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- 6 Habitações na Fonte VelhaPublication . Godinho Pereira Peixoto Silva, Francisco Miguel; Cannatà, MicheleCom base nos motivos que definem o papel do arquiteto na sociedade - a sua capacidade de interpretar e refletir as condições do seu tempo e de relacionar o carácter do seu trabalho com as identidades e necessidades do público que encontra - desenvolvemos um estudo centrado na análise do carácter do espaço doméstico e social nas zonas residenciais. Uma vez que o tema principal é o espaço arquitetónico da casa e a perceção anterior da casa como um espaço representado por uma imagem de um grupo de indivíduos ou uma ilusão de estabilidade, através da análise da integração espacial destes espaços, tentamos traçar os dados encontrados e traçar o retrato social que reflete o estado da casa em Portugal no início dos anos 2000 (Bachelard, 2003). Neste caso, a discussão dialética entre os espaços exteriores e interiores da casa é impulsionada pela natureza dos espaços públicos e privados dos habitantes da célula residencial. O projeto visa satisfazer as necessidades básicas e legítimas das pessoas de privacidade, conforto, proteção e laços familiares naturais num espaço onde se sentem protegidas, controladas e sociologicamente manipuladas na sua situação e cultura atual, porque o lar é um espaço, uma liberdade e um lugar onde é possível uma grande orientação (Mateus, 2016). No sentido mais geral, uma casa (do latim casa), habitação (do latim domum) é um conjunto de paredes, mobiliário e telhado que as pessoas constroem para criar um espaço vital que proporciona proteção contra fenómenos naturais externos (tais como chuva, vento, calor e frio) e ataques de terceiros. Desta forma, a casa pode ser entendida não só como uma estrutura que proporciona abrigo, mas também como uma construção cultural da sociedade. Como tal, corresponde ao arquétipo de casa, ou seja, o lugar onde as pessoas vivem a sua vida privada e onde a parte mais importante da sua privacidade (ou seja, a representação da sua propriedade) tem lugar. Embora as pessoas atualmente se tenham afastado das suas casas (uma vez que passam a maior parte do seu tempo fora de casa, no trabalho, a descansar ou a viajar pela cidade), o lar sempre foi associado à ideia de família e a palavra é frequentemente utilizada neste sentido. Enquanto na visão tradicional da estrutura social a família é vista como a unidade básica da sociedade, a casa é a unidade básica do assentamento urbano e é essencial para a sua existência e desenvolvimento. Começamos, portanto, por examinar as origens e a natureza da arquitetura de uma perspetiva histórica, o que leva a questões como: porquê e a quem serve a arquitetura, como surgiu a arquitetura, e o que é a arquitetura em geral? Analisamos então o conceito de habitat e a sua relação com a natureza e o ambiente. Em relação a este trabalho trata-se da criação de um conjunto de habitações unifamiliar no terreno familiar. Serão 6 habitações em banda com um piso subterrâneo e 2 superiores, com 2 quartos e um escritório em que se pode converter num quarto, outro fator distintivo é um (buraco) que vem da cobertura a garagem dando entradas de luz e ventilação. Contem logradouros e na face da rua ir-se-á criar, mas não desenvolver a fundo, uma casa de lixo para as habitações e um espaço para uma loja. Os casos de estudos serão a Casa Azuma do arquiteto japonês, Tadao Ando, devido à organização dos espaços e do espaço aberto no meio da habitação, e as casas da Malagueira do arquiteto Siza Vieira, por causa dos tipos diferentes de habitações que se podia criar num espaço mais reduzido.
- Using educational networks to promote internationalization experiences in physiotherapy educationPublication . Alves Lopes, António; Prado, A; Pereira, A; Leão, C; Martins, Maria Elisabete; Valente, F; Mazzoli-Rocha, F; Pacheco, G; Sousa, J. Luís; Pedro, M; Gagulic, SIntroduction and Objectives: The Academic Network of Health Sciences of Lusofonia (RACS - racslusofonia.org) was created in 2016, with the mission of promoting training and scientific cooperation in health sciences, between higher education institutions and research centers in different countries and Portuguese speaking communities. Within the Physiotherapy Education Group of RACS we develop a project with a set of activities, developed along the academic path of the physiotherapy students, which allow them to be exposed progressively to the international context. Methods: During the 2021/22 academic year, 10 institutions involving 103 Physiotherapy students from 6 different countries (Portugal, Brazil, Mozambique, Cabo Verde, Angola, and São Tomé e Principe) participate in this project. Students are asked, over a period of 2 months, to carry out at least 2 online meetings within an international group to discuss topics related to the reality of education and the practice of Physiotherapists. As a result, students submit an individual reflection on the most relevant points that were identified in this sharing process. In each of the participating institutions, there was a teacher responsible for preparing, supporting, and evaluating the students' reflections. Results: To assess the impact and satisfaction of the students with activity, an online questionnaire (10 questions) was used, with several dimensions (preparation, performance, and global opinion) where a response rate of 83% was obtained (n=86). Regarding the answers, 93% considered that the objectives of the activity were clear and attainable and that the support materials were adequate (83%). Regarding meetings with international peers, 70% said that communication was easy during the meetings and that the proposed objectives were achieved (91%). Concerning the impact of the activity, 94% considered that the activity contributes to a better understanding of the international context of teaching and practice of physiotherapists, stressing that it should continue to be carried out within the scope of the physiotherapy course (89%). Conclusion(s): The overall reflexion from the students and teachers involved was very positive, reinforcing the importance of this activity and identifying areas of improvement related to student recruitment and support throughout this process. Based on the results, it seems important for us to carry out this project as it facilitates students’ early exposure to international contexts, which may facilitate the development of skills that allow them to play a more active and global professional role.
