Browsing by Issue Date, starting with "2023-03-07"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Gestão da Qualidade : procedimentos e ferramentas utilizadas numa indústria metalomecânicaPublication . Oliveira, Marta Isabel Fernandes Dias; Martinho, José Luís FerreiraCada vez mais, as indústrias procuram formas de aumentar a sua competitividade face a um mercado que se encontra em constante mudança e evolução. Daí, estas procuram melhorar os seus processos produtivos com vista na otimização de métodos e processos, de forma a minimizar custos globais, eliminar o desperdício e aumentar a qualidade dos seus produtos. A utilização de metodologias lean, assim como a certificação por entidades externas têm sido os principais mecanismos das empresas de atingir a vantagem competitiva que tanto almejam e, também garantir os requisitos necessários para aumentar a qualidade de produtos e/ou serviços. A implementação de normas da Qualidade, como a ISO 9001:2015, permitirá `as organizações aumentar a satisfação dos clientes, através do desenvolvimento de metodologias capazes de cumprir os requisitos, assegurando assim o tratamento das ações de caráter corretivo e preventivo com vista na melhoria contínua, traduzindo-se no aumento da confiabilidade e credibilidade por parte dos seus clientes. A realização deste relatório de estágio, para concluir o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, teve por base a realização de um estágio tendo este sido efetuado na empresa Tridec, que se dedica `a produção de sistemas direcionais, assim como suspensões especiais e eixos para reboques. Os principais objetivos da realização deste estágio curricular foi, essencialmente, compreender e contribuir para a manutenção e desenvolvimento do sistema de gestão da qualidade da Tridec sendo que, dentro das atividades realizadas, pode-se salientar a gestão dos recursos de medição e monitorização; a elaboração de planos de autocontrolo associados ao controlo de qualidade na produção; a gestão e o tratamento de não conformidades internas; a realização de auditorias ao posto de trabalho e o desenvolvimento de ações de melhoria a realizar como a determinação de metodologias necessárias para cumprimento do requisito associado `a melhoria contínua. O principal contributo dado `a empresa, na realização deste estágio, foi a gestão dos equipamentos de medição e monitorização assim como, a otimização de ações desenvolvidas no ˆâmbito de projetos de melhoria contínua. A n´nível pessoal e profissional, deve-se salientar o ganho de competências extra, para além dos relacionados com os sistemas de gestão da qualidade, como a capacidade de comunicar em público e, de trabalhar em equipa.
- Desenvolvimento e implementação de ações de melhoria na Gyptec Ibérica – Gessos Técnicos S.A.Publication . Nunes, Inês Rocha; Raposo, Hugo David Nogueira; Vieira, Ana Carla VicenteVivemos atualmente um período de alguma incerteza para as empresas, com uma escalada dos custos energéticos e uma escassez de matérias-primas. Simultaneamente, a sociedade é assombrada por sinais económicos que indicam períodos de menor fulgor, no que ao investimento diz respeito. Perante este cenário, as empresas terão de se ajustar, procurando estratégias que lhes permitam ser mais eficientes na utilização dos seus recursos, nomeadamente a filosofia Lean. Este trabalho consiste no desenvolvimento e implementação de ações de melhoria nos procedimentos da Gyptec Ibérica – Gessos Técnicos S.A., existindo uma contribuição em várias áreas relativas à gestão industrial da empresa, como as atividades associadas ao Sistema de Gestão Integrado e à Gestão de Ativos. Para cada uma das ações de melhoria, é referido o problema que se tenciona resolver, é apresentado o desenvolvimento da melhoria e os resultados da sua implementação. As ações de melhoria desenvolvidas são: (i) melhoria dos registos do Sistema de Gestão Integrado, que resultou em registos com análises quantitativas mais elaboradas, em vez de apenas incluírem análises qualitativas, com preenchimento menos repetitivo e com a informação mais organizada; (ii) implementação da metodologia 5S, resultou em obter um armazém limpo, organizado e com marcações e identificação de zonas para todos os materiais nele armazenados; (iii) melhoria da gestão da Estação de Tratamento de Água (ETA), que resultou no desenvolvimento de um programa de registos de operações e entrada e saída de consumíveis, que permite a gestão de stocks e a perceção dos custos associados ao funcionamento da estação num determinado período de tempo; (iv) redução do custo da placa de gesso, que resultou na diminuição da quantidade de gesso utilizada na receita, diminuindo os custos associados ao gesso e à energia necessária à sua produção; (v) diminuição das perdas de energia no secador, que resultou na aplicação de um sistema de vedação diretamente nas portas do mesmo, permitindo um aumento da eficiência energética do processo produtivo. Com as ações de melhoria implementadas foi possível obter ganhos significativos, tanto a nível monetário, como ao nível das condições de trabalho, devendo continuar-se com a procura de oportunidades para implementar as melhorias necessárias. Entende-se que o trabalho desenvolvido contribuiu para colocar a Gyptec mais perto da implementação da filosofia Lean em todos os seus processos, ainda que haja um caminho longo a percorrer.
- Implementação de Conceitos de Descentralização e Blockchain em Smart Supply Chain ManagementPublication . Figueiredo, Pedro Miguel de Melo; Ferreira, Luís Manuel GonçalvesEste trabalho de projeto assenta no estudo de como soluções estratégicas de descentralização de informação entre fornecedores de serviços externos e uma empresa de distribuição automóvel se podem transformar em vantagens competitivas na logística de negócios de distribuição. Este trabalho visa especificamente perceber o impacto no controlo da cadeia de fornecimento provocado pela melhoria da eficiência dos procedimentos administrativos associados à gestão da cadeia de fornecimento. De forma a apurar as necessidades de melhoria nos procedimentos administrativos mais relevantes foram conduzidas entrevistas a vários intervenientes na gestão operacional do negócio de distribuição automóvel. Focando-se no estudo das diversas funcionalidades e potencial dos conceitos de descentralização, pretende-se apurar que tipo de ações poderão ser implementadas usando tecnologia blockchain e smart contracts para facilitar e melhorar a gestão da cadeia de fornecimento de um negócio de distribuição. Os conceitos foram aplicados a todas as vertentes de um negócio de distribuição automóvel, procurando soluções e recomendações para o desafio de gestão da cadeia de abastecimento. A tecnologia blockchain como base para descentralização de informação tem como principal vantagem a atualidade do seu desenvolvimento e enquadramento, o que faz com que toda a pesquisa seja recente e direcionada à resolução de problemas atuais. Sendo estes problemas transversais a muitas empresas, este trabalho de projeto ganha pertinência e atualidade pela sua ligação a problemas reais e crescentes, cuja resolução poderá servir como vantagem competitiva para os intervenientes e concorrentes nos setores logísticos de planeamento e distribuição, no setor digital e expansão para uma maior presença virtual, e também nos setores de auditoria, controlo de gestão e nos setores financeiros. Em suma, visa-se apresentar soluções e recomendações que possam melhorar a gestão da cadeia de fornecimento aplicando os conceitos de descentralização e blockchain, oferecendo soluções de melhoria para os desafios de distribuição dos produtos.