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- A Importância da Comunicação de Eventos no Turismo Familiar: Estudo de Caso - MARTINHAL CascaisPublication . Alcaria, Sara Cóias; Silva, Ana Isabel Inácio Gomes daAtualmente o turismo tem conhecido inúmeras transformações, em particular nas formas de turismo que foram desenvolvidas nas últimas décadas, mas também nos segmentos de turismo que têm, em consequência, vindo a evoluir, fruto da maior experiência e da maior exigência do mercado turístico, que se complexificou. O presente trabalho decorre da constatação destes desenvolvimentos e pretende ser um contributo na abordagem somente sobre o Turismo Familiar, e no maior entendimento da comunicação desta forma de turismo, dirigida a este mercado em particular. Em Portugal existe um grupo hoteleiro que tomou este nicho de mercado como prioritário e tem vindo a apostar em preencher todas as necessidades e gostos das crianças e da sua respetiva família: o Martinhal, caso de estudo que aqui se desenvolveu. Na Estratégia de Turismo 2027 (Turismo de Portugal: 2017, p. 55) pode ler-se que, uma das formas de valorizar o território nacional passa pela eleição de tipologias de produtos prioritários, entre os quais: “iniciativas de estruturação de produtos ajustados a diferentes segmentos da procura (em que se incluem, produtos específicos, designadamente, para famílias, séniores/smart age, jovens, surf, turismo equestre, turismo militar, entre outros)”. Neste sentido, este é um trabalho que pretende avaliar a importância dos eventos infantis/familiares (composto por atividades, workshops, concursos ou jogos) em hotéis dedicados especialmente ao turismo familiar, ou seja, ao segmento Famílias. A metodologia escolhida foi o caso de estudo, optando se pela unidade hoteleira Martinhal Cascais, que foi pensada detalhadamente para acolher este segmento das famílias e as suas crianças. Acredita-se na importância estratégica do mercado “famílias” para a dinamização da atividade turística em território nacional e pretendemos, por via deste estudo, contribuir um pouco mais para a sua compreensão e valorização. Acredita-se também que a comunicação se revela fundamental para chegar a este mercado, como uma ferramenta estratégica, marcando um diferencial concorrencial relevante neste contexto. O trabalho de dissertação organizou-se em torno de uma triangulação de conceitos centrais: o de Eventos e de Comunicação e do Turismo Familiar como aposta estratégica para o sector hoteleiro. A compreensão do “estado da arte” constitui a primeira parte deste projeto. A segunda parte passa pelo estudo de caso em que se inclui a caracterização do local, os seus valores, visão, missão e objetivos, bem como a forma como tem utilizado os eventos para crianças como estratégia de comunicação junto do mercado “famílias”. No trabalho empírico desenvolvido optou-se pelo recurso a fontes primárias, com a realização de inquéritos por entrevista estruturados a colaboradores deste empreendimento. Bem como uma observação participante, na medida em que tive oportunidade de trabalhar na unidade e no departamento em questão. É, por isso, uma abordagem centrada no modo como a oferta se estrutura para dar resposta às especificidades deste mercado em concreto, tentando perceber de 7 que forma os Eventos constituem um contributo de afirmação daquela estratégia. Assim, pretendeu-se com este trabalho perceber a relevância deste tipo de eventos para este mercado, de que forma eles fazem parte da sua estratégia de comunicação e como, na medida em que estes são passiveis de serem realizados ao longo de todo o ano, podem contribuir para a maior visibilidade da marca; distinção face à concorrência; diminuição de sazonalidade; e finalmente como trabalho de diferenciação de uma oferta adaptada a um mercado específico, como preconizado na Estratégia de Turismo 2027. Da realização deste estudo pode concluir-se que a comunicação dos eventos no turismo familiar, em específico, constitui uma mais-valia para este segmento de mercado, pois as famílias são um mercado importante no turismo (e para a hotelaria em si), e sendo estas um mercado relevante, a comunicação da marca do Martinhal detém um papel fundamental e estratégico na sua difusão. Para além disto, a comunicação de eventos torna-se crucial no turismo familiar em particular, pois estes são uma ferramenta estratégica de alcançar maior notoriedade das marcas hoteleiras, em particular no Martinhal, que permitem igualmente combater a sazonalidade de um hotel.
- Proposta de implementação de ferramentas de melhoria contínua numa empresa da área metalomecânicaPublication . Marques, Rafael Antunes; Duarte, Belmiro Pereira MotaO presente projeto de dissertação, visa apresentar propostas de implementação de melhorias nos processos de uma empresa do setor metalúrgico. As organizações, que atuam no setor da metalurgia e metalomecânica, com o atual cenário de competitividade, sentem a necessidade de assegurar uma prosperidade sustentada. Assim, são muitas as empresas que têm implementado um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). A entidade sobre a qual este relatório assenta, a PNH, também se enquadra no grupo de empresas que possui um SGQ, de forma a obter uma vantagem competitiva e de forma a adotar medidas necessárias para fornecer produtos e serviços de qualidade. Neste sentido, o principal objetivo do trabalho é o desenvolvimento de propostas modelo que visam a melhoria da qualidade dos processos da PNH. Para tal, recorre-se a ferramentas e metodologias da engenharia da qualidade mais apropriadas para ultrapassar as dificuldades identificadas no sistema da PNH. Numa primeira fase, estudou-se na literatura as ferramentas e metodologias da qualidade mais adequadas a implementar no contexto da empresa. Numa segunda instância, identificaram-se as falhas e as oportunidades de melhoria através da observação qualitativa. Finalmente, após identificados os processos a melhorar foram desenvolvidas propostas. Tais propostas centram-se, sobretudo, no processo de produção e no processo de gestão da melhoria e controlo da qualidade. Particularizando, elas focam-se no estado de organização e o método de trabalho na produção, sobre o método de tratamento de reclamações e sobre o tratamento de não conformidades (NC) de componentes e produtos resultantes de falhas internas. Assim, propõe-se a implementação da metodologia 5S, para a melhoria e sistematização da organização e dos métodos de trabalho. Para o tratamento de reclamações, a proposta centra se sobre a implementação da metodologia 8D, com o apoio das ferramentas, 5 Porquês e 5W2H. Por fim, foi elaborada uma proposta de tratamento de não conformidades internas segundo o ciclo PDCA e com o apoio das ferramentas 5 Porquês e 5W2H.