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- As orientações educacionais dos professores educação física e a importância dada aos processos de desenvolvimento da aptidão físicaPublication . Silva, Carla; Vieira, FernandoNo âmbito da Prática de Ensino Supervisionado (PES), pertencente ao segundo ano do segundo ciclo de estudos, conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, iniciei a minha atividade como Professora estagiária no Instituo Nossa Senhora da Encarnação do Externato Cooperativo da Benedita no ano letivo 2021/2022. Foi o início de uma ligação a uma comunidade educativa, que desejo manter ao longo da minha vida futura e que me marcou de forma profunda pela oportunidade única de estar inserida em quatro áreas de formação: a) lecionando em duas turmas, prática letiva uma do ensino básico e outra do secundário, tendo em vista a aprendizagem, desenvolvimento e consolidação das demais competências; b) conhecendo experiencialmente a alteração de hábitos e rotinas do Grupo de Educação Física e a sua relação com o espaço envolvente; c) coadjuvando na dinamização, planeamento, condução, gestão, trabalho de equipa, organização, avaliação e de um grupo-equipa do Desporto Escolar; d) partilhando responsabilidades de direção de turma no que me permitiu uma relação com as estruturas e demais órgãos escolares. Observo a metáfora do nosso corpo, nas relações e correlações das células que o constituem, categorizando o meu relatório final numa introdução, quatro capítulos, reflexão final e conclusão, de forma a equacionar e melhor compreender as expetativas trazidas e as experiências vividas nos diferentes momentos do Estágio Pedagógico: - Capítulo 1 – Dimensão Profissional, Social e Ética – é caraterizada a Escola, os elementos intervenientes no contexto escolar, a minha contribuição para a construção da realidade e no confronto direto com as minhas expectativas iniciais; - Capítulo 2 – Dimensão do Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem - procuro descrever todo o processo enquanto professora e coadjuvante – planeamento, realização do ensino, momentos de avaliação; - Capítulo 3 – Dimensão da Participação na Escola e a Relação com a Comunidade - processo de reflexão das atividades realizadas pela Escola e na interação com a comunidade; - Capítulo 4 – Dimensão do Desenvolvimento Profissional ao longo da vida – procuro transmitir o silogismo de que a oportunidade de ensinar foi antecedida pela oportunidade de aprender e que na articulação de oportunidades o professor desenvolve não só conhecimentos e competências como a compreensão de si mesmo, deixando impressa a sua pegada ecológica educacional; - Conclusão - sintetizo o estágio, enquanto etapa de formação.
- Design de um Veículo Autónomo Elétrico Click and CollectPublication . Viveiros, João; Barbosa, LucianaEste relatório de estágio, apresenta a concepção de um veículo autónomo elétrico para integração de serviços click and collect, que visa a promoção de uma distribuição de compras on-line, de forma mais sustentável e eficiente, com uma pegada ecológica 0 em carbono. O projeto é feito em paralelo com a realização de um estágio no Ceiia. O veículo é utilizado quando um consumidor faz uma compra online e pretende receber num local e hora predefinido. É projetado para o ano 2030/2040, que de acordo com o estudo realizado, serão os anos cruciais para existir uma mudança no comportamento contra as alterações climáticas e potenciar este tipo de serviços que promovem uma mobilidade urbana mais sustentável. A autonomia é aplicada à condução do veículo e, também no seu sistema de entregas de encomendas - o que potencia toda uma nova visão de design em que se projeta todo o espaço do veículo de transporte, à volta do sistema de entregas autónomo, em vez de para passageiros. O que permite, economizar todo este espaço e dedicá-lo totalmente à sua funcionalidade. Para alcançar este propósito, são abordados diversos temas e visões do que se pretende para o futuro no setor da mobilidade urbana. Explora-se o tema das smart cities e como é que certos espaços serão adaptados para novas soluções.
- World assumptions mediate associations between polytrauma with PTSD and psychiatric symptoms in kenyan adolescentsPublication . Faria, Inês Pereira de; Ferrajão, PauloExistem evidências na literatura de que a exposição a experiências adversas na infância tem impacto na saúde mental dos adolescentes, aumentando a vulnerabilidade para desenvolvimento de sintomas psiquiátricos e de Perturbação de Stresse Pós-Traumático (PSPT). Os pressupostos básicos (valor do self, benevolência do mundo e significado do mundo) podem influenciar a relação entre a exposição a experiências adversas na infância e os sintomas psiquiátricos e de PSPT. Procedemos à análise da associação entre a exposição direta e indireta a experiências adversas na infância e os sintomas psiquiátricos e de PSPT, explorando o papel mediador dos pressupostos básicos nesta associação. Uma amostra de 477 adolescentes quenianos, com uma média de idade de 16.4 anos (SD=1.4), completou questionários de autorrelato validados. Foram testados modelos de mediação múltipla em série através da realização do modelo de equações estruturais de Preacher e Hayes (2008). Os resultados indicaram que havia diferenças estatisticamente significativas na média de exposição direta e indireta a experiências adversas na infância entre o sexo feminino e o sexo masculino, sendo a média do sexo feminino superior. Não havia diferenças estatisticamente significativas na média dos sintomas psiquiátricos e de PSPT entre o sexo feminino e o sexo masculino. Verificou-se que a exposição indireta a experiências adversas na infância teve apenas um efeito direto nos sintomas psiquiátricos e a exposição direta a experiências adversas na infância teve um efeito direto nos sintomas psiquiátricos e nos sintomas de PSPT. Os resultados indicaram que: o valor do self era mediador da associação entre a exposição direta e indireta a experiências adversas na infância e sintomas psiquiátricos; níveis mais elevados de benevolência do mundo estavam associados a níveis mais reduzidos dos sintomas psiquiátricos e de PSPT; o significado do mundo era mediador da associação entre a exposição indireta a experiências adversas na infância e os sintomas de PSPT.