Browsing by Issue Date, starting with "2023-07-31"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Diagnose of the inflammatory bowel disease using deep learning models with interpretabilityPublication . Maurício, José Carlos Nunes; Domingues, Inês Campos Monteiro SabinoDoença de Crohn e Colite Ulcerosa são duas doenças crónicas que provocam uma in flamação nos tecidos de todo trato gastrointestinal, e são caracterizadas pelo termo: Doença Inflamatória do Intestino. Para os pacientes com esta patologia, um diag nóstico preciso e atempado é um ponto chave para a qualidade de vida das pessoas com o objetivo de ser prescrito um tratamento que minimize os sintomas provocados pela inflamção do intestino. Contudo, os médicos gastroenterologistas sentem alguma dificuldade em avaliar as imagens endoscópicas de modo a reconhecer as caracterís ticas das duas doenças crónicas. Portanto, através deste trabalho procura-se encon trar uma forma de automatizar o diagnóstico destes pacientes durante o exame en doscópico reduzindo a subjetividade que está sujeito pela observação de um gastroen terologista, utilizando seis CNNs: AlexNet, ResNet50, VGG16, InceptionV3, ResNet50- MobileNetV2 e um modelo híbrido. Foram ainda utilizadas neste estudo cinco ViTs: ViT-B/32, ViT-S/32, ViT-B/16, ViT-S/16 and R26+S/32. Knowledge distillation foi apli cada de forma a construir modelos mais simples, com menos parâmetros, com base na aprendizagem das arquiteturas pré-treinadas em grandes volumes de dados. Conclui se que no âmbito das ViTs consegue-se reduzir 25x o número de parâmetros mantendo uma boa performance e reduzir o tempo de inferência em 5,32 segundos. Para as CNNs os resultados mostram que é possível reduzir em 107x o número de parâmetros, re duzindo por consequência o tempo de inferência em 3,84 segundos. Aliado a isto, ainda foi realizada a interpretabilidade dos modelos que permitiu concluir que ambas as arquiteturas (teacher and student models) conseguem identificar úlceras, situações de sangramento e lesões provocadas pela inflamação da doença.
- Development of a fixing and adjusting device for Chevron osteotomyPublication . Santos, Mariana Costa; Roseiro, Luís Manuel FerreiraO Hallux Valgus é uma deformação que ocorre no primeiro metatarso do pé, podendo em alguns casos atingir também a falange. O tratamento desta deformação obriga, na maioria das situações, a um procedimento cirúrgico. A Osteotomia de Chevron é o tipo de cirurgia habitualmente implementada, sendo os cortes e perfuração do osso normalmente realizados pelo cirurgião sem o recurso a dispositivos específicos de apoio e guiamento. A possibilidade de desenvolver um dispositivo de apoio que permita aumentar a precisão na realização desta cirurgia foi o foco deste trabalho de Mestrado. Este trabalho apresenta um novo dispositivo para apoio na execução da Osteotomia de Chevron, desenvolvido em estreita colaboração com uma equipa de Ortopedistas. Inicialmente foi feita uma identificação da técnica e dos procedimentos associados à cirurgia de Chevron. Depois foi desenvolvido um modelo 3D de um metatarso, que serviu de base ao desenvolvimento do conceito do dispositivo. O dispositivo desenvolvido incorpora diferentes configurações, tendo como base uma estrutura puramente mecânica. O Protótipo do dispositivo foi produzido com tecnologias de fabrico aditivo e com recurso a materiais e componentes compatíveis com a sua utilização em contexto real. A evolução na conceção do dispositivo mostrou a identificação de características que permitiram o seu teste experimental com a aquisição de dados associados à precisão de corte. Os resultados evidenciaram adequada robustez do dispositivo, que pode desempenhar uma missão de relevo no apoio ao processo cirúrgico da osteotomia de Chevron.
- FLORESCIMENTO NOS COLABORADORES DA GARVAL: Um Estudo sobre felicidade laboral com o modelo PERMAPublication . Caldas, Maria; Araújo, PatriciaAo longo das últimas décadas o interesse científico sobre bem-estar no trabalho tem aumentado, o que tem levado a um crescimento de preocupações por parte das organizações. Uma organização é constituída por pessoas, pelo que se as pessoas forem felizes, a organização também o será, e assim, as ciências empresariais têm continuamente demonstrado que as empresas serão mais produtivas, mais eficazes e lucrativas, fazendo a diferença competitiva no mundo empresarial e atingindo os objetivos, quer individuais dos colaboradores quer comuns: o sucesso no mundo do trabalho. O presente estudo visa analisar a felicidade no trabalho dos colaboradores da Garval - Sociedade de Garantia Mútua, aplicando o Modelo PERMA (Cujas siglas significam respetivamente as cinco dimensões do modelo Positive Emotions, Engagement, Relationships, Meaning e Achievement) para medir os níveis de florescimento dos colaboradores, marco-conceito oriundo da corrente da psicologia positiva, fundado e fundamentando pelo investigador Martin Seligman, como uma medida de felicidade. Usou-se uma abordagem quantitativa, recorrendo ao instrumento já existente do Modelo PERMA geral (composto por 23 itens, numa escala Likert e 0 a 10) e adicionando perguntas sociodemográficas e socioprofissionais diversas. Osresultados demonstraram que: (a) Os níveis de florescimento dos colaboradores da Garval situam-se nos 7,79 na dimensão Relacionamentos e 7,75 na dimensão Significado; (b) a medida do Bem-Estar Geral que o modelo fornece (inclui a soma de 15 itens + o item 32) obteve um resultado final de 7,66; (c) não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas quanto às várias variáveis sociodemográficas; (d) encontrou-se diferenças significativas quanto a dimensão Emoções Negativas em que apresentou um valor de 5,18, (e) encontrou-se diferenças estatisticamente significativas na Dimensão Saúde no que diz respeito ao Sexo, sendo são os elementos do sexo masculino os que apresentam um valor menor. Obtendo-se uma média de 6,94, correspondente ao sexo feminino e uma média de 6,19 referente ao sexo masculino. Termina-se esta investigação aplicada, discutindo os resultados, sugerindo estudos futuros, com propostas de intervenção organizacional orientada para melhoria do bem-estar laboral a ser implementadas pela Garval.