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- Gestão policial angolana: dos fatores limitadores da construção de uma policia de proximidadePublication . António, Zaqueu Ufôlo; Clemente, Pedro José Lopes; Torres, Bruno Miguel FenaA Polícia Nacional de Angola é uma organização que representa o Estado, tem como tarefa principal e tradicional de garantir a ordem e segurança pública traduzindo-se em paz social. É notório vários problemas de índoles criminais e não só na cidade de Luanda, para além destes e algum sentimento de insegurança também provocado pela excessiva e agressiva atuação policial, que não é só dirigida a criminosos mais na generalidade dos cidadãos, imprime nesta população um reforço da sua falta de confiança acabando por não criar laços de colaboração. Tais situações criaram uma fratura entre a polícia e as populações, provocando conflitos e urge a necessidade de se evitar e corrigir este quadro. A presente dissertação tem em vista analisar qual é o sentimento das populações perante o desempenho da PNA, qual é a sua perceção de segurança, a imagem passada pela polícia, a sua aceitação, analisar nesta corporação aspetos organizacionais, níveis de preparação técnico-científico, condições sociais entre outros que podem estar na base da má atuação constituindo fatores limitadores da construção de uma polícia de proximidade. A mesma vem propor melhorias com um novo modelo de policiamento que permite o resgate da imagem e autoridade da polícia e sobretudo aumentar a colaboração entre as partes para baixar os níveis da criminalidade, melhorar a perceção da segurança pública nas suas localidades. Uma vez que a segurança deve ser olhada como uma questão prioritária para todos e principalmente para as comunidades mais vulneráveis na sociedade. Assim sendo, julgamos que a implementação do modelo de policiamento comunitário como ferramenta estratégica para a criação de uma polícia mais próxima a atuar em parceria com as comunidades seria a escolha mais certa, daí que se torna necessário observar as boas práticas já implementadas em outras organizações policiais por muitos países que envolva toda corporação policial e uma ampla estratégia na cidade, com a pareceria entre as pessoas e a polícia local.
- BASSnet Project ModulePublication . Costa, Daniel Alexandre de Melo e; Batista, Luis FilipeA administração e controlo do processo de Docagem de um navio envolve tarefas de complexidade elevada. Geralmente os Superintendentes utilizam ferramentas / softwares (por exemplo: Refman, folhas excel, Sistema ERP BASSnet, etc.) como base de suporte para a preparação e controlo. Um Sistema ERP potencia a melhoria neste processo e as suas inter-relações entre processos. No âmbito da minha experiência professional na Stolt Tankers, com a utilização do sistema ERP da BASSnet, onde um Módulo de Projetos pode ser usado tanto no controlo como no planeamento de todos os custos inerentes a uma docagem, identificou-se que este ainda assim tinha lacunas significativas e não correspondia às necessidades do utilizador, designadamente o sistema deveria permitir que o Superintendente cumprisse com os procedimentos e requisitos financeiros, em particular durante a execução em Estaleiro, todavia tal não estava disponivel. Após uma análise profunda e detalhada do próprio sistema, houve a necessidade de identificar todos os requisitos necessários à mudança e implementá-los para aprimorar a funcionalidade do Módulo de Projectos BASSnet garantindo assim um modo fácil e rápido para controlo de custos da docagem através de um ponto central. O resultado dessa melhoria traduziu-se numa redução significativa do tempo dedicado por parte do Superintendente durante o processo de docagem e controlo de custos, originando melhor qualidade para a equipa técnica em tarefas de valor acrescido ao nivel da gestão, com um resultado inovador directamente no ERP. Embora não tenhamos acrescentado nada ao processo de Docagem, apenas aprimorou-se a ferramenta de controle das Atividades de Gestão de Projetos, controle de custos e gestão do tempo do superintendente. Com o desenvolvimento desta melhoria nesta ferramenta/módulo, a Stolt teve um bom retorno.
