Browsing by Issue Date, starting with "2023-03-30"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Reis, Gonçalo; Tomás, Salomé; Rocha, Sara; Rosado, Bárbara; Branco, Ivan; Carvalho, Maria Eduarda; Silva, Diogo; Soares, Eduarda; Faria, Eduardo; Santos, Eduardo; Bento, Duarte Gouveia; Esteves, Diana; Marques, Inês; Pires, Pedro; Mirra, TiagoBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 30 de Março de 2023 no MUSEU NACIONAL DA MÚSICA em Lisboa no âmbito da Temporada 2022/2023 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Nielsen, Muczynski, Milhaud e Haydn. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Otimização da produção e do layout numa indústria de plásticosPublication . Azevedo, Nuno Manuel Rios; Farinha, José Manuel Torres; Raposo, Hugo David NogueiraA Inplás é uma empresa dedicada à injeção de componentes plásticos destinados à Indústria Automóvel. Este projeto tem como objetivo descrever a implementação de um novo layout na unidade industrial da empresa devido ao encerramento de um armazém avançado em Espanha. Para aplicar a alteração de layout utilizaram-se ferramentas de melhoria continua nas várias etapas deste projeto. A primeira parte do projeto consistiu no levantamento da situação inicial e exigiu estudar as necessidades da empresa, averiguar as restrições ou condicionantes associadas à mudança do layout e avaliar a utilidade de todos os processos existentes. Para a definição do novo layout foram elaboradas duas propostas com diferentes sugestões de melhoria e a partir dessa escolha foi desenvolvido o mapa da cadeia de valor do estado futuro do processo produtivo. Esta reestruturação permitiu absorver todo o stock pretendido assim como a otimização de todo o processo produtivo.
- Habitar a vitivinicultura no mediterrâneo. O design de interiores como estímulo no setor vitivinícola nas regiões do Alentejo e da SicíliaPublication . Lemos, Sofia; Oliveira, RaquelO presente relatório de estágio desenvolvido em contexto académico, no âmbito de estágio curricular no estúdio Ruffino Associati, em Palermo, e do Mestrado em Design de Interiores, tem como objeto de estudo o habitar vitivinícola no mediterrâneo. As regiões estudadas, tendo em conta as semelhanças e diferenças, foram o Alentejo e a Sicília, motivadas pelo crescente desenvolvimento, consequência de uma mudança de paradigma na indústria do vinho. Dentro da relevância social e económica que os espaços vitivinícolas simbolizam para estes povos, salienta-se a sustentabilidade dos aspetos histórico-culturais, de memória coletiva e sentido de pertença, que a reinterpretação e articulação destes ambientes seculares, veiculam. Inicialmente, houve a necessidade de contextualizar o território, o habitar mediterrânico e as suas particularidades ao nível dos interiores. De seguida, é caracterizada a arte vitivinícola, através dos seus artefatos e modos de fazer, perpetuados até aos nossos dias. Seguiu-se a descrição e análise dos casos de estudo, situados em regiões mediterrânicas distintas, mas em tudo semelhantes. Apresentam-se alguns projetos realizados durante o estágio, onde se abordam conteúdos relacionados com o tema em estudo. Por fim, apresentam-se as considerações finais. A reflexão centra-se na diversidade de projetos, na experiência e na aprendizagem, em contexto profissional, e na maturidade alcançada, quer ao nível do projeto de design dos interiores, quer como experiência sensorial que permitiu esta investigação sobre a vitivinicultura mediterrânica. O estágio permitiu-nos analisar, participar e de certa forma contribuir, no processo de crescimento desta atividade, assim como a sua valorização e preservação.