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Abstract(s)
O presente projeto de dissertação, visa apresentar propostas de implementação de
melhorias nos processos de uma empresa do setor metalúrgico. As organizações, que atuam no
setor da metalurgia e metalomecânica, com o atual cenário de competitividade, sentem a
necessidade de assegurar uma prosperidade sustentada. Assim, são muitas as empresas que têm
implementado um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). A entidade sobre a qual este
relatório assenta, a PNH, também se enquadra no grupo de empresas que possui um SGQ, de
forma a obter uma vantagem competitiva e de forma a adotar medidas necessárias para fornecer
produtos e serviços de qualidade.
Neste sentido, o principal objetivo do trabalho é o desenvolvimento de propostas modelo
que visam a melhoria da qualidade dos processos da PNH. Para tal, recorre-se a ferramentas e
metodologias da engenharia da qualidade mais apropriadas para ultrapassar as dificuldades
identificadas no sistema da PNH. Numa primeira fase, estudou-se na literatura as ferramentas
e metodologias da qualidade mais adequadas a implementar no contexto da empresa. Numa
segunda instância, identificaram-se as falhas e as oportunidades de melhoria através da
observação qualitativa.
Finalmente, após identificados os processos a melhorar foram desenvolvidas propostas.
Tais propostas centram-se, sobretudo, no processo de produção e no processo de gestão da
melhoria e controlo da qualidade. Particularizando, elas focam-se no estado de organização e o
método de trabalho na produção, sobre o método de tratamento de reclamações e sobre o
tratamento de não conformidades (NC) de componentes e produtos resultantes de falhas
internas.
Assim, propõe-se a implementação da metodologia 5S, para a melhoria e sistematização
da organização e dos métodos de trabalho. Para o tratamento de reclamações, a proposta centra se sobre a implementação da metodologia 8D, com o apoio das ferramentas, 5 Porquês e 5W2H.
Por fim, foi elaborada uma proposta de tratamento de não conformidades internas segundo o
ciclo PDCA e com o apoio das ferramentas 5 Porquês e 5W2H.
Description
Keywords
Melhoria contínua Ferramentas e metodologias da qualidade Sistema de gestão da qualidade