- Redes de distribuição de energia elétrica em baixa tensãoPublication . Martins, Carolina Pereira; Monteiro, Maria de Fátima CoelhoEm quase todos os locais o acesso à eletricidade é essencial nos dias de hoje, podendo até assumir-se como um bem indispensável no nosso dia-a-dia. No entanto, proporcionar a disponibilidade da energia elétrica implica um sistema de elevada complexidade que inclui a produção, o transporte, a distribuição e, por fim, a comercialização da energia elétrica. A energia elétrica pode ser fornecida em diversos níveis de tensão, sempre de acordo com as necessidades da instalação que está a solicitar o fornecimento de energia. Para que tudo isto seja possível é necessário garantir que a operação e exploração do Sistema de Energia Elétrica cumpram determinados critérios, nomeadamente de qualidade de serviço e de segurança de abastecimento, promovendo a segurança dos equipamentos e especialmente da vida humana. O estágio a que reporta o presente relatório permitiu contactar diretamente com alguns dos trabalhos inerentes a todo este processo, pelo que foi sem dúvida essencial para compreender melhor como funciona todo este complexo sistema, sobretudo ao nível das Redes de Distribuição em Baixa Tensão, dado que foi o grande foco durante a realização do estágio. O estágio pode dividir-se em duas fases distintas. Numa primeira fase foi possível acompanhar e compreender os trabalhos relativos à resolução de focos únicos de Iluminação Pública; analisar a resolução de incidentes, avaliando se os mesmos foram executados de acordo com os requisitos impostos, e confirmando se os materiais aplicados e as tarefas realizadas vão de encontro ao estipulado no caderno de encargos. Foram ainda acompanhados no local os trabalhos relativos à análise dos diversos pedidos de ligação/modificação da rede elétrica em Baixa Tensão. Numa segunda fase foram acompanhados trabalhos relativos à elaboração de propostas, acompanhando a receção, tratamento, envio/submissão e, se aplicável, a negociação das diversas propostas.
- Building an educational App to support physiotherapy practice in acute carePublication . Alves Lopes, AntónioIntroduction: To meet the increasing demand, physiotherapists should have the competencies to intervene in all conditions and contexts throughout the life cycle of their clients/patients. Educating and supporting physiotherapy students in the knowledge and skills required to operate in an acute care setting both expands and improves their entry-level capabilities as well as preparing them to work with patients. To facilitate easy access to updated information related to Acute care Settings (health and professional guidelines, media resources) we decided to develop and implement a Mobile App available to all physiotherapy professionals and students. Methodology: The app was developed in the curricular year of 2020-2021, as a student project, included in the International Minor in Physiotherapy in Acute Care organized in partnership with Alcoitão School of Health Sciences, Portugal and the Hanze University of Applied Sciences, Groningen, the Netherlands. After the initial needs assessment related to the future App contents and features, the students were divided into different working groups to develop the different sections of the App. The content was developed using international guidelines and research related to physiotherapist practice in Acute Care. The mobile app was implemented using a free online tool (glideapps.com) and divided into 3 main sections: Patient Assessment, evidence resources and tools. Results: At the end of the Minor edition, students answered an anonymous online questionnaire on the development of this tool. The data revealed a very favourable opinion regarding pedagogical approaches used and consider activities like App development had contributed to the overall objectives of the Minor (90% agree / totally agree). Conclusions: Based on the positive input from the students, we consider the implementation to have been successful. The next steps are, to update the content and resources based on the evidence available and allow the App to be freely available to the Physiotherapy educational and professional context. After this experience, we will try to disseminate the use of mobile apps in education.
- Os jogos cooperativos na educação física escolar como instrumento de inclusão e favorecimento das relações interpessoaisPublication . Santos, Gonçalo; Santos, AlexandraA Prática de Ensino Supervisionada, apresenta-se como uma das experiências profissionais, mais próximas do contexto real do que irá ser a carreira enquanto docente. O presente Relatório de Estágio visa abordar, de uma forma reflexiva e crítica, todo o processo de prática de ensino supervisionada (planeamento e condução de ensino, desporto escolar e direção de turma), realizado no ano letivo de 2021/2022 no Colégio Marista de Carcavelos, com as turmas do 9º A e 12º F, bem como evidenciar o contexto escolar em que o estágio decorreu, através de uma síntese das experiências vivenciadas ao longo deste percurso que favoreceram imensamente a perspetiva enquanto profissional da área. Este documento contempla quatro partes fundamentais: a primeira, onde se realiza a contextualização da prática desenvolvida, em que se encontram as condições iniciais em que o estágio se desenvolveu; a segunda onde se realiza uma reflexão aprofundada e fundamentada sobre a prática desenvolvida; a terceira onde se aborda e analisa aspetos como o projeto educativo da escola, reflectindo-se sobre as experiências vivenciadas nas áreas do desporto escolar, na direção de turma, e por último, a quarta parte, que recai no aprofundamento do tema-problema, que consiste num trabalho de investigação desenvolvido no Colégio Marista de Carcavelos e que se denomina “Os Jogos Cooperativos como Instrumento de Inclusão e Favorecimento das Relações Interpessoais na Educação Física Escolar.”
