Browsing by Issue Date, starting with "2023-04-11"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Encefalopatia hipóxica-isquémica no poldro recém-nascido: revisão bibliográficaPublication . Galet, Agathe Marie; Santos, Prof. Doutora Rita Caseiro; Schwarz, Dra. HélèneA Encefalopatia hipóxica-isquémica no poldro recém-nascido é uma síndrome pouco compreendida e subdiagnosticada, apresentando frequentemente sinais ligeiros. Porém, em casos mais graves, a hipóxia e isquémia sofridas pelo poldro durante a gestação e/ou nascimento resultam na manifestação de uma grande variedade de sinais clínicos, maioritariamente neurológicos e comportamentais, podendo também estar associadas lesões respiratórias, renais, intestinais, hepáticas ou endócrinas. Assim, o termo encefalopatia hipóxica-isquémica é, hoje em dia, o termo mais adequado entre os usados para descrever a patologia. Sendo uma patologia cuja rapidez de tratamento influi na recuperação é importante identificar precocemente esta patologia. A abordagem diagnóstica pressupõe a realização de um painel de exames complementares, de forma a descartar causas congénitas, metabólicas ou infeciosas. Esses exames também permitem avaliar a extensão das lesões relacionadas com a hipóxia e a isquémia. Uma vez diagnosticado, o tratamento deve ser instituído rapidamente para promover uma rápida recuperação. Imediatamente após o nascimento, dependendo do quadro de hipóxia, pode ser necessária ressuscitação cardiopulmonar. A terapêutica foca-se então na manutenção da perfusão e da homeostasia, combinada com o suporte imunológico e o controlo das manifestações neurológicas (convulsões), que pode ser complementada pelo uso do método de compressão de Madigan. A prevenção é um fator chave na redução da prevalência e baseia-se no conhecimento dos fatores de risco e na sua prevenção. A taxa de sobrevivência é boa quando a ressuscitação cardiopulmonar não é necessária, dependendo da gravidade das lesões e do rápido maneio do poldro. Para os sobreviventes, o prognóstico a longo prazo é bom, com poucas sequelas relatadas.
- Evaluation of the characteristics of dairy farms producing Holstein calves to increase their valuation in the heavy veal sector in QuébecPublication . Rupek, Margot Karine Jacqueline; Lopes, Professora Doutora Ana Isabel Calado; Martins, Professora Doutora Elisabete Gomes; Robichaud, Professora Doutora Marianne Villettazmain reason why dairy producers are limiting their efforts of valorisation, which reverberates on the health and well-being of the calves. Since these two parameters are essential for the optimal expression of their potential in feedlot, the association “Producteurs des bovins du Québec” (PBQ) requested the expertise of the Faculty of Veterinary Medicine (FMV) research team. Objective: The study highlights the most common calves rearing practices implemented in farms aiming the production calves with greater valuation in the Québec heavy veal industry. The objective is to identify and highlight the critical factors and good practices that ensure the production of high-quality calves for the general adoption of better long-term management (on animal health and welfare). Materials and methods: A total of 166 questionnaires were constructed and applied to Québec producers. Each questionary is composed by 56 questions covering selected parameters namely Calf management at birth, Nutrition and Housing management, in accordance with the priority stated by the producers questioned. Other parameters were also evaluated in this review such as producer background, farm general profile, biosecurity practices, calving management and conditions of departure to auction that remain in the Appendix for academic purpose. The results are based on the statistical analysis, under the form of a descriptive analyse realized with the software R studio (Version 2022.07.2+576), of the 56 questions. Results: The most important priorities for the producers were colostrum management (40,6%), housing management (25,1%) and milk nutrition (11,1%). As an example, when questioning the colostrum management more specifically, it turned out that 19,88% of the producers are respecting the literature standards but 5,42% of the producers make distinctions between replacement calves and calves for auction, subjects of our study. The results denote an under-valorisation of calves for auction and the questionnaires show a wish to find solutions to alleviate this lack of consideration. Future work: The continuation of the project will consist of developing a list of approximately 25 farms from the 166 farms requested in the questionnaire, to be contacted and visited for field data collection and will include the verification of the reliability of the results obtained on this report.
- Terapia transfusional em animais de companhiaPublication . Saias, Mariana Lopes Caetano Matono
- Plano de Marketing para a Empresa Transportes Torres & OliveiraPublication . Rocha, Catarina Vitória da Silva; Lopes, Jorge Manuel Neves GomesNo contexto competitivo em que as empresas se inserem atualmente, impulsionado sobretudo pela transformação digital, estimulado pela constante mudança, inovação e perante desafios globais da sustentabilidade, a realidade das empresas representam uma mudança de paradigma que tem impactado o setor dos transportes e da logística. Perante este cenário, os objetivos estratégicos do plano de marketing proposto atuam sobre quatro pilares estratégicos que são fundamentais para o desenvolvimento da empresa Transportes Torres & Oliveira – 1) Parceiros, Fornecedores, Clientes e outros Stakeholders; 2) Mercado; 3) Branding e Marketing; 4) Recursos Humanos. Do ponto de vista empírico, o presente projeto engloba uma breve revisão de literatura, auxiliada por diversas frontes que fundamentam o objetivo principal deste projeto e consistiu na realização de quatro entrevistas que foram sujeitas a uma análise de conteúdo e interpretação dos respetivos dados. Neste alinhamento, pretende-se compreender quais são os objetivos da empresa bem como as qualidades e lacunas associadas, de modo a atender à concretização dos objetivos propostos. O estudo permitiu recolher dados relevantes que serviram de base para a definição das ações desenvolvidas, cujo foco incidiu na construção de uma personalidade de marca consistente, criação de valor que ajudam a empresa na obtenção de vantagens competitivas no mercado, traduzidas em experiência, diferenciação, autenticidade, inovação, sustentabilidade e excelência. Os resultados obtidos poderão servir de base para estudos futuros no setor apresentado.