Browsing by Issue Date, starting with "2023-01-23"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Associação entre a morfologia, competência motora, idade decimal, maturidade, força de preensão manual e aptidão física, na população infantilPublication . Furão, Diogo; Barrigas, CarlosEste relatório enquadra-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que integra o plano de estudos do curso de mestrado em Ensino de Educação Física (EF) nos Ensinos Básico e Secundário, ministrado no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT) –Campus Universitário de Almada e tem como objetivo descrever a minha atuação enquanto estagiário, no ano letivo 2021/2022. Ao longo do documento procedo ao relato de estágio, de acordo com o Perfil de Desempenho Docente, definido pelo Decreto de Lei nº240 (2001) e com base no Perfil de Competências Gerais do Professor, nas seguintes quatro áreas de formação: Dimensão profissional, social e ética; Dimensão do desenvolvimento do ensino e aprendizagem; Dimensão da participação na escola e relação com a comunidade e, Dimensão do desenvolvimento profissional ao longo da vida. Nesta última dimensão, enquadra-se o artigo que resulta de uma investigação realizada durante este ano de PES, em que se estudou a possível associação entre a morfologia, a competência motora (CM), a idade decimal (ID), a maturidade (Mat), a força de preensão manual (PM) e a aptidão física (ApF). Foram avaliadas 145 crianças de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos (13,1 ± 1,4), do Agrupamento de Escolas de Laranjeiras.
- Inovação em Design de Mobilidade Aérea AvançadaPublication . Simões, Guilherme; Aston, JeremyO Projeto desenvolvido, baseia-se em compreender a estrutura do organismo do SIEM, conjuntamente com os seus órgãos e perceber de que forma a mobilidade autónoma aérea pode ter uma intervenção positiva e inovadora através dos drones. Com mais foco na área médica, a pesquisa consiste na recolha de informação sobre as áreas mais críticas de atuação dos setores de emergência médica que necessitam de tempos de execução curtos, para ter uma taxa de sucesso positiva. Fora da área médica, existe uma investigação sobre o crescimento rápido do contexto urbano para entender a influência negativa que este traz aos órgãos do SIEM. Surge também a necessidade de explorar temas como a mobilidade autónoma, mobilidade autónoma aérea e a computação de dados em nuvem (CLOUD), para compreender as vantagens destas abordagens e de como integrá-las no projeto desenvolvido.
- Contributo do Enfermeiro Especialista na Avaliação da Limpeza das Superfícies de Salas CirúrgicasPublication . Brois, Paulo Jorge MarquesA Enfermagem perioperatória é uma área de especialização em Enfermagem médico-cirúrgica com elevada centralidade na segurança do cliente, nomeadamente na prevenção e controlo de infeção, pelo que este relatório final de estágio visa demostrar o desenvolvimento de competências de Enfermagem avançada na área de Especialização de Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória no domínio das Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde, assente em duas componentes: estágio e investigação. Na primeira parte do relatório (componente de estágio) é realizado um enquadramento do contexto de estágio assim como uma descrição e análise critico-reflexiva do percurso realizado, no sentido do desenvolvimento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista. A componente de estágio desenvolveu-se em contexto de bloco operatório de especialidades em dois hospitais da zona sul do país (Lisboa e Alentejo). A sua realização em dois contextos da prática clínica revelou-se um excelente momento de benchmarking, proporcionando elevada complementaridade de experiências clínicas. A componente de investigação emerge associada ao facto de em contexto intraoperatório, a manutenção de um ambiente limpo ser essencial para proteger a segurança dos clientes, permitindo reduzir a probabilidade de transmissão de Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde. Estão descritos vários métodos para avaliação da eficácia da limpeza e desinfeção de superfícies, pelo que foi realizado um trabalho de investigação com o objetivo de avaliar a eficácia da limpeza das salas cirúrgicas através do método de gel marcador fluorescente com luz ultravioleta. Trata-se de um estudo observacional e analítico com recolha de dados do processo clínico e relativos à intervenção cirúrgica assim como informação relativa à limpeza das salas cirúrgicas após as cirurgias através de inspeção visual das superfícies e do uso de gel marcador fluorescente com luz ultravioleta, aplicado em 10 locais de toque frequente sujeitos a limpeza terminal. A recolha de dados foi realizada em três momentos distintos, sendo que o segundo e terceiro momento foi realizado após formação à equipa com base nos resultados do primeiro momento. Os dados foram analisados com recurso a estatística descritiva e inferencial. Com a realização de formação e a introdução deste método objetivo de avaliação da eficácia da limpeza das superfícies de toque frequente das salas cirúrgicas, verificou-se progressivamente maior conformidade do procedimento.