- A GESTÃO ANCORADA NO BEM-ESTAR LABORAL: UM ESTUDO NACIONAL SOBRE AS PRÁTICAS MEDITATIVAS LABORAIS DOS PORTUGUESESPublication . Tavares, Carolina; Araújo, PatriciaAs organizações, nas últimas décadas conseguiram alcançar aumentos de produtividade, devido ao início da era industrial, desde a oferta de matérias-primas a baixo custo, da crescente globalização e ao crescimento das tecnologias, estes acontecimentos no passado, só afirmavam que a inovação que iria existir no futuro, teria grandes dimensões. Assim, percebeu-se que as pessoas, vulgo, os colaboradores, estavam a tornar-se num recurso essencial para a organização e a gestão centrada nos aspetos humanos desenvolve-se fortemente. Prova disso, é por exemplo a NORMA Portuguesa NP4590, do sistema de gestão do bem-estar e felicidade organizacional, que se encontra neste momento em discussão e consulta pública e que aposta no bem-estar laboral, com objetivo de atingir o sucesso das empresas, e logo a produtividade e o lucro, mas também com objetivos de atrair e reter talentos num mundo laboral cada vez mais VUCA. As ciências empresariais têm procurado soluções para promover o bem-estar laboral e tornar-se mais competitivas de forma a reter talentos, e a oferta de práticas meditativas laborais tem sido uma abordagem em crescimento. A literatura aponta que as práticas meditativas contribuem para o bem-estar laboral, trazendo diferenciação aos benefícios oferecidos pelas empresas aos colaboradores, reduzindo o stress profissional, aumentando as emoções positivas no trabalho, melhorando relacionamentos laborais e consecutivamente, aumentando produtividade e logo, a competitividade das organizações. Pode-se definir Ciências contemplativas como a harmonia de um conhecimento profundo dos acontecimentos mentais, em que estamos num estado de consciência, em que adotamos uma postura de disciplina com o objetivo de neutralizar os impactos dos desequilíbrios mentais. Enquanto as Práticas meditativas, incluem todas as práticas, de todas as origens e tradições que incluam praticas de meditação. A meditação humana existe há cerca de 5000 anos, e de forma resumida pode ser definida como a autorregulação intencional da atenção, existindo dezenas se não centenas de práticas meditativas documentadas. Em particular, a Meditação mindfulness tem atingido grande mediatismo por ser uma das mais investigadas segundo o método científico, nas últimas décadas. Trata-se de uma tipologia de meditação - traduzido em português por prática de atenção plena - que implica direcionar a atenção ao momento presente, de forma descentrativa e sem julgamentos ao desenrolar da experiência atual. A meditação mindfulness é o estado de consciência da mente, em que a nossa atitude está relacionada com a nossa curiosidade e a nossa intenção é a capacidade de controlar essa curiosidade. Neste estudo, para perceber as práticas meditativas de trabalhadores portugueses, na sua relação com as facetas de mindfulness, optou-se por uma metodologia quantitativa, usando um questionário composto por: (a) perguntas sobre as variáveis sociodemográficas e profissionais; (b) a versão portuguesa do Five Facet Mindfulness Questionnaire de Baer et al., (2006), tradução e adaptação de Gouveia e Gregório (2007), com 39 questões; (c) e por um conjunto de 12 perguntas sobre práticas meditativas construído especificamente para este estudo. Participaram 170 indivíduos e destacam-se os seguintes resultados: (a) das cinco facetas, a faceta com melhor resultado nesta amostra foi a faceta ‘Observar’; (b) a prática meditativa com frequência mais elevada correspondeu à meditação em movimento (Yoga, Pilates, Qigong, Taichi, entre outras); (c) variáveis sociodemográficas como a idade mostraram-se significativas, verificando-se que os participantes mais velhos apresentaram resultados mais elevados (nas facetas descrever e observar), em comparação com os mais novos; (d) outra variável sociodemográfica significativa, foi a variável género relacionada com as práticas meditativas, em que se confirmando que o valor da média mais alto do género feminino, foi nas práticas de comunicação consciente para com os outros (Mindful Comunication) e nas práticas de cultivo da paciência, benevolência, altruísmo, gratidão e outras forças positivas. Por fim, termina-se discutindo os resultados, sugerindo investigação futura e deixando pistas para o futuro das práticas meditativas laborais como estratégia de promoção do bem-estar laboral.