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- Administração de oxitocina como terapia complementar em cães com fobia social interespecíficaPublication . Alcantara, Maylisse; Frouco, Professor Doutor Gonçalo Daniel dos SantosA oxitocina é um neuropeptídeo sintetizado no hipotálamo, que desempenha um papel fundamental na cognição social, comportamentos sociais, condicionamento do medo, ansiedade, humor, modulação do stress, filiação social e ligação aos pares. Sendo um peptídeo de grande tamanho molecular, esta molécula dificilmente atravessará a barreira hemato-encefálica. Por isso, a maioria dos estudos sobre a oxitocina utilizaram a forma de administração intranasal. Devido ao seu envolvimento no comportamento social, a oxitocina foi estudada na medicina humana como terapia em vários distúrbios psicológicos com funcionamento social deficiente, tais como stress pós-traumático, ansiedade social, autismo ou esquizofrenia, com resultados bastante encorajadores. Estes resultados permitem-nos questionar a possibilidade de utilizar uma terapia com oxitocina em cães que também sofrem de fobia social, particularmente dirigida aos seres humanos. De facto, nos últimos anos, o interesse pela medicina do comportamento animal aumentou, levando à descoberta de doenças psiquiátricas semelhantes em cães e humanos. O cão já é utilizado em muitos estudos como modelo natural de doenças humanas devido ao seu comportamento social complexo semelhante ao humano. Assim, a terapia com oxitocina, utilizada em humanos, pode produzir os mesmos resultados em cães com fobia social. Neste estudo, a possibilidade de terapia com oxitocina em cães e a sua forma de administração serão revistas.
- Desenvolvimento de um Novo Produto na categoria de Ready MealsPublication . Henriques, Beatriz Rodrigues Ribeiro; Pereira, Carlos José DiasO presente relatório reflete o trabalho realizado no âmbito da Unidade Curricular Estágio do Mestrado em Engenharia Alimentar, da Escola Superior Agrária de Coimbra, do Instituto Politécnico de Coimbra. O estágio decorreu entre fevereiro e setembro de 2022, no Departamento de Investigação e Desenvolvimento (ID) da empresa Nobre Alimentação, Lda, localizada em Rio Maior, sob orientação da Engenheira Helena Sampaio. O objetivo principal do estágio curricular foi a participação pró-ativa no projeto de Desenvolvimento de Novos Produtos, inserido na categoria de Ready Meals, mais concretamente de refeições em lata, na gama “Petisca”, cujo conceito vai ao encontro do hábito de petiscar com amigos e familiares. Para isso, foram acompanhadas as várias etapas do processo de Desenvolvimento de Novos Produtos. O desafio inicial do projeto emanou do Departamento de Marketing, cuja proposta consistiu no desenvolvimento de um novo produto, nomeadamente a adaptação da receita típica do Pica-pau, petisco tradicional do Ribatejo, para um produto enlatado a ser lançado em setembro de 2022. O Departamento ID, depois de uma fase de pesquisa e investigação, passou à fase de desenvolvimento do produto, que incluiu vários ensaios. No entanto, a atual crise de inflação agravou de forma significativa o preço das matérias-primas, afetando os custos projetados para o produto, o que levou ao adiamento do seu lançamento. O foco deste relatório de estágio vai ser o processo de Desenvolvimento de Novos Produtos, considerando todo o processo definido pela Nobre Alimentação, Lda., de acordo com os respetivos recursos e necessidades. Para além de serem detalhadas todas as fases do processo de desenvolvimento de novos produtos, serão descritos os 23 ensaios realizados que permitiram chegar ao produto final. Palavra-chave: Desenvolvimento de Novos Produtos; Pica-pau enlatado; ensaios; produção, custos
- Marketing digital na experiência do consumidor millennial no setor da restauração em Portugal: Caso Agência BastardaPublication . Santos, Miguel Gonçalves Barros Pinto dos; Mena, RicardoA partilha do consumo nas redes sociais está cada vez mais enraizada no quotidiano dos jovens portugueses, ondes as redes sociais são consideradas, de tal forma, ferramentas indispensáveis no seu dia a dia, que se torna quase inevitável para a maioria dos mercados, não trabalharem a sua comunicação nesses meios. Um dos mercados mais afetados por esta mudança de comportamento, sobretudo após a pandemia covid-19, foi sem dúvida alguma, o mercado da restauração. Com um público, que a cada ano que passa se torna mais informado e exigente, existe uma grande necessidade dos estabelecimentos se reinventarem para que se diferenciem da concorrência e possam manter o seu negócio. Ao longo do estágio curricular realizado na empresa BASTARDA, LD (daqui em diante referida como “Bastarda”), uma agência de comunicação situado no Porto, surgiu a importância de entender como é que os consumidores reagem à comunicação feita por estabelecimentos de restauração, de forma a perceber quais são os “gatilhos” que impulsionam os millennials a visitar esses espaços e ainda mais, partilharem a sua experiência com os seus seguidores, fazendo quase uma publicidade gratuita ao local. Assim, o objetivo geral deste estudo é compreender as motivações dos millennials para a partilha de experiências de consumo nas redes sociais, no setor da restauração. Neste relatório foi utilizada uma metodologia qualitativa, em que a técnica de recolha de dados utilizada foi um focus group e observação natural. A amostra dividiu-se entre 2 grupos, tendo cada um deles 6 elementos.
