equipamento de proteção individual necessário. Os resultados obtidos até à data mostraram que 20 individuos testaram negativo para a raiva sendo dezanove da espécie Pipistrellus pipistrellus e um da espécie Pipistrellus pygmaeus. Quanto aos dados biométricos recolhidos, nomeadamente pesagens, medições dos comprimentos dos corpos e das asas foram comparados com os valores médios das diferentes espécies, o que permitiu comprovar que muitos indivíduos chegam aos centros de recuperação com pesos inferiores aos fisiológicos, por apresentarem desidratação e desnutrição à entrada. A nível de comprimentos de asa e comprimento de corpo, os mesmo estão dentro dos parâmetros descritos.
- Plano de Potencialização do Restaurante “Viagem aos Sabores”Publication . Espanhol, Diogo; Hemsworth, KevinO seguinte trabalho de projeto, realizado no âmbito do Mestrado em “Direção Comercial e Marketing” ministrado no Instituto Superior de Administração e Gestão (ISAG), foi desenvolvido com o objetivo de aumentar o potencial do restaurante “Viagem aos Sabores”, pertencente à Pousada de Sagres. O objetivo é propor a melhoria e modernização dos serviços existentes e criar propostas capazes de captar novos clientes a nível externo e interno. Foi aplicada uma Análise SWOT, de modo a identificar os principais pontos fortes e ameaças e um inquérito aos fatores mais valorizados pelos clientes. A revisão de literatura aponta caminhos de diferenciação ao nível da decoração, do mobiliário, da música e da qualidade dos serviços prestados como sendo determinantes na experiência positiva do consumidor. Os resultados empíricos apoiam em grande parte as hipóteses propostas e defendem que é de grande importância o desenvolvimento de uma forte satisfação do consumidor para o aumento da intenção de regresso e captação. Por sua vez, o desenvolvimento de técnicas de vendas e investimento em marketing digital são fortes aliados na potencialização de um restaurante. Ao longo do trabalho apresentado será possível verificar que de acordo com alguns autores, a satisfação do consumidor e o consequente sucesso de um restaurante, é influenciada por diversos fatores, entre os quais se incluem a atmosfera, a importância da marca e a potencialização das vendas.