- Using educational networks to promote internationalization experiences in physiotherapy educationPublication . Alves Lopes, António; Prado, A; Pereira, A; Leão, C; Martins, Maria Elisabete; Valente, F; Mazzoli-Rocha, F; Pacheco, G; Sousa, J. Luís; Pedro, M; Gagulic, SIntroduction and Objectives: The Academic Network of Health Sciences of Lusofonia (RACS - racslusofonia.org) was created in 2016, with the mission of promoting training and scientific cooperation in health sciences, between higher education institutions and research centers in different countries and Portuguese speaking communities. Within the Physiotherapy Education Group of RACS we develop a project with a set of activities, developed along the academic path of the physiotherapy students, which allow them to be exposed progressively to the international context. Methods: During the 2021/22 academic year, 10 institutions involving 103 Physiotherapy students from 6 different countries (Portugal, Brazil, Mozambique, Cabo Verde, Angola, and São Tomé e Principe) participate in this project. Students are asked, over a period of 2 months, to carry out at least 2 online meetings within an international group to discuss topics related to the reality of education and the practice of Physiotherapists. As a result, students submit an individual reflection on the most relevant points that were identified in this sharing process. In each of the participating institutions, there was a teacher responsible for preparing, supporting, and evaluating the students' reflections. Results: To assess the impact and satisfaction of the students with activity, an online questionnaire (10 questions) was used, with several dimensions (preparation, performance, and global opinion) where a response rate of 83% was obtained (n=86). Regarding the answers, 93% considered that the objectives of the activity were clear and attainable and that the support materials were adequate (83%). Regarding meetings with international peers, 70% said that communication was easy during the meetings and that the proposed objectives were achieved (91%). Concerning the impact of the activity, 94% considered that the activity contributes to a better understanding of the international context of teaching and practice of physiotherapists, stressing that it should continue to be carried out within the scope of the physiotherapy course (89%). Conclusion(s): The overall reflexion from the students and teachers involved was very positive, reinforcing the importance of this activity and identifying areas of improvement related to student recruitment and support throughout this process. Based on the results, it seems important for us to carry out this project as it facilitates students’ early exposure to international contexts, which may facilitate the development of skills that allow them to play a more active and global professional role.
- "Saberes e Sabores: As potencialidades integrativas da culinária no currículo da Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico"Publication . Mihaela Miler, Monica; Pinto, Débora; Farinho, Paula; Costa, Hélder
- Clicar e vestir: uma análise do comportamento de compra por impulso online de vestuário, entre plataformasPublication . Junqueira, Adriana Mendes; Gomes, SandraObjetivo - A presente investigação tem com objetivo compreender o comportamento de compra por impulso online de vestuário, como resposta a estímulos de plataforma, estímulos de marketing e estado emocional do consumidor, no contexto de website, app e instagram. Metodologia - Assenta numa abordagem dedutiva de natureza quantitativa, a partir do qual se testam as hipóteses operacionais que pretendem explicar e prever o comportamento de compra por impulso online de vestuário. A recolha de dados foi realizada através de um questionário online. Esta recolha permitiu a obtenção de uma amostra válida de 616 inquiridos. A análise de comparação de médias foi igual importante. Resultados e principais conclusões - Há ainda evidência de que o instagram é a plataforma de compra que mais potencia o comportamento de compra por impulso online de vestuário, e é o género feminino que mais utiliza esta plataforma para este fim. Além disso, os indivíduos que preferem comprar vestuário através de instagram, relataram ser mais provável comprar por impulso em lojas online quando comparado com lojas offline; por contrapartida dos inquiridos que preferem comprar através de website (maioritariamente do género masculino) e que consideraram ser mais provável comprar de forma impulsiva em lojas físicas. Limitações - Apresenta-se como uma limitação a utilização de uma amostra não probabilística por conveniência. Além disso, por se tratar de um estudo, em parte, exploratório, gerou-se algumas limitações na discussão dos resultados.Originalidade/Valor A originalidade deste estudo prende-se com o facto de ser um estudo comparativo entre plataforma, o que até então não se encontrou realizado, pelo menos, no âmbito do comportamento de compra por impulso. Além disso, este modelo, tendo por base a estrutura S-O-R, nunca tinha sido anteriormente testado, especialmente no que concerne ao impacto destes estímulos de plataforma e de marketing, no estado emocional do consumidor.