- Análise de marketing tribal à comunidade de basquetebol em PortugalPublication . Dominguez, Tomás Duarte de Amaro Coelho e Lobato; Mena, RicardoAs tribos de consumo tem-se demonstrado como um dos mais recentes fenómenos de marketing. Efémeras, fluidas, não totalizadoras, estas tribos focam-se nas ligações e sentimentos que o consumo lhes pode trazer, em vez do ato de consumo em si. Assim, de forma a compreender estas tribos é necessário um trabalho de análise às suas características e de maximização dos atributos valorizadas pelas mesmas. A comunidade de basquetebol, a nível de mundial encontra-se em desenvolvimento, sendo cada vez mais uma cultura por si. Todas as noites é possível identificar jogadas, momentos e as maiores estrelas do desporto. Além disso, o fenómeno do basquetebol começa a cruzar-se com outras culturas como o caso do Hip-Hop, criando um impulso que dificilmente irá abrandar. De certa forma, este fenómeno tem sido verificado em Portugal, sendo catapultado pela ascensão de Neemias Queta à maior liga do mundo, a NBA. Além disso, pode-se verificar um crescimento nos conteúdos de redes sociais dedicadas ao basquetebol, com criação de podcasts e páginas dedicadas ao mesmo. Desta forma, o âmbito desta dissertação foca-se em compreender a comunidade de Basquetebol portuguesa, de forma a perceber se esta reúne as condições para ser classificada como uma tribo de consumo, através da análise dos membros da comunidade, a existência de características de uma tribo de consumo na comunidade e na análise da relação da comunidade e das marcas com que se identifica. Após esta análise, serão feitas recomendações futuras e uma conclusão da dissertação. Esta dissertação será de altamente informativa para todas as entidades e marcas que pretendem capitalizar no mercado português de basquetebol, pois irá demonstrar uma análise extensiva dos membros da comunidade, se esta pode ser segmentada como tribo, e qual a perceção dos membros relativamente às marcas.
- A importância da estratégia de branding na lealdade dos clientes nos mercados b2b: Estudo de caso da Adira Metal Forming SolutionsPublication . Melo, Miguel Ângelo Santos; Soares, RaquelA indústria é um mercado B2B de enorme complexidade no processo de compra organizacional. Um setor austero e extremamente competitivo que tem no branding o seu melhor aliado para alicerçar uma marca forte e sustentar pontos de diferenciação dos seus produtos e serviços industriais face à concorrência, de modo a aumentar e otimizar a perceção da sua marca, com o fim de fazer crescer a sua participação no mercado e desenvolver relacionamentos duradouros que potenciem a ambicionada lucratividade constante. Este estudo tem por objetivo o examinar da importância da estratégia de branding na construção da lealdade dos clientes nos mercados B2B, por meio de um estudo de caso da ADIRA, um fabricante de máquinas no setor da metalomecânica que atua globalmente no mercado B2B. O foco passa por fornecer uma compreensão profunda da crescente relevância do marketing para empresas B2B, e de como uma estratégia de branding eficiente pode ser usada para fortalecer o relacionamento entre a marca e os seus clientes, aumentado a sua lealdade e retenção num ambiente altamente competitivo. O estudo do caso ADIRA visa extrair por meio de entrevistas a um grupo de clientes próximos e bem conhecedores da realidade da marca e o do seu legado, os elementos de sucesso e de maior importância que ajudarão a estabelecer boas práticas do branding B2B, sob o fim deste gerar uma conceção positiva na mente dos clientes. A análise dos dados evidenciou que marcas fortes, desenvolvidas por boas práticas de branding, mitigam o risco percebido, geram confiança, potenciam a lealdade do cliente, melhoram a imagem da marca e aumentam a competitividade da empresa no mercado B2B. Os resultados obtidos também evidenciam que a construção de relacionamentos de longo prazo com os clientes é um processo fundamental para o sucesso da estratégia de branding nos mercados B2B. Isso pode ser alcançado por meio de um compromisso contínuo, sustentado em produtos de qualidade, constante inovação e permanente atenção no serviço pós-venda, bem como por meio de outras características intangíveis, como a comunicação eficaz da proposta de valor da empresa.