- A Avaliação da Satisfação do Cliente como Ferramenta de Melhoria dos Cuidados IntraoperatóriosPublication . Lomba, Alexandre Gouveia da SilvaO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória, pretende documentar o percurso e as atividades desenvolvidas com vista à aquisição e desenvolvimento de competências especializadas. Este percurso orientou-se pela temática da qualidade na saúde, especificamente, pela abordagem da avaliação da satisfação do cliente com os cuidados de enfermagem no período intraoperatório como estratégia e ferramenta para a melhoria da prestação de cuidados. A temática tem sido pouco explorada no âmbito do intraoperatório, pelo que se considerou pertinente fazê-lo, visto que a mesma é um indicador validado da qualidade dos cuidados de enfermagem prestados. Definiu-se assim como objetivo mapear as intervenções de enfermagem que promovem a satisfação do cliente com os cuidados de enfermagem no período intraoperatório. Para o concretizar, desenvolveu-se uma revisão bibliográfica do tipo scoping, pela metodologia do The Joanna Briggs Institute, com o intuito de responder à questão de revisão: “Quais as intervenções de Enfermagem promotoras da satisfação do cliente com os cuidados de enfermagem no período intraoperatório?”. A fórmula boleana que suportou a pesquisa foi “patient satisfaction” AND (“perioperative nursing” OR “nursing interventions”) AND “operating room”. A pesquisa efetuou-se nas bases de dados científicos PubMed Central, Google Académico, Scientific Electronic Library Online, ResearchGate e Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, EBSCOhost e no repositório do AORN Journal. Foram identificadas as intervenções de enfermagem com maior impacto na satisfação do cliente com os cuidados de enfermagem no período intraoperatório, sendo elas as que satisfazem as necessidades informacionais e relacionais do cliente, as que promovem a sua homeostasia física e emocional e que garantem o funcionamento eficiente do bloco operatório. A temática satisfação do cliente com os cuidados de enfermagem no período intraoperatório demonstrou intercetar os domínios de competências técnicas e relacionais do enfermeiro especialista, sendo resultante do exercício das mesmas, e impõe uma visão global e integrada do contexto perioperatório como continuum. No entanto, impõe-se mais investigação sobre esta temática no contexto específico do perioperatório, nomeadamente a conducente ao desenvolvimento de escalas de avaliação específicas ao mesmo.
- Perceção dos Enfermeiros Sobre a Qualidade e a Segurança dos Cuidados à Pessoa no Período PerioperatórioPublication . Brás, Cláudia Vanessa da SilvaEnquadramento: A segurança do doente é, atualmente, um assunto de elevada importância e quando a sua segurança está assegurada, a qualidade dos cuidados de saúde, neste caso em particular, dos cuidados de enfermagem, também está garantida. O BO é o contexto de atuação do enfermeiro perioperatório e dadas as suas especificidades e propósitos para o qual foi concebido, a segurança do doente torna-se fundamental, até porque este se encontra numa situação de grande vulnerabilidade. Objetivos: Mapear a melhor evidência científica disponível, no que concerne à perceção dos enfermeiros sobre a qualidade e a segurança dos cuidados à pessoa, no período perioperatório. Metodologia: Trata-se de uma scoping review, que segue as recomendações do Joanna BriggsInstitute e a pesquisa em bases de dados eletrónicas: CINAHL Complete e MEDLINE Complete (através da EBSCOhost), Scielo e RCAAP. Esta scoping review contempla 14 artigos publicados entre 2013 e 2022. Resultados: Os enfermeiros têm noção de que a segurança do doente tem de ser assegurada aquando da prestação dos cuidados de enfermagem prestados no período perioperatório e que esta segurança, é extremamente relevante para a qualidade dos cuidados prestados. Contudo, nem sempre estes profissionais de saúde têm ao seu dispor as devidas condições para assegurar a segurança do doente. Conclusão: É necessário que a formação de base em enfermagem contemple a qualidade e a segurança do doente, sendo igualmente importante que as instituições promovam uma formação contínua sobre qualidade e segurança do doente no BO, bem como sobre a importância do trabalho em equipa e da comunicação, num contexto tão complexo e peculiar como o é o do BO e onde apenas o trabalho de uma equipa multidisciplinar possibilita os resultados desejados.